Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Visão de Mercado

- Publicada em 29 de Julho de 2021 às 03:00

Flexibilidade. A importância de ser bambu

João Satt
A fortaleza do bambu nasce da sua flexibilidade, assim como a vantagem que tem em relação aos cedros. Agora, me conte: você já viu uma tempestade arrancar do solo as raízes de um bambu?

A fortaleza do bambu nasce da sua flexibilidade, assim como a vantagem que tem em relação aos cedros. Agora, me conte: você já viu uma tempestade arrancar do solo as raízes de um bambu?

Pessoas e empresas de sucesso estão em constante processo de evolução. Quem acredita saber tudo pode tornar o seu modelo de negócios inteiramente obsoleto em questão de meses.

A natureza é exemplo para o universo corporativo. Desconstrua a sua "empresa cedro": o caminho passa por redefinir sua proposta de valor e, a partir daí, espelhar os atributos nas competências que devem constar no perfil dos seus executivos e funcionários.

A Ikea é um exemplo de empresa bambu, flexível. Seu CEO e fundador, Ingvar Kamprad, a partir de uma restrição da cadeia produtiva, transformou o problema em uma oportunidade. Empresas que dançam com os ventos, e não contra, são mais bem-sucedidas.

Manter-se estável dentro da instabilidade é o que diferencia os que chegam dos que ficam pelo caminho. A natureza é sábia no seu silêncio: renovar sempre, sem nunca perder a essência. Analise a história dos líderes empresariais, políticos inspiradores e CEOs bem-sucedidos. Enxergará nitidamente a alternância entre extrema flexibilização e momentos de intensa consolidação. As pessoas mudam apenas pelo próprio despertar, é uma questão de chegar à conclusão de que, se você não se movimentar, ficará fora do jogo.

Aprender rápido, desenvolver novas competências pessoais é a resposta às exigências de um mercado de trabalho que sustenta um tripé: uso de conhecimento, criação de habilidades e atitude para gerenciar comportamentos humanos.

Não estacione. Os lifelong learning e o reskilling são essenciais para você se manter na disputa. Competência é um termo técnico que pode ser explicado pelo CHA: conhecimento, habilidade e atitude.

a) Conhecimento é saber.

b) Habilidade é saber fazer.

c) Atitude é ir lá e fazer.

Aspectos que merecem a sua atenção:

1. O mundo está repleto de fazedores de espuma: pessoas rasas, palpiteiros, com capacidade zero de contribuição e transformação.

2. O desenvolvimento de competências não se trata apenas de estar ligado nos diferentes conteúdos da internet, é preciso ir muito mais fundo. Isso pode manter você atualizado, contudo, não será o suficiente para que domine o conhecimento (o "C" do CHA).

3. As habilidades vêm com a busca pelo fazer a cada dia melhor. Superar a si mesmo é o maior estímulo.

4. Por último, não despreze o "A" do CHA, a atitude. A atitude de ir lá e fazer requer um conjunto de soft skills muito complexas de serem desenvolvidas.

Empatia, colaboração, adaptação, mediação e design de solução são palavras cheias de significados e desafios. Escolha ser bambu é mais inteligente.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO