Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 21 de março de 2019.
Dia contra a Discriminação Racial.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

Acontece

Edição impressa de 21/03/2019. Alterada em 21/03 às 01h00min

José Antônio dos Santos conta a história do negro no futebol gaúcho em novo livro

'Liga da canela preta: a história do negro no futebol' será lançado nesta quinta-feira

'Liga da canela preta: a história do negro no futebol' será lançado nesta quinta-feira


DIADORIM/DIVULGAÇÃO/JC
Resultado de pesquisa de seis anos, Liga da canela preta: a história do negro no futebol (Diadorim, 192 págs., R$ 40,00), de José Antônio dos Santos, será lançado nesta quinta-feira (21) no Centro Cultural da Ufrgs (Eng. Luiz Englert, 333), às 19h, com entrada gratuita. Além dos autógrafos, haverá o debate Racismo no futebol, com o autor, o comentarista de arbitragem Márcio Chagas e o diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho. A mediação será da diretora do Museu da Ufrgs, Claudia Aristimunha.
O livro investiga uma das passagens menos documentadas do futebol gaúcho: a história dos clubes e associações esportivas que, na primeira metade do século XX, promoveram campeonatos de futebol em que o povo negro era protagonista, indo contra a estrutura estabelecida pelos grandes clubes dos primórdios do futebol gaúcho. O historiador e pesquisador também nega que as elites tenham sido, necessariamente, o centro do processo de desenvolvimento desse esporte, defendendo que ele ocorreu em diferentes frentes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia