Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Artes cênicas

- Publicada em 04 de Fevereiro de 2020 às 03:00

Obra de Tchekhov é tema de cinco peças do Porto Verão Alegre

'Dispositivo-gaivota' é um dos espetáculos baseados em textos do dramaturgo russo

'Dispositivo-gaivota' é um dos espetáculos baseados em textos do dramaturgo russo


ADRIANA MARCHIORI/DIVULGAÇÃO/JC
Um dos maiores nomes da dramaturgia mundial, o russo Anton Tchekhov é destaque na programação do Porto Verão Alegre a partir desta semana. O festival recebe a mostra Palco Tchekhov, com cinco espetáculos baseados em textos do escritor: Os males do fumo, Dispositivo-gaivota, Sobre nós, Os palhaços de Tchekhov e O pedido de casamento. As apresentações começam às 21h, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307).
Um dos maiores nomes da dramaturgia mundial, o russo Anton Tchekhov é destaque na programação do Porto Verão Alegre a partir desta semana. O festival recebe a mostra Palco Tchekhov, com cinco espetáculos baseados em textos do escritor: Os males do fumo, Dispositivo-gaivota, Sobre nós, Os palhaços de Tchekhov e O pedido de casamento. As apresentações começam às 21h, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307).
O projeto foi idealizado através da união de cinco grupos teatrais da Capital, que, sem prévio acordo, estavam trabalhando diferentes textos de Tchekhov. Essa coincidência de interesses fez com que todos se unissem e proporcionassem ao público diferentes visões da obra do dramaturgo, que, mesmo escrita no século XIX, encontra ressonância com as inquietações, os anseios e o receio em relação ao futuro do Brasil atualmente.
A primeira peça a ser encenada é Os males do fumo, que terá sessões nesta terça (4) e quarta-feira (5). Nela, o ator João Petrillo reflete sobre temas e emoções comuns à natureza humana. Com a temática do tabagismo como pano de fundo, a personagem revela suas angústias e conflitos. Num tom que permeia o humor e o drama, o espetáculo é um texto de 1887 que segue necessário e atual. A direção é de Renato Del Campão, com orientação cênica e iluminação de Eduardo Kraemer. A realização é da Cia. Teatrofídico.
Na quinta (6) e na sexta-feira (7), o Renascença recebe Dispositivo-gaivota, montagem com direção e autoria de Francisco Gick, a partir de A gaivota, e realização do Coletivo Errática. À beira de um lago congelado, Tchekhov, num acesso de febre, delira. E, nesse último delírio, confronta-se com personagens da peça que escoa por caminhos inesperados, tecendo uma narrativa de desejos não efetivados e pessoas incapazes de apreender seu destino, mas que não cessam de buscar sentido para suas existências. O elenco tem Claudio Loimil, Diogo Rigo, Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann, Jezebel De Carli, João Pedro Decarli, Mani Torres e Nina Picoli.
Sábado (8) e domingo (9), é a vez de Sobre nós, peça que parte dos textos A gaivota, As três irmãs e O jardim das cerejeiras, apresentando um paralelo dos clássicos de Tchekhov com a vida cotidiana, mas mantendo a poesia do autor. A trama acontece em fragmentos que se encaixam, possibilitando uma leitura contemporânea. A montagem tem direção de Leo Maciel e realização do Coletivo Gaivota. O elenco conta com Aline Armani, Felipe Evangelista, Guilherme Fraga, Jaques Machado, Juliana Sixel, Lincoln Speziali e Maria Bufrem.
Dias 11 e 12, o Circo Girassol apresenta Os palhaços de Tchekhov. Acordando de uma ressaca, no palco, após um brinde de despedida, o velho ator Vassili Smirnov encontra Mikhail Usov, o ponto, e Natacha Semínova, a camareira. Juntos, recriam algumas farsas do dramaturgo russo. Dilmar Messias assina a direção. No elenco estão Débora Rodrigues, Diego Steffani e Tuta Camargo.
A comédia farsesca O pedido de casamento encerra a mostra, nos dias 13 e 14 de fevereiro. O espetáculo retrata, de maneira descontraída, as relações familiares e os problemas que podem surgir de pequenos mal-entendidos. O hipocondríaco Ivan Vassilivitch, interpretado por Leonardo Koslowski, decide tomar coragem e ir à casa de seu vizinho Stepan Stapanovitch (interpretado por Italo Cassará), com o intuito de pedir-lhe a mão de sua filha Natalia Stepanovna (que ganha vida com a atriz Letícia Kleemann) em casamento. A direção é de Jean Pierre Kruze e a realização, da Nós Cia de Teatro.

Outras atrações do Porto Verão Alegre

Coração de búfalo: música no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835), às 20h;
Exercício sobre a cegueira: espetáculo no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665), às 20h;
Le Bufê: comédia no Teatro Carlos Carvalho (Andradas, 762), às 20h;
Meu nome não é Jorge: stand-up de Cris Pereira no Comedy Club (24 de Outubro, 1.454), às 20h30min;
Mritak - Como vivem os mortos: comédia na Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307), às 20h;
Os dois gêmeos venezianos: comédia no Teatro Bruno Kiefer (Andradas, 736), às 20h;
Programa do Guri: comédia no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311), terça-feira, às 21h;
Teatro mágico de Madame Loulou: comédia no Bar do Nito (Cel. Lucas de Oliveira, 105), às 20h.
INGRESSOS: antecipados a R$ 32,00 (inteira); nos teatros, na hora, a R$ 40,00
Pontos de venda físicos: lojas Claro dos shoppings Praia de Belas e Bourbon Country; quiosque no Shopping Total; Mezanino Produções, no Casarão Verde do DC Shopping, ou na chapelaria do Theatro São Pedro Venda on-line: portoveraoalegre.com.br (taxa de 20%)