Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ACONTECE

- Publicada em 24 de Agosto de 2020 às 17:18

Escola de Música da Ospa promove I Semana dos Metais

Evento é gratuito e será transmitido pelo Zoom e pelo Facebook da instituição

Evento é gratuito e será transmitido pelo Zoom e pelo Facebook da instituição


MARIANA MORAES/DIVULGAÇÃO/JC
A Escola de Música da Ospa promove nesta semana, entre segunda-feira (24) e sábado (29), um evento que oportuniza troca de experiências em palestras, apresentações, masterclasses e simulado de audições orquestrais com instrumentistas. A I Semana dos Metais é gratuita e acontece pelo Zoom e pela página da Escola no Facebook.
A Escola de Música da Ospa promove nesta semana, entre segunda-feira (24) e sábado (29), um evento que oportuniza troca de experiências em palestras, apresentações, masterclasses e simulado de audições orquestrais com instrumentistas. A I Semana dos Metais é gratuita e acontece pelo Zoom e pela página da Escola no Facebook.
Com coordenação dos professores Israel Oliveira, José Milton Vieira, Tiago Linck e Wilthon Matos, as atividades são abertas ao público e, durante as rotinas de aquecimento, os participantes são convidados a utilizar seus instrumentos e praticar com os professores. Na programação, destacam-se as palestras sobre distonia focal, preparação para audições de orquestra, embocadura para metais, assim como um debate que aborda o atual mercado musical.
Além das sessões de aquecimento conduzidas pelos professores da Escola da Ospa, estão confirmadas as participações dos músicos Alexandre Magno (UFPB), Christian Morabito (Orquestra Filarmônica de Buenos Aires), Filipe Queirós (Osesp), Ricardo Carmargo (BSESP) e Valentín Garvie (ex-membro do Ensemble Modern Frankfurt).
Confira a programação
24/08:
18h às 19h30min – Palestra Como estar sempre preparado para audições, com Filipe Queirós
25/08:
11h às 12h30min – Sessão de aquecimento, com o trombonista e professor José Milton Vieira
18h às 19h30min – Palestra Distúrbios da embocadura, com Alexandre Magno
26/08:
11h às 12h30min – Sessão de aquecimento, com os trompistas e professores Israel Oliveira e Christian Morabito
18h às 19h30min – Palestra O conceito de embocadura e suas complexidades, com Christian Morabito
27/08:
11h às 12h30min – Sessão de aquecimento, com o trompetista e professor Tiago Linck
18h às 19h30min – Palestra A importância e como tornar-se um músico versátil, com Valentín Garvie
28/08:
11h às 12h30min – Simulado de audições orquestrais
18h às 19h30min – O mercado musical atual e suas oportunidades, com Evandro Matté, Israel Oliveira, José Milton Vieira, Tiago Linck e Wilthon Matos
29/08:
17h – Recital de encerramento, com os professores de metais da Escola de Música da Ospa e com o músico da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro.

Instituição recebe doação de escalador de escadas para cadeirantes

Contribuição foi feita pelos sócios do Carvalho, Machado e Timm Advogados (CMT)

Contribuição foi feita pelos sócios do Carvalho, Machado e Timm Advogados (CMT)


CAROLINA CHAVES/DIVULGAÇÃO/JC
A Escola da Ospa – Conservatório Pablo Komlós tem se tornado um lugar mais plural e abrangente, a partir da conquista de instrumentos musicais, de um maior espaço para formação de músicos de orquestra e por meio da aquisição de utensílios que facilitam o dia a dia da instituição. Boa parte dessas iniciativas são fortalecidas pelo apoio da comunidade local.
 
Foi nesse contexto que, na manhã de sexta-feira (21), a sede da Escola, o Palacinho (Cristóvão Colombo, 300) tornou-se um espaço ainda mais inclusivo, devido à ação de sócios do Carvalho, Machado e Timm Advogados (CMT). O escritório de advocacia doou um escalador de escadas para cadeirantes, avaliado em R$ 25 mil. Com o objeto, o Conservatório facilita a visita e a formação de músicos com necessidades especiais.
 
Para o diretor da Escola de Música da Ospa, Diego Grendene de Souza, a doação supre uma necessidade antiga do prédio, que foi encomendado em 1926 e tombado em 1996. ‘‘Nós sabemos que a solução em termos de acessibilidade será dada quando for feito o restauro do prédio, mas esse escalador nos proporciona uma alternativa para nossos alunos e público’’.
O diretor artístico e maestro da Ospa, Evandro Matté, corrobora e pontua que o objeto ‘‘era extremamente necessário e atende uma necessidade de longa data para cadeirantes. Era algo que a gente realmente precisava e resolve nossa demanda’’.
 
Fundada em 1972, a Escola da Ospa cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integra a Ospa estudou na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O Conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral e mantém projetos como o Escola da Ospa na comunidade e o Recitais na Biblioteca.