Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 26 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

ACONTECE

Edição impressa de 26/12/2018. Alterada em 26/12 às 01h00min

Roteiros bate e volta são opção para quem passa o fim de ano em Porto Alegre

Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, é opção para quem fica na Região Metropolitana

Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, é opção para quem fica na Região Metropolitana


TIAGO SPEROTTO FAGUNDES/DIVULGAÇÃO/JC
Com o objetivo de atender às necessidades do turista gaúcho que vai ficar em Porto Alegre, o Departamento de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) organizou um conjunto de roteiros bate e volta que podem ser feitos nas proximidades da Capital. São passeios urbanos e rurais para aproveitar um dia de folga ou o fim de semana entre família e amigos.
Os parques de Canoas são boas opções. Também conhecido como Capão do Corvo, o parque Getúlio Vargas possui 17 hectares de preservação natural e abriga o Mini Zoológico, que recebe dezenas de espécies de animais em reabilitação. No Centro do município, o parque Eduardo Gomes conta com espaços destinados ao esporte e uma área verde refrescante para fugir do sol, enquanto o Parque dos Rosa é um patrimônio histórico, com exposições de arte, playground infantil e cafeteria, além de receber o Museu Municipal.
Mais adiante, em Glorinha, o destaque vai para o turismo rural. Com o título de Um paraíso entre a Capital, a Serra e o mar, o município oferece um roteiro em meio à natureza, com colinas, açudes, trilhas e cascatas. A grande atração são os Caminhos Rurais, formados por quatro sítios: Recanto Verde, Casarão, Paim Centeno e Paraíso. No interior glorinhense, é possível aproveitar uma vista exuberante e a culinária caseira.
Por fim, Viamão apresenta destinos para os mais variados públicos, como o Parque Estadual de Itapuã, às margens do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos. O local protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana. São matas, dunas, lagoas e morros, além da Praia das Pombas, aberta à visitação de quinta-feira a domingo. Ainda é possível usufruir da infraestrutura do Camping da Varzinha, com capacidade para 150 pessoas. São 12 cabanas, minimercado, praia e espaço para as práticas de kitesurf e windsurf. E no meio do caminho entre a Capital e o Litoral, a Morada dos Bugios abriga atividades diversas para grupos ou visitantes. Quem passar por lá conta com camping, churrasqueiras, parquinho, passeios de charrete, pescaria e quadra de esportes.
Todos esses três municípios fazem parte da Região Delta do Jacuí e ficam próximos a Porto Alegre, perfeito para quem busca alternativa de férias em meio ao calor da cidade. No site www.turismo.rs.gov.br estão disponíveis estes e outros roteiros do Estado.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia