Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Teatro

- Publicada em 28 de Maio de 2021 às 03:00

Nossos teatros retomam gradativamente atividades

Antonio Hohlfeldt
Quando as luzes finalmente se apagaram, na plateia do Theatro São Pedro, no último domingo, foi uma enorme emoção. O velho casarão da Praça da Matriz foi a primeira casa de espetáculos a fechar na cidade, em março do ano passado, e foi, agora, a primeira sala a reabrir suas portas, com todos os cuidados possíveis para se evitar a propagação da pandemia. O espetáculo da agora assim denominada Orquestra Theatro São Pedro, com obras de Gnatalli e Mozart, emocionou as pessoas que acorreram ao teatro.
Quando as luzes finalmente se apagaram, na plateia do Theatro São Pedro, no último domingo, foi uma enorme emoção. O velho casarão da Praça da Matriz foi a primeira casa de espetáculos a fechar na cidade, em março do ano passado, e foi, agora, a primeira sala a reabrir suas portas, com todos os cuidados possíveis para se evitar a propagação da pandemia. O espetáculo da agora assim denominada Orquestra Theatro São Pedro, com obras de Gnatalli e Mozart, emocionou as pessoas que acorreram ao teatro.
O melhor, no entanto, é que, tendo tudo decorrido a contento, o Theatro São Pedro projeta uma programação razoavelmente intensa e variada, inclusive na maneira de difusão e acessibilidade dos espetáculos propostos. Ao longo de junho, que é o mês de aniversário da instituição, que estará completando 163 anos de existência, estão previstos três novos concertos, um dos quais marcará, também a retomada das relações entre a Associação de Amigos - agora sob a presidência de Gilberto Schwartzmann - e a Fundação, e cuja formalização deve, inclusive, ocorrer na próxima semana. Outro espetáculo terá a parceria com a Assembleia Legislativa, como já ocorreu no ano passado. O terceiro concerto integra-se à temporada da orquestra, e celebrará o centenário de Astor Piazzolla.
Ao mesmo tempo, durante esta semana começaram as gravações dos espetáculos que constituem a grade de programação do festival Porto Verão Alegre que, deslocado dos meses de janeiro e fevereiro, concretiza-se agora, ocupando os espaços do Centro Histórico da Santa Casa e do Theatro São Pedro, sendo depois apresentados através de redes sociais. Por fim, o próprio teatro terá uma programação de espetáculos variados (para adultos, para crianças, dança e circo), inteiramente gravados, que serão apresentados entre os dias 25 e 27, semana de aniversário da casa, propriamente dita.
Mas não é apenas o Theatro São Pedro que retoma atividades. O Instituto Ling, desde a quarta-feira, reabriu suas atividades, concentrando em uns poucos dias os espetáculos que foram selecionados, ainda no ano passado, através de edital de cuja equipe de seleção, inclusive, eu participei. O Ponto de Teatro retomou atividades com a peça Paraíso afogado (texto de Thomas Köck e direção de João de Ricardo) que, de certo modo, dá continuidade a um espetáculo apresentado há dois anos atrás, seguido por Quase corpos (Ói Nóis aqui Traveiz em versão livre de Krapps' last tape, de Samuel Beckett), que estreou na quinta-feira, seguindo-se a peça infantil A Vó da menina, nesta sexta- feira, e Senhor Esquisito, no sábado.
Outra atividade que começa a ocorrer é a estreia de Edifício Cristal, na Casa de Cultura Mario Quintana. O espetáculo é diferenciado: trata-se de uma instalação idealizada por Liane Venturella, com concepção de interiores de Liane Venturella e Nelson Diniz, textos de Carlos Ramiro Fernsterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz. É um cenário de uma cristaleira, com bonecos a serem animados, contendo um total de 11 curtas histórias de moradores hipotéticos deste espaço, num espetáculo de pouco mais de meia hora. As visitações devem ser agendadas pelo e-mail [email protected], com apresentações até 11 de junho. A produção é da Cia Incomode-Te, que vem realizando excelentes trabalhos na cidade.
Em suma, em que pesem as restrições necessárias, os cuidados obrigatórios e as ameaças permanentes quanto ao eventual recrudescimento da pandemia, há um esforço evidente dos responsáveis pelas nossas casas de espetáculo para retomar atividades, oferecendo produções de qualidade para o público que, a se observar a partir do concerto de reabertura do Theatro São Pedro, está sedento por esta oportunidade. Registre-se que o mesmo Theatro São Pedro, desde fevereiro, apresenta, todas as quintas-feiras, espetáculos da série Mistura Fina, todos gravados e reproduzidos pelas redes sociais do teatro, com variada oferta de gêneros musicais.
É de esperar, agora, que estes esforços encontrem apoio do público e compreensão de potenciais patrocinadores. Do público, porque há que seguir as determinações dos eventuais espaços em que haja espetáculos ao vivo. E dos patrocinadores porque, sem contar com bilheterias, os trabalhadores culturais precisam ter apoio de empresários sensíveis que entendam a importância da arte e da sensibilidade como alternativa de sobrevivência.
Nas próximas colunas, vamos procurar registrar alguns destes espetáculos mais diretamente vinculados ao campo das artes cênicas, como tem sido tradicional neste espaço.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO