Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de agosto de 2018.
Dia do Filósofo.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Edição impressa de 16/08/2018. Alterada em 16/08 às 01h00min

Educavídeo marca início do Festival de Cinema de Gramado

Benzinho, com Adriana Esteves e Karine Teles, é uma das atrações do evento

Benzinho, com Adriana Esteves e Karine Teles, é uma das atrações do evento


BIANCA AUN/DIVULGAÇÃO/JC
A celebração e reflexão sobre a produção cinematográfica latina contemporânea começa nesta quinta-feira (16) na serra gaúcha, com sessão da mostra Educavídeo - projeto sobre audiovisual destinado aos alunos de escolas públicas gramadenses - no Palácio dos Festivais. A competição dos títulos 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado tem início das exibições na sexta-feira (17) à noite, com o longa paulista A voz do silêncio, assinada por André Ristum e com a veterana atriz Marieta Severo no elenco. 
Antes, porém, às 16h, ocorre a abertura oficial do festival, com a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado, na Rua Coberta. O filme de abertura é O grande circo místico, de Cacá Diegues, com apresentação às 18h (fora de competição).
Na noite de sábado (18), dois títulos aguardados entre os concorrentes serão conhecidos. Às 18h, será exibido o filme estrangeiro Las Herederas, de Marcelo Martinessi. A partir das 20h30min, será projetado Benzinho, do Rio de Janeiro, do diretor Gustavo Pizzi. No início dessa sessão, porém, ocorrerá a entrega da primeira homenagem do 46º Festival de Cinema de Gramado. 
Distinção para a trajetória e a contribuição de diretores brasileiros, o Troféu Eduardo Abelin destaca neste ano o animador Carlos Saldanha (dos sucessos de bilheteria Rio, A era do gelo e Touro Ferdinando). O carioca já foi indicado duas vezes ao Oscar em sua carreira internacional. 
Neste primeiro fim de semana, já acontece a Mostra Gaúcha de Curtas - Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. Durante as tardes de sábado e domingo, serão apresentados 20 filmes. A cerimônia de premiação ocorre na noite de domingo.
Já os vencedores entre os longas desta edição - que tem a Itália com país convidado de honra - serão anunciados na noite do sábado 25 de agosto, em cerimônia de premiação no Palácio dos Festivais.

Filmes em competição

Longas-metragens brasileiros:
» A voz do silêncio (SP), de André Ristum;
» Benzinho (RJ), de Gustavo Pizzi;
» Mormaço (RJ), de Marina Meliande;
» Simonal (RJ), de Leonardo Domingues;
» Ferrugem (PR), de Aly Muritiba;
» O banquete (SP), de Daniela Thomas;
» 10 segundos para vencer (RJ), de José Alvarenga Jr.;
» O avental rosa (RS), de Jayme Monjardim;
» A Cidade dos Piratas (RS), de Otto Guerra;
Longas-metragens estrangeiros:
» Las Herederas (Paraguai/Brasil/Uruguai/França/Alemanha), de Marcelo Martinessi;
» Recreo (Argentina), de Hernán Guerschuny e Jazmín Stuart;
» Mi Mundial (Uruguai/Argentina/Brasil), de Carlos Morelli;
» Averno (Bolívia/Uruguai), de Marcos Loayza;
» Violeta al Fin (Costa Rica/México), de Hilda Hidalgo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia