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música

- Publicada em 14h59min, 28/11/2020.

Orquestra de câmara e regente ao órgão apresentam Bach em live da Ospa

Músicos da Orquestra sobem ao palco com repertório barroco, conduzidos por Diego Schuck Biasibetti

Músicos da Orquestra sobem ao palco com repertório barroco, conduzidos por Diego Schuck Biasibetti


MAURICIO PAZ/DIVULGAÇÃO/JC
Neste sábado (28), às 17h, a Orquestra de Câmara da Ospa imerge nas tradições do período barroco em um concerto especial, com um regente ao órgão. Diego Schuck Biasibetti conduz os músicos pelos meandros da música do século XVII e XVIII com regência instrumental em um baixo contínuo – a partir de uma estrutura ininterrupta das obras –, revisitando os principais compositores da época.
Neste sábado (28), às 17h, a Orquestra de Câmara da Ospa imerge nas tradições do período barroco em um concerto especial, com um regente ao órgão. Diego Schuck Biasibetti conduz os músicos pelos meandros da música do século XVII e XVIII com regência instrumental em um baixo contínuo – a partir de uma estrutura ininterrupta das obras –, revisitando os principais compositores da época.
Na 31ª edição do Ospa Live, o grupo interpreta a Abertura da Suíte Orquestral nº 3 BWV 1068, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Concerto Grosso Op. 6 nº 8, de Arcangelo Corelli (1653-1713), e Armonico Tributo: Sonata nº 5, de Georg Muffat (1653-1704). O espetáculo é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra e pela plataforma #CulturaemCasa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, diretamente da Casa da Ospa, com direção artística de Evandro Matté.
Suíte Orquestral nº 3 BWV 1068 é uma das mais imponentes peças deste estilo produzidas na história da música de concerto. De origem francesa, a obra é composta de movimentos de dança, precedidos por uma abertura especialmente exuberante, densa e enérgica, que será executada nesta apresentação online.
Considerada um dos modelos estéticos do barroco, Concerto Grosso Op. 6 nº 8 expressa, em sua essência, concepções de grandiosidade e intimismo, tendo como base a Sonata a tre seiscentista. A peça corelliana serviu, em estilo, de arquétipo para as demais escolas europeias, que a recombinaram e a repeliram – sendo antítese aos concerto para solista de Veneza e até mesmo para as suítes e aberturas francesas.
As cinco sonatas que compõem Armonico Tributo foram os primeiros trabalhos de Muffat publicados. Na história da música, o compositor ocupa um lugar privilegiado por ser o primeiro a conciliar, num único estilo, os modelos nacionais alemão, italiano e francês. Seu trabalho se propôs a reunir a elegância veneziana à sofisticação francesa, reunidas no repertório alemão.
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