Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 26 de Novembro de 2019 às 21:17

Escolha de Elizabeth Bishop como homenageada da Flip é recebida com revolta

PAN ELIZABETH BISHOP DVG JOSEPH BREITENBACH

PAN ELIZABETH BISHOP DVG JOSEPH BREITENBACH


JOSEPH BREITENBACH/DIVULGAÇÃO/JC
Agência Estado
A escolha de Elizabeth Bishop como autora homenageada da 18ª Festa Literária Internacional de Paraty gerou revolta nas redes sociais, com escritores, leitores e críticos definindo a decisão como "insultuosa", "politicamente melancólica" e "lamentável". Houve também manifestações a favor do nome da escritora norte-americana.
A escolha de Elizabeth Bishop como autora homenageada da 18ª Festa Literária Internacional de Paraty gerou revolta nas redes sociais, com escritores, leitores e críticos definindo a decisão como "insultuosa", "politicamente melancólica" e "lamentável". Houve também manifestações a favor do nome da escritora norte-americana.
O principal motivo das críticas foi o apoio, mesmo que lateral, de Bishop ao golpe militar de 1964, em abril daquele ano. Em cartas ao colega Robert Lowell, Bishop - que vivia no Brasil há cerca de 10 anos na ocasião - disse que o evento "foi uma revolução rápida e bonita" e que "a suspensão dos direitos, a cassação de boa parte do Congresso etc., isso tinha de ser feito por mais sinistro que pareça".
Embora a política tenha pouco peso na produção estética de Bishop, que poderia ser o tema principal das discussões na Flip, as críticas nas redes sociais questionam o momento em que a organização da Festa escolheu para homenagear uma autora alinhada ao golpe militar no Brasil.
No Facebook, a escritora e acadêmica Luciana Hidalgo classificou a escolha de Bishop como "provinciana". "Dizem por aí que não se deve misturar a obra de um autor com a sua vida - et pour cause. Escritores têm mesmo todo direito de expressar livremente o que pensam. No entanto, por que um festival literário da importância da Flip no Brasil prestaria tributo a uma autora estrangeira capaz de dizer tantas bobagens elitistas, reacionárias e preconceituosas sobre nós, deixando assim de homenagear autores brasileiros de enorme relevância?", escreveu, em um longo texto onde dá exemplos retirados das cartas da poeta americana.
O olhar de Bishop sobre o Brasil, ressaltado pela organização da Flip como um dos motivos para a decisão, também foi criticado por quem não gostou da escolha.
O escritor Joca Reiners Terron sugeriu que a Festa poderia ter homenageado tanto Bishop quanto seu tradutor no Brasil, o poeta e professor Paulo Henriques Britto. "Quanto ao timing da escolha da direitosa, borracha e sapatona poeta, concordo com a grita: não poderia ser pior. Só que a esquerda também precisa se ligar que nem todo culturette pende pro mesmo lado: também tem artista de direita, assim como curador, diretor de festival etc", disse Terron no Twitter.
A jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho também criticou a Flip. "Não ponho em questão Bishop como poeta, nem ela pode deixar de ser lida por isso, era o que faltava - que isso fique muito claro. Mas escolhê-la como figura da maior festa literária do país justamente quando o Brasil mais precisa de afirmar a potência, a beleza, a liberdade dos seus criadores, logo quando os nostálgicos da ditadura, agora no poder, ameaçam a criação diariamente, parece-me o maior tiro no pé. Insultuoso mesmo", disse no Facebook.
Por outro lado, como vozes dissonantes no debate das redes sociais, apareceram a poeta Angélica Freitas e o cronista Antonio Prata.
"Amo a Bishop em toda a sua complexidade", escreveu Angélica Freitas. "Uma mulher desenraizada, lésbica, alcoólatra. Teve uma vida trágica. Apaixonou-se por uma brasileira e morou aqui (numa bolha de gente rica, que hoje apoiaria borsalino). Uma das maiores poetas do século XX. Uma das minhas poetas favoritas."
Prata contemporizou e disse que é preciso aceitar outras visões políticas. "Sim, E. Bishop elogiou o golpe de 64. E Nelson Rodrigues tb. E Jorge Amado elogiava a União Soviética (como boa parte de nossos intelectuais). E Vinicius tem uma letra pedófila. Exijam alinhamento político e ideológico e pureza moral de artista e a arte acaba", escreveu no Twitter.
O jornal O Estado de S. Paulo enviou perguntas para a curadoria da Flip via assessoria de imprensa sobre a reação que o anúncio gerou, mas até o momento não recebeu as respostas.
Bishop tem uma forte conexão com o Brasil. Em 1951 - ainda antes de ganhar o Prêmio Pulitzer em 1956 - ela aportou em Santos com a intenção de permanecer duas semanas, mas acabou se apaixonando pelo País e pela arquiteta Lota de Macedo Soares (1910-1967), e viveu aqui por 15 anos, entre o Rio e Petrópolis. O Brasil está presente em muitas de suas cartas, e também em uma parte da sua poesia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO