Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 03 de Junho de 2019 às 00:19

Festival Varilux de Cinema Francês exibe filmes inéditos em mais de 80 cidades

Com Louis Garrel e Laetitia Casta, 'Um homem fiel' é atração do Festival Varilux

Com Louis Garrel e Laetitia Casta, 'Um homem fiel' é atração do Festival Varilux


SUPO MUNGAM/DIVULGAÇÃO/JC
Começa na quinta-feira (6) em mais de 80 cidades brasileiras, o Festival Varilux de Cinema Francês 2019. O evento, que em 2017 conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, segue até 19 de junho exibindo 20 filmes inéditos da recente cinematografia do país europeu, além de um clássico escolhido por sua curadoria.
Começa na quinta-feira (6) em mais de 80 cidades brasileiras, o Festival Varilux de Cinema Francês 2019. O evento, que em 2017 conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, segue até 19 de junho exibindo 20 filmes inéditos da recente cinematografia do país europeu, além de um clássico escolhido por sua curadoria.
Nesta 10ª edição, serão celebradas as três décadas de lançamento do premiado Cyrano de Bergerac, comédia dramática com Gérard Depardieu. Marco da cinematografia francesa, o longa de Jean-Paul Rappeneau foi inspirado na famosa peça de Edmond Rostand. Para este ano, o festival projeta ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores no País.
Vencedor do Urso de Prata - Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim de 2019 -, um dos destaques da programação é Graças a Deus, do aclamado diretor François Ozon. Baseada em histórias reais, a produção aborda a pedofilia na Igreja Católica e já foi vista por mais de 600 mil espectadores na França. A estreia comercial no Brasil deve ser após o fim da mostra Varilux.
O ator Swann Arlaud, que interpreta no drama uma das vítimas do padre Bernard Preyna, vem ao Brasil para divulgar o filme, após ter passado pelo tapete vermelho de Cannes, onde esteve com os títulos Les Hirondelles de Kaboul, de Zabou Breitman, e Perdrix, de Erwann Le Duc. Ele conquistou o César de Melhor Ator 2018 pela sua atuação em O pequeno fazendeiro, de Hubert Charruel. 
Outra atração da seleção de longas é a comédia romântica Um homem fiel, do elogiado ator e diretor Louis Garrel (Os sonhadores). Na trama, Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.
Além de Garrel, o longa é estrelado por Laetitia Casta e Lily-Rose Depp. O roteiro é assinado por Garrel e Jean-Claude Carrière (A bela da tarde). A produção ganhou Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián e Menção Especial do Prêmio Fipresci (associação dos críticos internacionais) no Festival de Toronto.
Exibido na competição oficial do Festival de Cannes 2018, ainda chama a atenção entre os escolhidos para a mostra o drama Filhas do sol, escrito e dirigido por Eva Husson. Na obra, a diretora retrata o grupo de resistência formado por mulheres curdas, que lutam por sua liberdade em uma sociedade machista e violenta.
Uma das atrizes francesas mais ativas da filmografia mundial, Juliette Binoche marca presença no Festival Varilux estrelando Quem você pensa que sou, de Safy Nebbou. O longa aborda o universo virtual e as novas formas de relações interpessoais. Quando a cinquentona Claire decide criar um perfil fictício nas redes sociais, como a jovem Clara, de 24 anos, ela não imaginava o quanto se envolveria com a vida inventada de sua personagem.
Na grade de títulos, também merecem referência Através do fogo, de Frédéric Tellier (história de superação de um bombeiro inspirada em fatos reais) e O professor substituto, thriller dirigido por Sébastien Marnier (Irrepreensível, 2016), cuja estreia mundial ocorreu no Festival de Veneza. Mais sobre o evento em http://variluxcinefrances.com/2019/.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO