Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de abril de 2021.
Dia da Mentira.
Porto Alegre,
quinta-feira, 01 de abril de 2021.
Not�cia da edi��o impressa de 01/04/2021.
Alterada em 01/04 �s 03h00min

Candidatos ao Planalto

Pacheco se reunir� com Bolsonaro

Pacheco se reunir� com Bolsonaro


/Marcos Oliveira/Ag�ncia Senado/JC

Sergio Moro permanece sem inten��o de disputar a presid�ncia da Rep�blica ou qualquer cargo p�blico. A decis�o da Segunda Turma do STF n�o alterou os planos do ex-juiz, comandante da Lava Jato. Ele continuar� atuando na pol�tica como um "player", em campo advers�rio de Jair Bolsonaro.

Sergio Moro permanece sem inten��o de disputar a presid�ncia da Rep�blica ou qualquer cargo p�blico. A decis�o da Segunda Turma do STF n�o alterou os planos do ex-juiz, comandante da Lava Jato. Ele continuar� atuando na pol�tica como um "player", em campo advers�rio de Jair Bolsonaro.

Recuo estrat�gico

Dos candidatos que poderiam ser considerados de centro tem ainda o apresentador Luciano Huck, que, pelo andar da carruagem, parece que continuar� na Globo ou � uma estrat�gia de n�o entrar com for�a na bola dividida para chegar mais tarde, como alternativa. Pelo que notam analistas pol�ticos, o apresentador recuou.

Op��es reduzidas

Caso Sergio Moro e Luciano Huck realmente fiquem de fora das urnas, as op��es de centro ficar�o reduzidas. J� Ciro Gomes (PDT), que prometeu n�o deixar que Lula "ganhe essa lamban�a", ganha mais for�a e come�a a melhorar o caminho para subir a rampa.

Tucanos com disputa interna

No PSDB, Jo�o Doria, que conquistou uma visibilidade positiva com a vacina do Butantan, tamb�m est� caminhando para chegar ao Planalto. Antes, por�m, tem que decidir em disputa interna com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quem concorrer� nas elei��es com a bandeira tucana. Nunca esquecendo que A�cio Neves voltou com muito barulho e ter� uma influ�ncia significativa na escolha do candidato do PSDB para disputar o Pal�cio do Planalto.

Mineirinho de 'fala mansa'

Por outro lado, surge em meio � crise do coronav�rus, apesar da press�o para a instala��o da CPI, um "mineirinho de fala mansa", que come�a a crescer no cen�rio pol�tico nacional. � Rodrigo Pacheco (DEM-MG, foto), mineiro de cora��o, que tem movimentado o mundo pol�tico e empresarial juntamente com Arthur Lira (PP-AL), presidente da C�mara, em reuni�es seguidas, principalmente, com lideran�as empresariais e nomes que representam um robusto PIB nacional, em S�o Paulo e outras capitais. H� quem observe que Rodrigo Pacheco pode se credenciar. Ele tem tr�nsito na maioria dos partidos para tentar tamb�m subir a disputada rampa do Pal�cio do Planalto. Nunca esquecendo que o ex-ministro Henrique Mandetta, tamb�m do DEM, vem trabalhando intensamente para disputar a presid�ncia da Rep�blica em 2022.

Coment�rios CORRIGIR TEXTO
Edgar Lisboa
Edgar Lisboa
Not�cias da capital federal e informa��es sobre projetos do Congresso Nacional e medidas do Pal�cio do Planalto, especialmente com interesse do Rio Grande do Sul est�o na coluna Rep�rter Bras�lia. O jornalista Edgar Lisboa traz um resumo di�rio do que de mais importante acontece na tramita��o do Legislativo e na movimenta��o da bancada federal ga�cha.