Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cinema

- Publicada em 16 de Março de 2021 às 03:00

Experimentando trilhas criativas, Cine Esquema Novo prepara 14ª edição

Online e gratuito, Cine Esquema Novo trará obras como A chuva acalanta a dor, além de seminários e atividades formativas

Online e gratuito, Cine Esquema Novo trará obras como A chuva acalanta a dor, além de seminários e atividades formativas


CINE ESQUEMA NOVO/DIVULGAÇÃO/JC
As engrenagens estão em movimento para a 14ª edição do Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira, que acontece entre os dias 10 e 15 de abril. Um dos eventos mais significativos para realizadores de cinema experimental no País, o evento trará 31 produções em sua mostra competitiva, além de materiais complementares e atividades formativas. Tudo poderá ser acompanhado online e de forma gratuita, pelo site www.cineesquemanovo.org.
As engrenagens estão em movimento para a 14ª edição do Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira, que acontece entre os dias 10 e 15 de abril. Um dos eventos mais significativos para realizadores de cinema experimental no País, o evento trará 31 produções em sua mostra competitiva, além de materiais complementares e atividades formativas. Tudo poderá ser acompanhado online e de forma gratuita, pelo site www.cineesquemanovo.org.
O time de curadores - formado por Dirnei Prates, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Vinícius Lopes - selecionou obras ligadas a temas como direitos humanos, saúde mental, questões indígenas, racismo, identidade queer, laços familiares e solidão na contemporaneidade, entre outras. Seis obras terão sua estreia mundial no festival, enquanto outras quatro serão exibidas pela primeira vez no Brasil (ver lista ao lado).
Para o Cine Esquema Novo deste ano, será adotado o Caderno de artista, como forma de ajudar o público a ter uma visão mais ampla do universo criativo de cada realizador. Cada selecionado escolheu alguma outra obra audiovisual que dialogue com seu trabalho, e esses convidados estarão em exibição junto à produção concorrente durante o festival. Isso se une a entrevistas, informações e imagens no Caderno de cada realizador.
O público também pode participar de oficinas promovidas pelo festival, com inscrições gratuitas. Em sua terceira edição dentro do Cine Esquema Novo, o projeto Câmera causa é conduzido por Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor, e propicia a grupos em vulnerabilidade social a possibilidade de vivenciar a realização audiovisual a partir de seus aparelhos celulares. A oficina terá carga horária de 20 horas, e os filmes produzidos serão publicados online no dia 15 de abril. As inscrições estão abertas desde ontem, pelo site do festival.
Marina Kerber, por sua vez, promove a oficina Animação Pixillation e a ilusão do movimento impossível, na tarde de 11 de abril. O curso, com 40 vagas disponíveis, tem como objetivo difundir conhecimentos técnicos básicos para produção de animações quadro a quadro. As inscrições estão abertas através de preenchimento de formulário https://forms.gle/ReZ2JqFX5EXNS4QK9, e há possibilidade de intérprete de Libras conforme necessidade.
As oficinas Pluralidade e cinema, uma realidade possível? Um olhar para práticas antirracistas, de Kaya Rodrigues e Sofia Ferreira, e Narrativas antirracistas, de Gautier Lee, estão com inscrições encerradas.
As obras premiadas receberão um troféu criado pelo artista Luiz Roque especialmente para o festival, além de prêmios em serviços da Locall, Tecna/Pucrs e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do governo federal. Em breve, deve ser divulgada a lista de jurados, bem como os selecionados para as duas mostras não-competitivas e o restante da programação - que inclui projeções urbanas e debates em parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS, entre outras atividades.

Mostra Competitiva Brasil

#eagoraoque - Jean-Claude Bernardet & Rubens Rewald
13 Ways of Looking at a Blackbird - Ana Vaz *
A chuva acalanta a dor - Leonardo Mouramateus *
Antes do azul - Romy Pocztaruk
As vezes que não estou lá - Dandara de Morais *
Atordoado, eu permaneço Atento - Henrique Amud & Lucas H. Rossi dos Santos
Caminhos encobertos - Beatriz Macruz e Maria Clara Guiral (diretoras); Thiago Henrique Karai Jekupe e Victor Fernandes Karai Mirim (história original)
Cantar é com os passarinhos - Amanda Teixeira
Célio's Circle - Diego Lisboa
Deserto estrangeiro - Davi Pretto
Entre nós e o mundo - Fabio Rodrigo
Eu não sou um robô - Gabriela Richter Lamas, Maurílio Almeida, Felipe Yurgel, Lívia Pasqual, Guilherme Cerón, Rafael Duarte **
Fazemos da memória nossas roupas - Maria Bogado
Joãosinho da Goméa - O Rei do Candomblé - Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra
Lyz Parayzo Artista do Fim do Mundo - Fernando Santana
Milton Freire, um grito além da história - Victor Abreu
O Ciclope - Guilherme Cenzi, Pedro Achilles **
O Jardim Fantástico - Fábio Baldo e Tico Dias
O Mundo Mineral - Guerreiro Do Divino Amor
Os Últimos Românticos do Mundo - Henrique Arruda
Para colorir - Juliana Costa *
Per Capita - Lia Leticia **
Performatividades do Segundo Plano - Frederico Benevides e Yuri Firmeza **
Perifericu - Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Rocha Matriz - Cristal Líquido (Gabriel Menotti e Miro Soares)
sem título # 6 : o Inquietanto - Carlos Adriano **
Ser feliz no vão - Lucas H. Rossi dos Santos
URUBÁ - Rodrigo Sena **
Vagalumes - Léo Bittencourt
Vento seco - Daniel Nolasco
Vil, má - Gustavo Vinagre
* estreias nacionais
** estreias mundiais

Mais informações em
www.cineesquemanovo.org