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Cultura

- Publicada em 09 de Abril de 2019 às 16:09

Jornalista comenta audições de álbum da banda T-Rex nesta quarta em Porto Alegre

Vencedor do Açorianos de Literatura, Cristiano Bastos comentará álbum The Slider no Mondo Cane

Vencedor do Açorianos de Literatura, Cristiano Bastos comentará álbum The Slider no Mondo Cane


PATRICIA COMUNELLO/JC
O jornalista e escritor Cristiano Bastos estará no Audições Comentadas do álbum da banda inglesa T-Rex, a partir das 21h desta quarta-feira (10) no bar Mondo Cane (rua João Alfredo 325, Cidade Baixa). O álbum The Slider, lançado em 1972, teve massivo fenômeno de público na Inglaterra e Europa, sendo comparada à Beatlemania, além de ser grande símbolo do glitter rock. Com hits que permaneceram por semanas primeiro lugar das paradas britânicas, como "Metal Guru" e "Telegram Sam", o trabalho influenciou o surgimento de gêneros como punk, pós-punk, pychobilly, heavy-rock e new wave.
O jornalista e escritor Cristiano Bastos estará no Audições Comentadas do álbum da banda inglesa T-Rex, a partir das 21h desta quarta-feira (10) no bar Mondo Cane (rua João Alfredo 325, Cidade Baixa). O álbum The Slider, lançado em 1972, teve massivo fenômeno de público na Inglaterra e Europa, sendo comparada à Beatlemania, além de ser grande símbolo do glitter rock. Com hits que permaneceram por semanas primeiro lugar das paradas britânicas, como "Metal Guru" e "Telegram Sam", o trabalho influenciou o surgimento de gêneros como punk, pós-punk, pychobilly, heavy-rock e new wave.
Bastos foi repórter especial da revista Rolling Stone Brasil e é autor dos livros Gauleses Irredutíveis, Julio Reny - Histórias de Amor & Morte (vencedor do prêmio Açorianos de Literatura em 2015), Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra. Atualmente biografa o cantor Nelson Gonçalves.
The Slider 
Lançado originalmente em julho de 1972, gravado em Paris e Copenhague com produção de Tony Visconti (que também vinha trabalhando com David Bowie, a quem apresentado pelo próprio Marc Bolan). Acompanhado pela bateria de Bill legend, o baixo de Steve Currie, os backing vocais afetadíssimos dos ex-Turtles Howard Kaylan e Mark Volmah, além da percussão e vocais de Finn, a voz penetrante e a guitarra psicoespacial de Bolan conduziram aqui algumas das mais marcantes canções de toda a sua carreira. Verdadeiros hinos glitter como a arrepiante "Metal Guru" (com sutis intervenções de cordas arranjadas por Visconti), a faixa-título (uma boogie ballad imersa em tristeza e escapismo) e "Telegram Sam" (posteriormente regravada pelo Bauhaus). Outras músicas memoráveis eram aclimatadas em narcotizantes inflexões de boogie - como "Rock On", "Baby Boomerang" e "Baby Strange", o lado mais dançante do T.Rex - junto às incursões pelo heavy metal de "Buick Mackane" e "Chariot Choogle".
Mais encantos podiam ser encontrados em baladas com atmosferas espaciais como "Mystic Lady", "Spaceball Ricochet" e a pungente "Ballrooms of Mars", na qual eram citados John Lenon, Bob Dylan e Alan Freed (O DJ que lançou Chuck Berry, em troca da co-autoria de "Maybellene"). E também nos delicados climas bluesísticos de "Rabbit Fighter" e na lisergia folk de "Main Man". Um álbum único, que se tornou a principal obra-prima de glitter.
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