Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 16 de Agosto de 2018 às 19:42

Eduardo Nunes apresenta o longa Unicórnio na Cinemateca Capitólio

Uma das estreias da semana, Unicórnio conta com sessão especial na Capital

Uma das estreias da semana, Unicórnio conta com sessão especial na Capital


EDSON LIMA/DIVULGAÇÃO/JC
AVISO IMPORTANTE: Em razão de um problema técnico na parte sonora do equipamento de projeção, a Cinemateca Capitólio Petrobras suspendeu a sessão deste domingo. Outros filmes que iam ser exibidos no final de semana estão suspensos. Veja o comunicado.
AVISO IMPORTANTE: Em razão de um problema técnico na parte sonora do equipamento de projeção, a Cinemateca Capitólio Petrobras suspendeu a sessão deste domingo. Outros filmes que iam ser exibidos no final de semana estão suspensos. Veja o comunicado.

Neste domingo, às 18h30min, o diretor e roteirista Eduardo Nunes (de Sudoeste) participa da sessão de seu segundo longa, Unicórnio, seguida de debate, na Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1.085), com ingressos a R$ 12,00. O filme teve sua première internacional no Festival de Berlim de 2018 na Mostra Generation, que é dedicada a títulos com temas ligados aos jovens. O título também foi exibido na Première Brasil no Festival do Rio do ano passado e convidado para diversos festivais internacionais.
A história é uma adaptação de dois contos de Hilda Hilst, O unicórnio e Matamoros. A garota Maria, vivida por Barbara Luz, aguarda com a mãe, interpretada por Patrícia Pillar, a volta de seu pai (Zécarlos Machado). A relação das duas muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor), o vizinho criador de cabras, à rústica casa de campo em que moram.
Com um ritmo de narrativa peculiar, bastante lento, o enredo dialoga bem com o lugar onde se passa. A fotografia (Mauro Pinheiro Jr.) da produção foi muito bem trabalhada em cima das belas locações das filmagens – rodadas em dezembro de 2016 na Região Serrana do Rio de Janeiro. O formato utilizado pela produção é o chamado 3.66, estreito na altura e mais horizontalizado que o cinemascope.
Também excelente, a direção de arte é assinada por André Weller, enquanto os igualmente destacados figurinos são de Luciana Buarque. As atuações também merecem elogios, pela tensão que o roteiro exige, a fim de manter o mistério do desfecho da trama.
Com seu longa de estreia, Sudoeste (2011), o cineasta fluminense Eduardo Nunes, de 49 anos, venceu o prêmio de melhor diretor pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), entre outras conquistas. O realizador demonstra prestígio com os grandes atores de cinema e teatro deste País. Outro ponto alto de Unicórnio é a cena musical em que surge a ótima atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão e recentes novelas da Globo, tocando sua gaita – a exemplo da utilização que o instrumento teve em As duas Irenes, de Fabio Meira, lançado no ano passado e contava com ela no elenco principal.
Em Porto Alegre, além da exibição especial do domingo, o filme estreou no CineBancários (General Câmara, 424) e na Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736). No primeiro, ocupa as sessões das 15h e das 19h; enquanto no segundo passa às 17h na Sala Norberto Lubisco. O título integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO