Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 31 de Julho de 2018 às 01:00

Festa do Cinema Italiano inicia nesta quinta em Porto Alegre

Fortunata promete conquistar público do festival, que traz seleção da recente produção italiana

Fortunata promete conquistar público do festival, que traz seleção da recente produção italiana


GIAN FILIPPO CORTICELLI/DIVULGAÇÃO/JC
Caroline da Silva
Com grandes atuações e direções nos seus títulos selecionados, o festival 8 1/2  Festa do Cinema Italiano retorna à Capital a partir de quinta-feira (2). Organizado pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília, o evento traz mais uma vez ao Brasil uma seleção exclusiva, com interessantes longas da recente produção do país europeu.
Com grandes atuações e direções nos seus títulos selecionados, o festival 8 1/2  Festa do Cinema Italiano retorna à Capital a partir de quinta-feira (2). Organizado pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília, o evento traz mais uma vez ao Brasil uma seleção exclusiva, com interessantes longas da recente produção do país europeu.
A mostra será realizada até 8 de agosto, em mais 11 cidades do País (há colaboração, ainda, da rede de consulados em todas as capitais que recebem o festival). Em Porto Alegre, os filmes serão exibidos no Espaço Itaú do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80).
Tommaso Mottironi, romano que vive em Torres, no Litoral Norte gaúcho, produtor cultural responsável por trazer o festival ao Brasil, destaca que 8 Festa do Cinema Italiano começou pelo Sul, aqui em Porto Alegre, e este é o quinto ano consecutivo do evento na cidade. Segundo ele, a novidade em 2018 é o aumento do número de sessões diárias (para quatro) e da quantidade total de produções apresentadas (11 títulos). A intenção desta edição é alcançar um público maior, em faixas horárias em que ainda não havia programação, como no início da tarde, e também alargar o leque de propostas cinematográficas, "sempre mantendo como objetivo apresentar filmes recentíssimos".
O produtor avalia que, depois de décadas de um certo desinteresse do Brasil pela produção italiana, a iniciativa do festival está contribuindo para "trazer de volta a mística do cinema italiano, hoje representado por uma produção rica e variada". Para Mottironi, um dos longas mais esperados neste ano é Dogman: "É dirigido por Matteo Garrone, que volta à produção na Itália com uma história intensa e dramática".
A obra foi selecionada para o Festival de Cannes, de onde o ator Marcello Fonte saiu premiado pela sua intensa interpretação. Na trama, Marcello é um homem franzino e tranquilo que trabalha em um modesto petshop na periferia de Roma. Mantém uma ambígua relação de submissão com Simone, um ex-boxeador que aterroriza o bairro inteiro. Mas, após mais uma prepotência do violento amigo, o protagonista planeja uma terrível vingança. Baseado em uma das páginas das crônicas mais sangrentas do recente passado do país, Dogman é um inquietante retrato sobre aquela sociedade nos dias de hoje, onde não existe solidariedade e a lei vigente é a do mais forte.
O romano radicado no Estado (onde promove o Cineclube Torres) aposta, ainda, em outra sensação da seleção: "Fortunata, de Sergio Castellitto, será, provavelmente, um dos filmes mais amados pelo público em geral, com interpretações marcantes". Em Cannes, no ano passado, Jasmine Trinca foi agraciada com o prêmio de Melhor Atriz da mostra Un Certain Regard, por fazer a personagem-título. Fortunata tem uma vida atormentada, uma filha de oito anos e um casamento fracassado. Cabeleireira a domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas.
Mottironi explica que, hoje, o panorama da cinematografia italiana é muito amplo e a curadoria procura ter uma perspectiva alargada, incluindo obras completamente diferentes do estereótipo das comédias dramáticas do país, como A garota na névoa, de Donato Carrisi, porém incluindo também propostas diretas e populares, como Pobres, mas ricos, de Fausto Brizzi. Os únicos filmes que representam o filão de comédia de crítica de costumes, tão característico na Itália desde o Neorrealismo, são Aqui em casa tudo bem, de Gabriele Muccino; e A vida em família, de Edoardo Winspeare. Para o produtor cultural e cinéfilo, este último consegue colocar um olhar irônico e crítico sobre aspetos da cultura italiana, de forma divertida e inteligente, sendo "uma obra jovem, mas, ao mesmo tempo, clássica e atemporal". A programação completa pode ser acessada no site oficial.
Tradicionalmente, em Porto Alegre, o evento organiza um cinejantar no Ristorante Tartoni, no mesmo shopping do cinema. O "antepasto cinematográfico" deste ano é Estranhos normais (Gabriele Salvatores, 2010), às 19h de amanhã, com a sessão seguida do jantar especial harmonizado com vinhos. Informações e reservas pelo telefone (51) 3345-2881.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO