Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 30 de Março de 2020 às 18:32

Instituições culturais do Estado propõem atividades virtuais em meio à quarentena

Margs teve obras do acervo digitalizadas

Margs teve obras do acervo digitalizadas


ALEXANDRO AULER/JC
Embora estejam suspensas as atividades presenciais nas instituições culturais do Estado desde 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, durante o período de isolamento, a Secretaria da Cultura (Sedac) está propondo práticas virtuais através dos seus canais. Para acompanhar, basta ficar atento às publicações e ações das instituições nas suas redes sociais.
Embora estejam suspensas as atividades presenciais nas instituições culturais do Estado desde 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, durante o período de isolamento, a Secretaria da Cultura (Sedac) está propondo práticas virtuais através dos seus canais. Para acompanhar, basta ficar atento às publicações e ações das instituições nas suas redes sociais.
Fechado para visitação a fim de evitar o contágio da Covid-19, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) disponibiliza o acervo através do seu site. É possível acessar e navegar pelas mais de 5 mil obras, que abrangem desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais.
A coleção reúne diferentes linguagens, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, fotografia, instalação, performance, arte digital e têxtil. No Instagram (@museumargs) e no Facebook, o espaço interage com os seguidores pelas hashtags #museuemcasa e #museumfromhome. Nas plataformas, a instituição compartilha conteúdos e convida os visitantes a postarem imagens e relatos de suas lembranças e experiências no local.
O Instituto Estadual do Livro (IEL) também disponibiliza seu acervo on-line gratuitamente. Entre os títulos, estão fascículos da série digital Escritores gaúchos, incluindo relatos, fotografias, entrevistas e trechos de publicações que resgatam a trajetória dos autores homenageados. Também serão disponibilizados conteúdos em áudio e vídeo com leituras de obras do acervo do IEL. Os e-books podem ser baixados na página livrariadoiel.blogspot.com.
Já o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim disponibilizam links de produções audiovisuais gaúchas nas redes sociais com o objetivo de manter o vínculo da população com o cinema durante o período de quarentena.
O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), por sua vez, utiliza plataformas digitais para oferecer ao público conteúdos culturais durante o período de isolamento. Utilizando os stories em seu perfil do Instagram, organiza e disponibiliza diversas recomendações de músicas, filmes e literatura, priorizando a produção gaúcha e brasileira. Para participar desta corrente e construção de um banco de dados digital de lazer, basta publicar sua sugestão de conteúdo, marcando o perfil da instituição no Instagram (@visitemusecom) ou utilizando a hashtag #MuseCom.
A Orquestra do Theatro São Pedro compartilha óperas e concertos completos no seu canal no YouTube. A instituição publica os links em seus perfis no Facebook e Instagram, incentivando o público a ficar em casa, com as hashtags #TheatroSãoPedroemCasa, #CulturaEmCasa e #FiqueEmCasa.
Além disso, o seguidor que postar fotos marcando o perfil do Theatro São Pedro no Instagram terá sua foto compartilhada nos stories. A escolha das fotos é livre: fotos de show, peça, selfies com o lustre, fotos na fachada ou qualquer lembrança boa dentro do teatro.
Com os espetáculos suspensos, a Ospa disponibilizou, em seu canal no YouTube, 20 vídeos com gravações dos concertos da temporada de 2019.
Em Piratini (zona Sul do Estado), o Museu Histórico Farroupilha propõe atividades que aproximem, de modo virtual, as pessoas da instituição. Inicialmente, o museu oferta matérias e conteúdos interativos no Instagram e Facebook, criando uma série de publicações que apresentam curiosidades históricas, lendas e causos regionais.
Localizado em Arroio dos Ratos, o Museu Estadual do Carvão contando a história de quem passou pelas ruínas da antiga usina de carvão onde está sediada a instituição. O museu também pede que as pessoas enviem fotos e histórias de momentos especiais pelo e-mail [email protected].
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO