Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 24 de Julho de 2019 às 03:00

Moraes Moreira faz show intimista nesta quinta-feira no Theatro São Pedro

Em uma grande carreira solo, músico já lançou mais de 20 discos

Em uma grande carreira solo, músico já lançou mais de 20 discos


RICARDO BORGES/DIVULGAÇÃO/JC
Cristiano Vieira
Música e poesia sempre andaram juntas na carreira de Moraes Moreira - o músico, de 72 anos, deu os primeiros acordes ainda na adolescência, na Bahia. A fama veio com os Novos Baianos, nos anos 1970, grupo que revolucionou a música brasileira. Depois, em uma grande carreira solo, já lançou mais de 20 discos.
Música e poesia sempre andaram juntas na carreira de Moraes Moreira - o músico, de 72 anos, deu os primeiros acordes ainda na adolescência, na Bahia. A fama veio com os Novos Baianos, nos anos 1970, grupo que revolucionou a música brasileira. Depois, em uma grande carreira solo, já lançou mais de 20 discos.
Amanhã, a partir das 21h, Moreira sobe ao palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para o show Música e poesia. Na apresentação solo e em formato mais intimista, o artista apresenta grandes sucessos da sua carreira, como Preta Pretinha e Acabou Chorare, intercalando canções em voz e violão num bate-papo musical com o público.
Moreira pretende homenagear o amigo e "padrinho" João Gilberto. "João ajudou muito a carreira dos Novos Baianos. O cara revolucionou a música brasileira", diz Moreira. De fato, o elogiadíssimo disco Acabou Chorare (considerado pela crítica especializada um dos melhores discos de todos os tempos) e a canção homônima nasceram com a ajuda de João Gilberto - o pai da bossa nova, no início dos anos 1970, conviveu e muito com os Novos Baianos, sempre com o inseparável violão.
Moraes Moreira também é um dos mais versáteis compositores do Brasil, famoso por misturar ritmos como rock, samba, choro, baião e até mesmo música erudita. Ele começou a carreira tocando sanfona de doze baixos em festas de São João, na cidade de Ituaçu, na Bahia, onde nasceu.
Na adolescência, aprendeu violão e, após concluir o científico, mudou-se para Salvador. Foi lá que ele conheceu Tom Zé e também Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, com quem formaria mais tarde o grupo Novo Baianos, na companhia também de Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Jorginho, Baixinho e Dadi.
Moreira, atualmente, ocupa a cadeira 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - "o cordel é uma de minhas paixões", avisa ele, que declama poesias e cordéis durante a apresentação. No repertório, ainda estão outros clássicos da MPB, como Meninas do Brasil, Forró do ABC, Bate coração e Bloco do prazer.
Ele deixou o Novos Baianos em 1975 e seguiu carreira solo com sucesso até hoje. Tem como principais referências Braguinha, Zé Kéti e Lamartine Babo. Com o tempo, passou a estudar cada vez mais os ritmos do Carnaval, como samba, marcha, marcha-rancho e o frevo.
É um dos maiores compositores da história do Carnaval baiano, considerado por muitos aquele que colocou voz nos trios elétricos que, por muitos anos, eram feitos apenas com música instrumental.
A apresentação do cantor em Porto Alegre faz parte do projeto Antenna Ao Vivo, que reverbera a nova música brasileira, conectando vozes a experiências artísticas que potencializam sua brasilidade em encontros memoráveis. O projeto já trouxe para a capital gaúcha nomes como Liniker & Os Caramelows, Não Recomendados, Francisco El Hombre, La Baq e Cordel do Fogo Encantado.
Os ingressos para o espetáculo na capital gaúcha estão à venda em teatrosaopedro.com.br e na bilheteria do local, com preços a partir de R$ 50,00 para quem doar 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal na entrada do evento.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO