Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
365
779646
2021-02-22 15:12:00
Cultura
JC
Compartilhar
patrimônio
- Publicada em 15h12min, 22/02/2021.
Atualizada em 16h15min, 22/02/2021.
Projeto restaura telas de Locatelli na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em POA
Pintura 'A Aparição da Virgem' (óleo sobre tela, 1962) será deslocada do altar nesta terça-feira (22)
Lucas Pedruzzi/DIVULGAÇÃO/JC
Importantes obras artísticas ornamentam a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Azenha, em Porto Alegre. Com o passar do tempo, o estado das pinturas se agravou visivelmente, o que demanda uma imediata intervenção de restauro.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
Importantes obras artísticas ornamentam a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Azenha, em Porto Alegre. Com o passar do tempo, o estado das pinturas se agravou visivelmente, o que demanda uma imediata intervenção de restauro.
O projeto de restauração entra em prática nesta semana, com financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Sulgás e Medlive. A equipe é formada pelas profissionais Leila Sudbrak, Maria Cristina Ferrony e Vivian Lockmann. Após preparação e faceamento, a tela A Aparição da Virgem (óleo sobre tela, 1962), de Aldo Locatelli, será retirada do altar central da paróquia na manhã desta terça-feira (23) e levada para a lateral direita da nave da igreja, onde permanecerá por um período sendo restaurada. O seu deslocamento é necessário, pois o bastidor de metal que a sustenta precisa ser substituído por um de madeira.
Está prevista ainda a recuperação das telas Sagrado Coração de Jesus, também de Locatelli, e São José, do espanhol José Riera Sicart. As duas pinturas de Aldo Locatelli (1915-1962) foram tombadas pelo município pela relevância do seu trabalho no Estado e pelas técnicas utilizadas. Foram as últimas produzidas pelo ítalo-brasileiro antes de sua morte.
Para viabilizar a recuperação desses dois quadros é fundamental a captação do saldo do valor aprovado. Empresas interessadas em participar do projeto podem contatar a captadora Jac Sanchotene - pelos números (51) 3279-5424 e 99880-9129.