Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Repórter Brasília

- Publicada em 24 de Junho de 2019 às 03:00

Previdência antes do recesso

O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta construir um acordo para que a votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara seja antes do recesso parlamentar, que começa dia 18 de julho. O deputado tenta pavimentar esse caminho com integrantes do governo.
O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta construir um acordo para que a votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara seja antes do recesso parlamentar, que começa dia 18 de julho. O deputado tenta pavimentar esse caminho com integrantes do governo.
Chega o momento do sim ou não
O deputado federal gaúcho Alceu Moreira (MDB, foto) concorda que a meta de votar a reforma da Previdência antes do recesso parlamentar de julho será alcançada. "Esse processo tem flexibilidade. Chega um momento que o deputado vai ter que votar sim ou não. Ele pode não concordar com tudo, mas também não discorda de tudo. Vai ter que votar", acentuou. "Acho que se consegue chegar aos 308 votos. Está muito bem encaminhado", concluiu.
Aprovação com folga
Também emedebista, o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi acredita na aprovação e adianta que o relatório será aprovado até esta quarta-feira. Na avaliação do parlamentar, "aí vai para plenário e será votado até a primeira quinzena de julho". Perondi, otimista, afirmou que, "na comissão, sim, vamos de 30 votos com folga. Porque são 50, precisa de 25. Vamos passar de 30 com folga, independentemente das modificações. Essa é a meta da comissão, do presidente Rodrigo Maia e dos líderes que ele lidera", afiançou.
Torcida da equipe econômica
Quem está na maior torcida para que a votação aconteça dentro do prazo é a equipe econômica, que depende disso para que as outras medidas de retomada do crescimento econômico andem. O tucano Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, quer completar seu relatório para ser apresentado, com as devidas modificações, logo, para que, quando os parlamentares se reunirem para discutir o texto, ainda nesta semana, as modificações sejam presentadas. Como está acordado, os pilares principais da reforma, como a idade mínima, devem ser mantidos, garantiu o relator. Moreira não quis, no entanto, adiantar quais outras mudanças que acatará em seu parecer.
Redução das taxas de juros
Na opinião do deputado tucano, é da maior importância a apreciação, em Plenário, do projeto, antes do recesso por causa da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que deverá acontecer nos dias 30 e 31 de julho, quando poderá haver uma decisão para reduzir as taxas de juros.
Mobilização para o plenário
Na Comissão Especial, segundo parlamentares e o próprio presidente Marcelo Ramos (PL-AM), há um sentimento de aceitação. Mas para garantir a aprovação em plenário só com uma grande mobilização envolvendo os líderes, que é o que começa a ser feito pelo presidente Rodrigo Maia. Ramos afirmou que há "um apoio tranquilo" na Comissão Especial para aprovar a reforma, mas que os líderes precisam ainda de mais mobilização para garantir a aprovação do tema no plenário da casa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO