Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Pensar a Cidade

- Publicada em 25 de Junho de 2021 às 12:47

Empresários se mobilizam para manter 4º Distrito limpo

Zilda Colossi instala placa com orientação sobre como denunciar focos crônicos de lixo

Zilda Colossi instala placa com orientação sobre como denunciar focos crônicos de lixo


Carlos Kolesny/Divulgação/JC
"Mantenha limpa sua cidade" é o convite feito por moradores e empresários do 4º Distrito, em Porto Alegre, em mensagem pintada em muros próximos a lugares que são focos crônicos de descarte impróprio de resíduos (lixo) nos bairros da região.
"Mantenha limpa sua cidade" é o convite feito por moradores e empresários do 4º Distrito, em Porto Alegre, em mensagem pintada em muros próximos a lugares que são focos crônicos de descarte impróprio de resíduos (lixo) nos bairros da região.
A iniciativa é do empresário Carlos Kolesny, que construiu a placa vazada com os dizeres: "Descarte ilegal gera multa - ligue - denuncie -156", e encerra com a frase que abre o texto. O número 156 é o canal de informação da prefeitura da Capital e caminho para denúncias.
Um ponto é considerado local impróprio para descarte quando o lixo não é depositado em frente a um imóvel. Já o descarte irregular é quando acontece em dia diferente do indicado para a coleta daquele tipo de resíduo ou o depósito de material reciclável nos containers designados para orgânicos e rejeitos.
No caso dos focos, quando o descarte irregular é recorrente, o lugar será considerado um foco crônico. O objetivo com a placa é inibir que se formem e, caso isso ocorra, orientar a população sobre como fazer a denúncia.
Empreendedor do ramo metalúrgico, Kolesny é um entusiasta do cenário cultural e econômico da região e desenvolve o projeto “Seja, sou, somos 4º Distrito”. A mensagem nos muros faz parte do esforço em manter a área limpa e atrativa. "Os órgãos públicos sabem os locais onde são feitos os descartes. Tenho um elogio para a prefeitura: nunca foi tão bem varrido, limpo e recolhido esses descartes irregulares. Mas é um ciclo sem fim: limpa, suja e não acaba", desabafa.
As primeiras placas foram pintadas por ele e por Zilda Colossi, proprietária do Hotel Porto Alegre e figura conhecida por participar de iniciativas pelo desenvolvimento da região. Filha do bairro Navegantes, Zilda conheceu o auge da região, com as fábricas e lojas nas grandes avenidas, e acompanhou a recaída do bairro nas décadas mais recentes.
“O que a gente espera do governo são melhorias na infraestrutura e um pouco mais de vontade em liberar projetos em andamento há anos”, comenta Zilda, fazendo referência ao Masterplan do 4º Distrito. Há grande expectativa entre moradores e empresários dos bairros Como o bairro é “a bola da vez”, nas palavras de Kolesny, está sendo mais visado pelo poder público e por investidores particulares. “Essas ações precisam ter continuidade”, completa Zilda.
Qualquer pessoa interessada pode usar o molde para reproduzir a mensagem. O contato pode ser feito pelo perfil @4DistritoVive no instagram.

Custo dos focos de lixo

Dados do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em 2020 indicavam a existência de 423 focos crônicos na cidade. Em média, o poder público coleta por dia 350 toneladas de resíduos descartados irregularmente nas ruas, calçadas, praças e parques, a um custo mensal para a limpeza de cada foco que pode passar de R$ 4 mil.
O DMLU também informa que em 2020 foram aplicadas 70 multas por descarte irregular de resíduos em focos de lixo. O valor é calculado em Unidade Fiscal Municipal e chegou ao equivalente de R$ 305 mil.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO