Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 25 de Julho de 2019 às 03:00

Gramado recebe festival de blues e jazz no fim de semana

Guitarrista Nicola Spolidoro leva seu quarteto ao 1º Gramado Jazz & Blues Festival

Guitarrista Nicola Spolidoro leva seu quarteto ao 1º Gramado Jazz & Blues Festival


BRUNA MARCHIORO/DIVULGAÇÃO/JC
Nesta sexta-feira (26) e sábado (27), Gramado recebe um novo evento entre sua variada grade de programação cultural durante o ano. O 1º Gramado Jazz & Blues Festival reunirá atrações locais e nacionais em shows gratuitos na Rua Coberta e em diferentes pontos do município, além do Wish Serrano Gramado, hotel oficial do projeto. "É um evento que nasce com qualidade não apenas para os gramadenses, mas, também, para os turistas que visitam a região", afirma o secretário de Cultura, Alan Lino. 
Nesta sexta-feira (26) e sábado (27), Gramado recebe um novo evento entre sua variada grade de programação cultural durante o ano. O 1º Gramado Jazz & Blues Festival reunirá atrações locais e nacionais em shows gratuitos na Rua Coberta e em diferentes pontos do município, além do Wish Serrano Gramado, hotel oficial do projeto. "É um evento que nasce com qualidade não apenas para os gramadenses, mas, também, para os turistas que visitam a região", afirma o secretário de Cultura, Alan Lino. 
Durante dois dias, Gramado vai respirar música de qualidade e encantar os viajantes que sobem a Serra em busca de frio, gastronomia e lazer. Grandes nomes e revelações desses gêneros musicais vão interpretar a trilha sonora de um dos lugares mais visitados do Brasil. O público pode conferir show de conceituadas bandas como Nicola Spolidoro Quarteto (RS), Luciano Leães & The Big Chiefs (RS) e Melina Vaz Quarteto (RS), além de consagrados músicos como Hique Gomez (RS) e Amilton Godoy (SP), com seu trio, entre outros.
A proposta do festival é envolver Gramado com o som de grupos de blues e jazz em locais diversos (Praça das Etnias, Praça Major Nicoletti, Lago Negro, Museu Municipal Professor Hugo Daros e Largo da Borges), a partir das 11h, e na Rua Coberta, a partir das 17h. Às 16h, o Centro Municipal de Cultura receberá as masterclasses - de piano, com Amilton Godoy, na sexta-feira (26), e de guitarra, com James Liberato, no sábado (27).
No Maggiore Lounge, bar do Wish Serrano Gramado, após o show da programação oficial, que iniciará às 21h, o palco ficará à disposição dos músicos para jam sessions. A realização é da prefeitura de Gramado através da Secretaria Municipal da Cultura, com idealização de Marilourdes Franarin, do Escritório de Produção, e curadoria de Bruno Melo, do Traga Seu Show. "Quando pensei nas atrações, quis valorizar os artistas e bandas que possuíam trabalho autoral relevante dentro desses dois estilos musicais no País e, também, localmente, como artistas da serra gaúcha", revela Melo. Segundo ele, outro ponto importante da curadoria foi buscar nomes de artistas mulheres para agregarem ao festival: "O homem sempre esteve presente neste cenário. A vontade de inserir mulheres artistas na programação era um sonho antigo meu. E teremos presenças muito fortes e importantes no festival". Para o curador, é o momento desses gêneros ganharem novos ouvintes e apreciadores. "Queremos que as pessoas ouçam e tenham vontade de conhecer mais e mais destes estilos e dos artistas", destaca. 
Uma delas é Bíbi Blue. "O papel da mulher dentro do cenário musical tem representatividade, mas ainda escasso. Por incrível que pareça, ainda sofremos preconceito porque é um ambiente muito masculino", afirma. Para ela, o Gramado Jazz & Blue Festival está mudando a história: "Eu fiquei muito feliz com o convite, porque vi que o evento tem mulheres se apresentando no palco principal e em outros pontos da cidade".

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/07/22/206x137/1_pan_1__gramado_jazz___blues_festival___bibi_jazz_band_credito_bruna_marchioro-8789721.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5d3619ac3a1fb', 'cd_midia':8789721, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/07/22/pan_1__gramado_jazz___blues_festival___bibi_jazz_band_credito_bruna_marchioro-8789721.jpg', 'ds_midia': 'Bíbi Jazz Band será uma das atrações na Rua Coberta da cidade', 'ds_midia_credi': 'BRUNA MARCHIORO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Bíbi Jazz Band será uma das atrações na Rua Coberta da cidade', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '534', 'align': 'Left'}Bíbi Jazz Band será uma das atrações do evento na Rua Coberta da cidade gaúcha - Foto: Bruna Machioro/Divulgação/JC

A abertura oficial ocorre às 18h de sexta-feira na Rua Coberta. Na sequência, a atração no palco é o cantor Pedro Verissimo acompanhado do quarteto porto-alegrense Marmota. "O nosso show é de releituras de standards clássicos do jazz internacional, uma mostra do repertório de Sinatra, Nina Simone, Chet Baker. Fazer essa apresentação é uma delícia. E, na mesma noite do grande Amilton Godoy, pianista do lendário Zimbo Trio, não só é um prazer, como uma honra, pois ele, sim, é um clássico do jazz brasileiro. Vamos fazer o nosso melhor", comenta Verissimo.
Selecionados por meio de edital, particiam do evento artistas como Hard Blues Trio (Porto Alegre), Quarteto New Orleans (Caxias do Sul), Big Bill Blues (Gramado), Flavio Trino Trio (Porto Alegre), Como Vem Duetto (Gramado), Mamma Doo (Caxias do Sul), Best Dream (Canela), Mari Kerber & Ale Ravanello (Porto Alegre) e Rodrigo Bittelbrunn e Ianaê Régia (Porto Alegre). Mais sobre o evento em www.facebook.com/gramadojazzblues.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO