Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

artes cênicas

- Publicada em 01 de Janeiro de 2021 às 13:13

Ator Marcos Breda rebate ano sem emprego com consultas astrológicas

Atualmente, ele ensaia virtualmente uma peça para estrear em 2021

Atualmente, ele ensaia virtualmente uma peça para estrear em 2021


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Em meados de março, quando a pandemia do novo coronavírus começava a afetar as produções dramatúrgicas, o ator porto-alegrense radicado no Rio de Janeiro Marcos Breda, de 60 anos, percebeu que sua rotina iria mudar. As oportunidades e os trabalhos nessa área tiveram de ser paralisados e ele se viu durante um tempo sem saber como agir.
Em meados de março, quando a pandemia do novo coronavírus começava a afetar as produções dramatúrgicas, o ator porto-alegrense radicado no Rio de Janeiro Marcos Breda, de 60 anos, percebeu que sua rotina iria mudar. As oportunidades e os trabalhos nessa área tiveram de ser paralisados e ele se viu durante um tempo sem saber como agir.
Respeitando a quarentena, diz que só saía de casa para ir ao mercado, à farmácia e para fazer sua tradicional corrida "dia sim, dia não" ao redor da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, sempre de máscara. Mas, com o passar dos meses, o artista percebeu que a ociosidade o fazia mal e os pequenos trabalhos como locutor no estúdio improvisado dentro de seu armário não seriam suficientes para pagar as contas.
Foi então que, em agosto, resolveu colocar em prática todo o aprendizado sobre Astrologia que teve desde 1987. Até então, Breda só fazia mapas astrais para amigos e para dar de presente para mães grávidas que queriam saber o que os astros reservavam para o novo herdeiro. Com a pandemia, o hobby virou profissão.
"No início de março, eu rodaria o longa Lulli, de César Rodrigues, de temática jovem, com a Larissa Manoela como protagonista. Foi interrompido faltando três dias para o início das gravações", afirma. A produção foi retomada em novembro, mas Breda não ficou esperando parado e começou a fazer consultas online nesse período.
"O ano era para ser cheio de trabalho e virou sabático. E a Astrologia deu muito certo quando comecei a fazer profissionalmente, já que precisava pagar contas. É por vídeo, uma consulta que dura 90 minutos e que divido em três partes: explico o que é mapa astrológico, depois falo do mapa da pessoa e levanto possibilidades. Na sequência abordo as direções, progressões e processos pelos quais ela poderá passar no futuro", explica o ator que também tem gravado audiolivros.
Marcos Breda comemora já ter feito ao menos 150 mapas astrais em três meses, o que dá uma média de 50 clientes por mês. E ele nem precisa mais divulgar nas redes sociais o novo trabalho que faz. "O boca a boca tem gerado o melhor feedback. Quem já fez indica outros. Às vezes não tenho dado conta. Estruturei uma metodologia pessoal e tem funcionado", afirma ele, que é contatado pelo Instagram, cobra em média R$ 300,00 e já está com a agenda lotada.
O trabalho de ator, no entanto, não foi esquecido e já voltou a fazer parte da rotina de Breda neste final de ano. Atualmente, ele ensaia virtualmente uma peça e se prepara para que os encontros se tornassem pessoais. A estreia será em 2021.
Mas ele revela que não vai deixar de fazer sua consulta. Mesmo quando tiver de se jogar em mais uma função que adora: a de piloto de kart. "A partir de janeiro, começa a terceira edição do torneio brasileiro de kart de artistas. Terá Caio Castro, Marcos Pasquim, Rafael Cardoso. Eu já fui bicampeão, e a garotada quer comer meu fígado. Em busca do tri", brinca.

'Jamais vou parar de atuar'

Apesar de o ano de 2020 ter sido com poucas oportunidades para Breda quando o assunto é atuação, a paixão pela dramaturgia faz parte de seu sangue. E o ano de 2021 deverá reverter tudo o que ele deixou de fazer na TV, teatro e no cinema.
De acordo com ele, nunca lhe faltou trabalho como nesse ano. "Conheço muita gente em cinema, teatro. Na TV, faço uma média de uma novela a cada dois anos. Em teatro é mais de uma peça por ano. Nos últimos dois anos eu filmei oito longas que ainda estão para lançar. E devo fazer uma novela no ano que vem", comenta.
E por falar em TV, em 2022 Breda completará 40 anos de televisão. O artista já passou por quase todas as emissoras: Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Manchete e TVE. E esteve em novelas como Mandala (Globo, 1987), Vamp (Globo, 1991), Senhora do Destino (Globo, 2004), Amor e Revolução (SBT, 2011) e mais recentemente O Rico e Lázaro (Record, 2017). Nesta última, ele pôde contracenar com o próprio filho, Daniel, de 14 anos.
"Jamais vou parar de atuar. Comecei com 20 anos. Fiz 42 peças de teatro, mais de 30 filmes e 30 novelas. É uma vida toda trabalhando com isso. Adoro e vou conciliar com a astrologia até o fim dos meus dias", finaliza.