Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 20 de Dezembro de 2020 às 20:21

Ondas poéticas do músico Nenung são publicadas em e-book

Com ilustrações de Leo Lage, autor lança na internet livro de poesias sobre reconquista da liberdade

Com ilustrações de Leo Lage, autor lança na internet livro de poesias sobre reconquista da liberdade


Fabio Nagel/Divulgação/JC
Roberta Requia
Poemas que chegam até o leitor dentro de garrafas naufragadas através da leveza das ondas, como um oráculo poético que chega a quem se disponha a abrir. É assim que nasce o projeto poético-gráfico digital Oceano lúdico, do poeta, meditador e músico Nenung, que lançou recentemente o e-book de poesia com intervenções gráficas criadas por Leo Lage.
Poemas que chegam até o leitor dentro de garrafas naufragadas através da leveza das ondas, como um oráculo poético que chega a quem se disponha a abrir. É assim que nasce o projeto poético-gráfico digital Oceano lúdico, do poeta, meditador e músico Nenung, que lançou recentemente o e-book de poesia com intervenções gráficas criadas por Leo Lage.
A ideia é que a cada dois meses um novo volume seja lançado, sempre focado em uma temática essencial. O e-book está disponível para venda pelo site oficial do escritor (www.nenung.com) e em suas redes sociais (Instagram e Facebook).
A provocação Onde anda meu poder é a temática de estreia de Oceano lúdico. Através deste questionamento, Nenung mira inspirar a reconquista da liberdade diante dos ditos poderes estabelecidos: "Escolhi esse tema porque vivemos coletivamente uma grande crise de identidade, vindos de uma tradição marcada pelo paternalismo e a dependência de autoridades centralizadoras e líderes carismáticos com validades inquestionáveis. E do quanto esse formato é um Titanic que naufraga a olhos vistos se negando a mudar ou entregar o leme", afirma o artista.
A partir deste ponto de vista, Nenung tenta colocar em prática novas formas de valorizar o cerne da humanidade coletiva. "O incentivo e devoção ao individualismo, tão exacerbado nas últimas décadas em nome do 'progresso', nos esvaziou e deu solidez à nossa solidão nos deixando pesados, tristes e desconfiados no poder que nos habita. No meu entender, e digo isso num verso, é urgente investirmos em mais perspectivas e menos perplexidade. Pôr a poesia na prática do dia a dia e retornarmos à nossa base de sanidade e honestidade conosco. A resistência de agora tem de ser fluida e compassiva, e não a repetição reativa dessa mesma rigidez que adoeceu o planeta", explica o poeta.
Oceano lúdico tem a intenção de, através da poesia, dar definição a impressões e sentimentos com palavras e versos: "Acredito que cada um de nós tenha uma função na tribo com a qual nos identificamos e comprometemos. A minha é dar definição esculpindo palavras, ritmo e melodia sensações que estão no espaço compartilhado e então oferecer pra quem queira".
Acabou que o projeto se mostrou mais complexo do que o imaginado, e a ideia se desenvolveu até a possibilidade de uma coleção digital, com as poesias reflexivas de Nenung alinhadas à arte de Leo Lage, podendo lançar uma nova edição a cada período representativo, que conversasse de maneira fluente consigo mesmo. "Com a ideia da coleção, vimos que cada edição pediria um eixo pra se diferenciar, bastante parecido com a elaboração de um álbum, onde procuramos um encadeamento que conecte as canções com coesão. Assim, no Oceano lúdico cada edição equivale a um sopro, uma onda de inspiração, uma ilha com diferentes perspectivas sobre o tema escolhido, abertas para serem interpretadas e mantendo o compromisso com a elegância e a pulsação rítmica que pede a poesia", esclarece Nenung.
O poeta também contou sobre como o movimento digital crescente da pandemia o ajudou a aderir novos meios de publicação: "Até alguns meses atrás não concebia criar arte digital, tinha até resistência a ler em telas. Mas a pandemia trouxe muitas mudanças de perspectiva e nos pôs diante de escolhas que nossa dita normalidade anterior não apresentaria com tanta definição. Uma escolha por transformar e flexibilizar o que era tido por definido e inquestionável. Sem flexibilidade a gente morre." Ele revela que, com o passar dos meses, não só passou a ler no formato digital como compreendeu novas maneiras de integração entre arte e texto através das telas: "Em um clique a pessoa pode voar do trampolim da poesia e pousar sobre uma canção, vídeo, imagem. É uma maneira diferente de conceber e propor a leitura que, aos poucos, vou descobrindo e incorporando".
Leo Lage, que assina a parte gráfica de Oceano lúdico, já desenvolveu trabalhos anteriores com Nenung, como seu primeiro livro, chamado desCabimentos, e Incendeia tua aldeia, um livro/disco ilustrado. O artista visual também nunca tinha trabalhado com livros, o que se juntou à inexperiência de Nenung com o digital: "Se tornou um desafio conjunto encontrarmos os caminhos e o processo se tornou uma etapa de criação muito rica. Como na música, criar em conjunto traz soluções mais vibrantes e ricas. Afinamos muito bem por ambos termos gosto pela riqueza do processo, sabendo que o resultado naturalmente vai ser forte e significativo".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO