Porto Alegre, terça-feira, 17 de março de 2020.
Dia Internacional da Marinha. Dia de São Patrício.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CORRIGIR

Coronavírus

Notícia da edição impressa de 17/03/2020. Alterada em 17/03 às 15h35min

Pandemia de Covid-19 paralisa agenda cultural de Porto Alegre

Espetáculos no Theatro São Pedro estão suspensos por um mês em função de decreto estadual

Espetáculos no Theatro São Pedro estão suspensos por um mês em função de decreto estadual


RICARDO FELIPPON/DIVULGAÇÃO/JC
A agenda cultural da capital dos gaúchos sofreu um baque significativo com os cancelamentos das atividades dos espaços do Estado e da prefeitura, além dos eventos privados com convidados de fora, tendo como objetivo combater a disseminação da pandemia do Covid-19. Muitas estreias de filmes locais e internacionais também estão sendo adiadas por causa do coronavírus. E a própria programação da Semana de Porto Alegre está suspensa. 
A agenda cultural da capital dos gaúchos sofreu um baque significativo com os cancelamentos das atividades dos espaços do Estado e da prefeitura, além dos eventos privados com convidados de fora, tendo como objetivo combater a disseminação da pandemia do Covid-19. Muitas estreias de filmes locais e internacionais também estão sendo adiadas por causa do coronavírus. E a própria programação da Semana de Porto Alegre está suspensa. 
Na sexta-feira passada, o governador Eduardo Leite assinou um decreto cancelando por 30 dias os eventos artístico-culturais coletivos que impliquem a aglomeração de pessoas: espetáculos, shows, cursos, palestras, seminários, vernissages e encontros promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Fundação Theatro São Pedro e Fundação Ospa.
A continuidade das atividades produzidas por terceiros (peças de teatro, shows etc.), previstas para ocorrerem dentro das instituições públicas, fica a critério dos mesmos. Porém, as instituições estaduais permanecem abertas atendendo ao público.
Os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) estão cancelados por um mês, ou até revogação posterior. Para pedir ressarcimento de ingressos comprados, o público deve entrar em contato com o ponto de venda no qual foi efetuado a aquisição - bilheteria do Teatro do Bourbon Country ou site Uhuu. Quem realizou a compra pela Casa da Ospa deve contatar a administração da Fundação Ospa pelo telefone (51) 3222-7387.
O mesmo ocorre no Theatro São Pedro, suspendendo os espetáculos Desgarrados - Tributo a Mário Barbará ( marcado para esta quarta-feira, 18 de março); Parem de falar mal da rotina (21 e 22 de março); Filipe Catto (25 de março); recital de piano com Théo Fouchenneret (31 de março); Virada Sustentável (3 de abril); Guri de Uruguaiana 2: a missão (26 a 11 de abril); Musical Évora (quartas-feiras, às 12h30m) e Mistura Fina (quintas-feiras, às 18h30min). Quem adquiriu o ingresso poderá solicitar reembolso na bilheteria do local, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30min. Os ingressos adquiridos pelo site serão ressarcidos automaticamente na fatura do cartão de crédito. Informações: (51) 3227-5100.
As salas de cinema com programação especial da cidade que suspenderam as exibições até o momento são Cinemateca Paulo Amorim, Cine Farol Santander, Cinemateca Capitólio, Sala Redenção e CineBancários. Uma série de eventos pontuais de música, literatura, teatro e artes visuais também foi adiada. O espetáculo Uma noite em Buenos Aires - Tango sinfônico, que ocorreria no próximo domingo, no Teatro do Bourbon Country, também ocorrerá em outra data. 
A Fábrica do Futuro e Audio Porto decidiram pelo cancelamento do Tech Art Festival 2020, agendado para  21 de março, em Porto Alegre. Já o Bento Jazz & Wine Festival, que ocorreria entre 27 e 29 de março, em Bento Gonçalves, será adiado. As novas datas serão definidas e informadas tão logo a situação retorne à normalidade.
As apresentações na casa de shows Agulha estão suspensas por um mês. A Rei Magro Produções, que toca os projetos Ocidente Acústico e Segunda Maluca, cancelou temporariamente suas atrações. A Opinião Produtora anunciou que está reajustando os espetáculos previstos para março, prometendo anunciar em breve as novas datas. A programação da Opus no Brasil foi adiada por período indeterminado, o mesmo ocorreu com o Instituto Ling, em Porto Alegre.
A alternativa é se atualizar, somar conhecimentos e se divertir sem sair de casa. As operadoras brasileiras de televisão por assinatura, inclusive, abriram o sinal de canais de diversos gêneros para o entretenimento e informação aos usuários de todo o País, em apoio à recomendação do governo de que a população permaneça em casa e evite eventos com aglomeração de indivíduos. Nas próximas edições dos cadernos Panorama e Viver, o Jornal do Comércio vai publicar dicas de programação de TV, plataformas de streaming, leitura e música com os recentes lançamentos. É hora de primar pela saúde pública, evitando a propagação do vírus.