Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2019.
Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

ARTES VISUAIS

Edição impressa de 26/04/2019. Alterada em 26/04 às 03h00min

Mostra 'Adelitas' tem programação diferenciada neste sábado

Mostra Adelitas, de Cínthya Verri, tem encontro especial no Memorial do RS

Mostra Adelitas, de Cínthya Verri, tem encontro especial no Memorial do RS


MARIÂNGELA MACHADO/DIVULGAÇÃO/JC
Com encerramento da visitação neste domingo, a exposição Adelitas, de Cínthya Verri, tem uma programação paralela especial neste sábado, às 15h, com entrada gratuita. O auditório do Memorial do RS (Sete de Setembro, 1.020) receberá a neta de Emiliano Zapata, Margarita Zapata (veterana da Revolução Sandinista), para falar sobre seu avô, as Soldaderas e o feminismo em tempos de paz e de revolução. Também estará presente no debate a ex-deputada federal Manuela D'Ávila.
A mostra registra em pinturas, vídeos e mosaicos a produção de Cinthya Verri inspirada nas Adelitas (ou Soldaderas), mulheres que tomaram de armas no início do século XX para lutarem pela Revolução Mexicana (1910). Além disso, será apresentado vídeo com a entrevista que Cínthya fez com Margarita no ano passado, na Cidade do México, durante o processo criativo de Adelitas. Também será lançado um caderno de imagens com o registro da viagem de 2018. 
O evento tem entrada gratuita, mas está com um financiamento coletivo aberto para arrecadar doações para a despesa da confecção do catálogo da mostra Adelitas e também para custear a viagem da convidada do encerramento, no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/catalogo-de-adelitas.
Margarita Zapata é ex-vice-presidente da Internacional Socialista (2000-2008). Em 2011, ela foi nomeada embaixadora itinerante da Nicarágua.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia