Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 06 de Agosto de 2020 às 13:30

Festival de Gramado divulga curtas gaúchos concorrentes

Vencedores da 47ª edição no palco da cerimônia de premiação em 2019

Vencedores da 47ª edição no palco da cerimônia de premiação em 2019


EDISON VARA/PRESSPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
O cinema produzido no Rio Grande do Sul tem espaço garantido no Festival de Cinema de Gramado. Nesta edição, 19 títulos de oito cidades concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas.
O cinema produzido no Rio Grande do Sul tem espaço garantido no Festival de Cinema de Gramado. Nesta edição, 19 títulos de oito cidades concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas.
Em 2020, foram 113 inscrições de 17 municípios. Porto Alegre teve o maior número de inscritos, com 60 títulos, seguida por Pelotas, com 12. A Comissão de Seleção foi composta pelo diretor, roteirista e produtor Lucas Cassales, pela produtora Tatiana Behar, pelo publicitário Rafael Bertoja, pelo crítico Yuri Correa e pela produtora Gisele Hiltl.
Já adequado ao formato híbrido adotado para a 48ª edição, os curtas gaúchos serão exibidos entre os dias 19 e 22 de setembro pelo serviço de streaming do Canal Brasil Play, que pode ser acessado pelos assinantes da emissora de TV. As produções serão agrupadas em quatro programas, de acordo com a classificação indicativa.
A avaliação e as premiações seguem o formato já conhecido. Os participantes concorrem ao troféu em 11 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Música, Melhor Edição de Som e Melhor Produção Executiva. Além do troféu, os vencedores também recebem prêmios em dinheiro no valor de R$ 8 mil para o Melhor Filme, e R$ 4 mil para as demais categorias.
Vale lembrar que o 48º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 18 e 26 de setembro, não será presencial. A programação será transmitida pela grade linear do Canal Brasil e, também, pelo serviço de streaming. Cada categoria com suas peculiaridades que serão detalhadas quando a programação for divulgada.
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas é fruto de parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS), Fundação de Cinema RS (Fundacine) e Sindicato da Indústria Audiovisual RS (Siav).
Confira quais são os curtas-metragens gaúchos concorrentes:
- Bochincho - O filme - Porto Alegre
17’37’’
Direção: Guilherme Suman
Sinopse: Baseado no conhecido poema de Jayme Caetano Braun, Bochincho, O Filme conta a história de um velho homem que, ao lado de parceiros de lida, evoca suas lembranças de um pitoresco episódio de seu passado no Rio Grande do Sul.
- Construção - Pelotas
16’
Direção: Leonardo da Rosa
Sinopse: Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.
- Corpo mudo - Santa Cruz do Sul
13’02’’
Direção: Marcela Schild
Sinopse: Diretora, que sonhava em ser astronauta na infância, visita o universo de outras mulheres para tentar entender o que criou um buraco negro em cada uma.
- Desencanto - Porto Alegre
12’
Direção: Richard Tavares
Sinopse: Distantes e rejeitados, um casal de amigos sonha com a mesma imagem.
- Deserto estrangeiro - Porto Alegre
23’
Direção: Davi Pretto
Sinopse: Um jovem brasileiro, que recém começou a trabalhar em uma imensa floresta em Berlim, é arrastado para um pesadelo envolvendo o passado colonial alemão quando tenta encontrar uma garota perdida na mata.
- Dois homens ao mar - Porto Alegre
16’47’’
Direção: Gabriel Motta
Sinopse: Ao deixar o Brasil, César conhece Martin em um café vazio de Tallinn, Estônia. Em frente aos dois homens, apenas o incerto infinito do mar.
- Fragmentos ao vento 1945 - Porto Alegre
18’03”
Direção: Ulisses Da Motta
Sinopse: Senhorinha é uma mulher negra que vive em uma colônia alemã no sul do Brasil de 1945. No meio da ditadura do Estado Novo, ela luta para sobreviver entre as forças opressoras e imigrantes vigiados e perseguidos.
- Lacrimosa - Porto Alegre
11’40’’
Direção: Matheus Heinz
Sinopse: Assombrada pela memória do irmão falecido, menina revisita os acontecimentos que levaram seus pais a abandoná-la aos cuidados da avó. Sob a ótica infantil, inocência e culpa colidirão na sua tentativa de alcançar a verdade.
- Letícia Monte Bonito 04 - Pelotas
20’
Direção: Julia Regis
Sinopse: No interior do Rio Grande do Sul, Laís conhece a intensa Letícia, com quem passa uma tarde letárgica de verão.
- Magnética - Porto Alegre
16’20
Direção: Marco Arruda
Sinopse: Em uma cidade habitada por seres desenhados, um garoto indígena testemunha uma aparição holográfica. É a chegada de uma entidade de materialidade desconhecida. Com uma presença misteriosa e alegorias exóticas, ela passa a encantar os moradores, despertando os seus sentidos mais insanos.
- O céu da pandemia - Porto Alegre
5’15’’
Direção: Marina Kerber
Sinopse: Eu achei que era um sonho. Não tinha ninguém na rua e eu tava sozinha. Todos os dias são iguais, mas hoje é meu aniversário.
- O luto impossível - Porto Alegre
4’10’’
Direção: Bruno Carboni
Sinopse: A pandemia e o isolamento social me fizeram voltar a sonhar com meu pai. Sua visita me fez retornar ao seu antigo HD e nele encontrar surpresas em meio a fotografias e vídeos da família.
- O que pode um corpo? - Bagé
14’44’’
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli
Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.
- Pra ficar perto - Sapucaia do Sul
6’24’’
Direção: Lucas dos Reis
Sinopse: para estar junto não é preciso estar perto. Para Rafa, é.
- Quando te avisto - Santa Maria
24’46
Direção: Denise Copetti e Neli Mombelli
Sinopse: O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas?
- Sopa Noir - São Leopoldo
10’37’’
Direção: Beatrice Petry Fontana
Sinopse: Detetive Berinjela investiga o assassinato de Chuchu. Na tentativa de prender o responsável pelo crime, Detetive interroga quatro suspeitos e meio, sem saber que o verdadeiro culpado estava bem embaixo de suas raízes.
- Teste de elenco - Porto Alegre
19’59
Direção: Marcos Kligman e Mariany Espíndola
Sinopse: Estudantes de atuação foram convocados para um teste de elenco. O que eles não sabiam é que o teste já era o filme. Teste de elenco se propõe a testar o "Método" de Stanislavski e debater sobre a verdade x realidade nas atuações.
- Um pedal - Canoas
23’08’’
Direção: Alexandre Derlam
Sinopse: Nicolas Berghan percorre caminhos inóspitos, com apenas um pedal da sua inseparável bicicleta. Em suas cicloviagens, ele narra suas experiências, percepções do mundo, liberdade de escolha e inclusão. Indiferente das condições físicas ou distâncias, Nicolas é um viajante agradecido.
- Ver a vista - Porto Alegre
3’
Direção: Daniel de Bem
Sinopse: Durante áudio para minha mãe percebo um ciclo onírico entre memórias que alimentam sonhos a partir de reencontros com imagens que evocam a consciência e a performance da passagem do tempo. Revivo e transformo um momento com meu pai, morto há quase 20 anos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO