Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 03 de Março de 2021 às 19:14

Dom La Nena lança novo álbum com produção própria

Violoncelista gaúcha interpreta temática que dialoga sobre os ciclos da vida

Violoncelista gaúcha interpreta temática que dialoga sobre os ciclos da vida


ROB JACOBS/DIVULGAÇÃO/JC
Roberta Requia
Após uma pausa de seis anos sem novos lançamentos, a cantora, compositora e violoncelista Dom La Nena lança seu terceiro álbum de estúdio, o disco Tempo. Depois de Ela (2013) e Soyo (2015), a brasileira que reside em Paris alcança um novo nível de maturidade ao produzir este trabalho sozinha, tarefa que encarou pela primeira vez na carreira.
Após uma pausa de seis anos sem novos lançamentos, a cantora, compositora e violoncelista Dom La Nena lança seu terceiro álbum de estúdio, o disco Tempo. Depois de Ela (2013) e Soyo (2015), a brasileira que reside em Paris alcança um novo nível de maturidade ao produzir este trabalho sozinha, tarefa que encarou pela primeira vez na carreira.
Além disso, a gravidez e o nascimento da filha refletiram diretamente em sua maneira de escrever música: "Eu tinha acabado um período muito intenso de cinco anos de turnês, e pela primeira vez em muito tempo me encontrei num momento mais calmo, mais solitário, de reflexão e de espera. Foi bastante natural começar a trabalhar no álbum neste contexto, mas não foi nem um pouco calculado", comenta Dom La Nena em entrevista ao Jornal do Comércio.
Como o nome indica, o novo disco fala sobre o tempo. Dominique, nome de nascença da cantora, conseguiu neste trabalho criar uma linha inconsciente que conecta as canções entre si. Juntas, elas criam narrativas próprias que falam sobre questões como a vida, a morte e o nascimento, onde o próprio tempo é o fio condutor da história, que ganha nova forma ao ser cristalizado em música nas canções.
"Acho que essas reflexões vieram muito em torno da responsabilidade de colocar alguém neste mundo tão difícil no qual estamos vivendo. O valor que damos à vida, ao tempo, ao instante vivido, à natureza São coisas elementares, básicas, que estão cada vez mais descuidadas. Pensar sobre o futuro e sobre o mundo que estamos deixando às nossas crianças é assustador", explica La Nena sobre o processo de criação do álbum. Um dos exemplos desta criação é a conjunção dos instrumentos das faixas Esperando Alma e Teu coração, onde se escuta o coração de sua filha, quando a cantora ainda estava grávida.
Esta foi a primeira vez em que Dom La Nena trabalhou sozinha na produção de um dos seus álbuns. Antes a tarefa era sempre partilhada com algum outro produtor (Marcelo Camelo no caso de Soyo, seu último disco): "Desta vez eu queria me concentrar em torno do cello e da minha voz. São elementos muito meus, que eu conheço intimamente, portanto foi natural fazê-lo sozinha!", revela.
O violoncelo, aliás, ganha um protagonismo maior ainda em Tempo. "Minha vontade era fazer com o cello um som novo, moderno. O processo em estúdio foi quase como de um 'laboratório sonoro'. Estávamos só eu e o técnico de som, e para cada elemento musical gravado no instrumento passávamos muito tempo encontrando o som certo e mais interessante", conta.
Em um desdobramento de habilidades com arranjos e orquestrações, Dom La Nena criou todos os sons do álbum usando sua voz, seu violoncelo e algumas partes de piano. Até mesmo os sons de percussão foram criados no instrumento de cordas: "Já tinha feito vários trabalhos somente violoncelo e voz (principalmente com o projeto paralelo que tenho chamado Birds on a Wire), mas sempre buscando uma certa pureza no som, tentando transcrever ao máximo o som acústico do instrumento. Desta vez a ideia era outra, era transformá-lo, ver até onde conseguiria levá-lo a uma estética mais pop".
Tempo reconhece as raízes barrocas do cello e as junta à voz pura de Dom. "Neste disco, pela primeira vez, tive vontade de compor música instrumental. Da mesma forma que tratei de explorar novos caminhos com o cello, também quis me aventurar em um gênero musical diferente do que normalmente faço". Nas letras, encontramos novamente sua receita pessoal: uma mescla híbrida de português, espanhol e francês.
Dom La Nena entrega em Tempo um conjunto de composições inconscientes que despertam o ouvinte para os mais belos e complexos ciclos da vida. Para ela, o processo foi inteiramente inconsciente, já que raramente se propõe diretamente a escrever sobre algo específico: "As canções surgiram e na hora nem me dei conta que a temática em comum entre todas elas era a passagem do tempo, os ciclos da vida. É um pouco misterioso, as canções surgem por elas mesmas, como se eu colocasse em pausa o meu lado consciente, e deixasse o inconsciente operar", e finaliza: "Tempo, em italiano e na linguagem musical é a respiração, é o que faz com que todas as partes soam harmoniosas. É fundamental para a música existir."
O disco está disponível nas principais plataformas de streaming.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO