Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Pensar a Cidade

- Publicada em 25 de Maio de 2020 às 11:38

'Habitar a quarentena' compartilha relatos e fotos sobre isolamento

Perfil no Instagram compartilha imagens e relatos de quem está passando pelo isolamento

Perfil no Instagram compartilha imagens e relatos de quem está passando pelo isolamento


Natália Henkin/Divulgação/JC
Entender a relação das pessoas com o lugar onde vivem, nesse período de quarentena provocada pela pandemia de Covid-19, motivou a arquiteta e urbanista Camila Thiesen a criar o projeto 'habitar a quarentena', um perfil no Instagram que compartilha imagens e relatos de quem está passando pelo isolamento.
Entender a relação das pessoas com o lugar onde vivem, nesse período de quarentena provocada pela pandemia de Covid-19, motivou a arquiteta e urbanista Camila Thiesen a criar o projeto 'habitar a quarentena', um perfil no Instagram que compartilha imagens e relatos de quem está passando pelo isolamento.
Acompanhar relatos de amigos e familiares fez Camila pensar em como as pessoas fariam para adaptar as atividades antes feitas na rua para o ambiente da casa. Ela mesma passou por isso - embora já trabalhasse em home office antes da paralisação, "as horas que tinha para acompanhamento (de obras) ficaram vazias", revela.
Do insight surgiu a conta na rede social. "Minha ideia é que seja representativo, sair de um perfil próximo ao meu e expandir localidades, formas de morar, realidades", manifesta a criadora. A ideia de reunir e divulgar esses relatos remete ainda a uma vontade antiga de Camila, de  trabalhar com o "tema do morar" num mestrado.
Em conversa com uma professora, contudo, avaliou que quem participasse "não precisaria se encaixar num formulário e, assim como amigos estavam fazendo, é como se estivesse abrindo as portas de casa e contando a situação". A pesquisa, se acontecer depois, será consequência das reflexões, "mas o foco são as trocas do momento", explica.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/05/26/206x137/1_camila_pigatto-9064936.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ecd6968ea139', 'cd_midia':9064936, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/05/26/camila_pigatto-9064936.jpg', 'ds_midia': 'Projeto compartilha relatos e fotos sobre isolamento  Foto nome do arquivo: Camila Pigatto  Crédito foto: Camila Pigatto / divulgação 'habitar a quarentena COLUNA PENSAR A CIDADE', 'ds_midia_credi': 'CAMILA PIGATTO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Projeto compartilha relatos e fotos sobre isolamento  Foto nome do arquivo: Camila Pigatto  Crédito foto: Camila Pigatto / divulgação 'habitar a quarentena COLUNA PENSAR A CIDADE', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '640', 'align': 'Left'}
Imagem da cozinha com o bicho de estimação foi enviada por Camila Pigatto e está nos registros
Com quase dois meses de projeto e mais de 100 relatos, Camila percebe, pelos depoimentos, que as pessoas mudaram de percepção em relação à casa nesse período de quarentena. "Muitas relatam que a casa era lugar de passagem antes e não tinham cuidado com manutenção, investiam em viagem ou trabalho. E quando se viram em casa, tiveram dificuldade de se adaptar", comenta.
Assim, escrever sobre essa relação faz as pessoas também pensarem sobre como enxergam o morar. Pelo lado da arquiteta, o exercício desperta a escuta, própria da profissão, de entender "o que o cliente está dizendo, por mais que não diga. Os relatos do "habitar a quarentena" têm sido isso".
Com a retomada das atividades da construção civil, Camila retorna a um patamar de trabalho próximo ao anterior e manterá o projeto em paralelo. 
A participação é aberta e o material (texto e fotos) deve ser enviado para [email protected]. Mais informações estão na conta do Instagram do projeto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO