Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

cinema

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2019 às 01:00

Oscar 2019 tem noite de surpresas e aumento de espectadores

'Green Book - o guia' levou o Oscar de melhor filme

'Green Book - o guia' levou o Oscar de melhor filme


KEVIN WINTER/AFP/JC
Entre surpresas e prêmios manjados, a cerimônia do Oscar, na madrugada de domingo, consagrou Green Book - o guia, de Peter Farelly, como o melhor filme da edição de 2019 do evento. O trabalho concorria em cinco categorias e levou três prêmios - foi saudado também como melhor roteiro original e pela atuação de Mahershala Ali, considerado o melhor ator coadjuvante. A produção acompanha a história um ítalo-americano contratado para levar - e proteger - um pianista negro em uma turnê pelo Sul dos Estados Unidos na década de 1960, quando a segregação racial marcava a realidade da região.
Entre surpresas e prêmios manjados, a cerimônia do Oscar, na madrugada de domingo, consagrou Green Book - o guia, de Peter Farelly, como o melhor filme da edição de 2019 do evento. O trabalho concorria em cinco categorias e levou três prêmios - foi saudado também como melhor roteiro original e pela atuação de Mahershala Ali, considerado o melhor ator coadjuvante. A produção acompanha a história um ítalo-americano contratado para levar - e proteger - um pianista negro em uma turnê pelo Sul dos Estados Unidos na década de 1960, quando a segregação racial marcava a realidade da região.
A cerimônia, entretanto, também foi marcada pela distribuição das estatuetas: Roma, filme do mexicano Alfonso Cuarón, era tido como um dos favoritos a bater Green Book. No fim, saiu com o mesmo número de vitórias que o rival: filme estrangeiro, fotografia e direção. Produção da Netflix, a obra concorria em 10 categorias.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/206x137/1_alfonso_cuaron__foto_afp___1_-8636421.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c742a741e62f', 'cd_midia':8636421, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/alfonso_cuaron__foto_afp___1_-8636421.jpg', 'ds_midia': 'Alfonso Cuarón levou três prêmios por Roma, incluindo direção', 'ds_midia_credi': 'FRAZER HARRISON/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Alfonso Cuarón levou três prêmios por Roma, incluindo direção', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '545', 'align': 'Left'}

Alfonso Cuarón levou três prêmios por Roma, incluindo direção. Foto: Frazer Harrison/AFP/JC

Uma das surpresas foi Bohemian Rhapsody, cinebiografia que destaca a trajetória de Freddie Mercury e da banda Queen. O longa-metragem foi o mais laureado da noite, com quatro Oscar - melhor ator (Rami Malek), montagem, edição de som e mixagem de som. O nome do diretor Bryan Singer sequer foi mencionado nos discursos de agradecimento: ele enfrenta acusações de abuso sexual e foi afastado ainda durante as filmagens.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/206x137/1_rami_malek__foto_afp___1_-8636412.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c742a4303787', 'cd_midia':8636412, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/rami_malek__foto_afp___1_-8636412.jpg', 'ds_midia': 'Interpretação de Freddie Mercury rendeu a Rami Malek o destaque de melhor ator', 'ds_midia_credi': 'FREDERIC J. BROWN/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Interpretação de Freddie Mercury rendeu a Rami Malek o destaque de melhor ator', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '619', 'align': 'Left'}

Interpretação de Freddie Mercury rendeu a Rami Malek o destaque de melhor ator. Foto: Frederic J. Brown/AFP/JC

Nenhuma categoria, no entanto, causou tanto espanto quanto a de melhor atriz. Glenn Close já havia ganhado diversas condecorações por sua atuação em A esposa, incluindo o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood - um dos mais importantes termômetros para o evento da Academia. Em sua sétima indicação e sem nenhuma vitória, ela viu o prêmio de melhor atriz ir para a britânica Olivia Colman por A favorita - produção que tinha dez indicações e levou apenas essa estatueta.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/206x137/1_olivia_colman__foto_afp___2_-8636379.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c74295da3c9a', 'cd_midia':8636379, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/25/olivia_colman__foto_afp___2_-8636379.jpg', 'ds_midia': 'Olivia Colman (foto AFP) (2) TOPSHOT - Best Actress winner for "The Favourite" Olivia Colman poses in the press room with her Oscar during the 91st Annual Academy Awards at the Dolby Theater in Hollywood, California on February 24, 2019. (Photo by FREDERIC J. BROWN / AFP)', 'ds_midia_credi': 'FREDERIC J. BROWN/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'Olivia Colman (foto AFP) (2) TOPSHOT - Best Actress winner for "The Favourite" Olivia Colman poses in the press room with her Oscar during the 91st Annual Academy Awards at the Dolby Theater in Hollywood, California on February 24, 2019. (Photo by FREDERIC J. BROWN / AFP)', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'} Olivia Colman recebeu a estatueta de melhor atriz. Foto: Frederic J. Brown/AFP/JC

Pantera Negra, primeiro longa-metragem de super-heróis a concorrer como melhor filme, foi outro que saiu do evento comemorando. A produção, também saudada por ser o primeiro filme do gênero com um elenco formado majoritariamente por negros, venceu nas categorias de figurino, direção de arte e trilha sonora original.
Outro aspecto do evento que chamou atenção foi a ausência de um anfitrião. Há anos, a audiência da cerimônia vem caindo - e em 2019 foi até cogitado entregar algumas estatuetas no intervalo, a fim de tornar o evento mais curto, mas a mudança não foi concretizada. De acordo com o site Deadline, os espectadores aumentaram em 14% em relação a 2018.
Lady Gaga perdeu como atriz, mas foi ovacionada ao receber o Oscar de canção por Shallow, de Nasce uma estrela. A cantora, por sinal, será lembrada pelo enorme diamante que ostentou durante a festa: com 128 quilates, a joia da Tiffany não era vista desde 1961, quando adornou o colo de Audrey Hepburn para uma sessão de fotos. O preço do mimo? US$ 30 milhões. 

Vencedores do Oscar 2019

Melhor Filme: Green Book: O guia
Ator: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Atriz: Olivia Colman (A favorita)
Diretor: Alfonso Cuarón (Roma)
Atriz coadjuvante: Regina King - Se a rua Beale falasse
Trilha sonora original: Pantera Negra
Ator coadjuvante: Mahershala Ali - Green Book - o guia
Roteiro adaptado: Infiltrado na Klan
Roteiro original: Green Book - o guia
Edição: Bohemian Rhapsody
Fotografia: Roma
Filme de língua estrangeira: Roma
Melhor animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
Canção original: Shallow, Nasce uma estrela
Figurino: Pantera Negra
Curta-metragem: Skin
Edição de som: Bohemian Rhapsody
Mixagem de som: Bohemian Rhapsody
Curta de animação: Bao
Direção de arte: Pantera Negra
Efeitos visuais: O primeiro homem
Maquiagem e penteado: Vice
Documentário: Free Solo
Documentário curta-metragem: Absorvendo o tabu