Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Pensar a Cidade

- Publicada em 10 de Novembro de 2020 às 21:25

Arquitetos pregam agenda urbana para os candidatos

Habitação e saneamento são responsabilidade das prefeituras

Habitação e saneamento são responsabilidade das prefeituras


/PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Os brasileiros vão às urnas no domingo para a eleição mais atípica da história recente. Adiada para escapar do período mais crítico da pandemia, a eleição ocorre em meio à insegurança gerada pela crise sanitária, tema que pautou campanhas e será o principal desafio das futuras gestões municipais.
Os brasileiros vão às urnas no domingo para a eleição mais atípica da história recente. Adiada para escapar do período mais crítico da pandemia, a eleição ocorre em meio à insegurança gerada pela crise sanitária, tema que pautou campanhas e será o principal desafio das futuras gestões municipais.
E esse problema pode ser enfrentado com planejamento urbano - é o que defendem as representações gaúcha e catarinense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que lançaram carta conjunta com foco em demandas a serem atendidas pelos governos municipais. A motivação está nas "sérias questões enfrentadas nas cidades, como é o caso de toda problemática da Covid-19. Entendemos que a resposta também estará nas cidades", explica Roberta Edelweiss, conselheira do CAU/RS e coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental quando a carta foi elaborada.
Endereçada às candidatas e aos candidatos às prefeituras e Câmaras Municipais, a carta coloca arquitetos e urbanistas como parceiros "para o apoio necessário ao alcance dos objetivos" propostos no documento. Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva classifica a entrega como um momento de diálogo, tanto que não se exige assinatura de compromisso com as pautas da carta. "O maior desafio é fazer com que os gestores entendam que planejamento e projeto são a chave de sucesso de qualquer administração", aponta.
Mais que caminho para uma boa gestão, o planejamento urbano é uma competência dos municípios prevista pela Constituição Federal. Por meio dela, a administração municipal pode atuar em praticamente todas as outras áreas. "O prefeito tem uma série de responsabilidades, como habitação, mobilidade e serviços urbanos Mas o que acontece nas eleições, em geral, é que as discussões giram em torno de educação, saúde e segurança, e raramente algum outro tema aparece", avalia Tiago.
A própria pandemia do novo coronavírus pode ser tomada como exemplo. Este é um problema de saúde pública enfrentado, numa das pontas, com a ampliação no número de leitos hospitalares e compra de respiradores. Na outra ponta está a prevenção do contágio para evitar o adoecimento. Mas, como a recomendação das autoridades de saúde para isso é ficar em casa e lavar as mãos com frequência, Roberta e Tiago lembram que essa condição já exclui a parcela da população que não têm acesso à água tratada em casa.
Seguindo no exemplo, uma forma de atender essa demanda de saúde é atacar a origem do problema com políticas como habitação e saneamento, ou seja, trabalhar na prevenção. Um caminho orientado na carta é via assistência técnica para habitação de interesse social - a Athis, prevista em lei desde 2008, mas ainda desconhecida da maioria dos gestores municipais.
Roberta explica que, como parte do déficit habitacional do Brasil se deve à inadequação dos imóveis - ou seja, imóveis já existentes que não apresentam condições adequadas para a moradia, mas que não demandam necessariamente a construção de novas unidades -, uma reforma pode melhorar o espaço a um custo menor tanto do ponto de vista econômico quanto social. "Muitas vezes construir um banheiro ou abrir uma janela para ter mais ventilação já faz o ambiente ser mais salubre", explica.
A carta completa pode ser acessada em www.caurs.gov.br/cartaaoscandidatos2020.

Diálogo com gestores será permanente

As cartas já foram entregues por representantes do Conselho e de entidades profissionais parceiras em sete municípios, enviadas para representantes partidários e para a Federação das Associações dos Municípios (Famurs). A ação seguirá nas cidades que tiverem segundo turno e o diálogo com futuros gestores será permanente, projeta Fausto Leiria, chefe de gabinete no CAU/RS. A ideia é incorporar o conteúdo da carta nas atividades do Conselho, como o roteiro CAU Mais Perto. 

Live explica pontos da carta

A carta endereçada às candidatas e aos candidatos nas eleições deste ano será tema do CAU Vivo desta quinta-feira, dia 12 de novembro, às 12h. Participam a conselheira do CAU/RS Roberta Edelweiss, o presidente do Saergs, Evandro Medeiros, e o presidente da Asbea-RS, Vicente Brandão. Acompanhe em instagram.com/caursoficial. 

Profissionais escolhem Arquiteto e Urbanista do Ano no RS

Estão abertas as votações para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2020, organizado pelo Sindicato das Arquitetas e dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, profissionais concorrem nas categorias Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis) e Homenagem Póstuma.
Estão aptos a votar todos os arquitetos e urbanistas residentes no Rio Grande do Sul. A votação vai até o dia 20 de novembro. Os premiados serão divulgados no dia 23 de novembro e a cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 26 de novembro, em Porto Alegre, em evento restrito e com horários escalonados para evitar aglomerações.
Confira aqui os indicados e as indicadas deste ano.