Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 02 de outubro de 2018.
Dia Internacional do Notário.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Edição impressa de 02/10/2018. Alterada em 02/10 às 01h00min

Socialismo

A queixa do leitor Mauro Kowalski (Palavra do Leitor, Jornal do Comércio de 26/09/2018) sobre "ataques às pessoas e partidos que têm posições de esquerda" é justa - em parte. Senão vejamos: afirmar que "se a esquerda chegar ao governo vai (...) fechar igrejas e confiscar propriedades" é falacioso porque tivemos 13 anos de governo de esquerda e nada disso ocorreu. Porém, que ditaduras de partido único de esquerda levaram Cuba, Venezuela e Coreia do Norte à miséria e ao caos social é um fato inegável. A China escapou de partilhar o destino da União Soviética (ou seja, cair de podre) porque aprendeu com o fracasso da URSS e passou a flexibilizar os preceitos comunistas de abolição do direito de propriedade e monopólio do Estado dos meios de produção. Ou seja, para escapar do destino inevitável do comunismo, deixou de ser comunista. É inegável o papel importante dos socialistas dentro de um estado democrático de direito. Mas quando se tornam hegemônicos (e frequentemente tentam sabotar a democracia e a liberdade de imprensa para atingir a hegemonia por acreditar que são os únicos conhecedores da verdade absoluta), o resultado é o desastre. (Darlei Worm Jr.)
IPTU
Qual a finalidade deste nosso sistema (Planta do IPTU de Porto Alegre não será atualizada em 2019, Jornal do Comércio, 27/09/2018)? Tributar? Um dos principais projetos do Executivo municipal versa sobre alterações na planta do IPTU. Desenvolver a cidade, reduzir a burocracia, melhorando o ambiente para que novos projetos surjam, nenhuma cogitação. (Alexandro Stein Antunes, Porto Alegre)
Eleições
Não é a política que vai mudar o Brasil. É o Brasil que precisa amadurecer para política. (Lucas Dalfrancis, Vera Cruz/RS)
Sem multidão
Curioso. Nenhum diário de Porto Alegre, o Jornal do Comércio inclusive, publicou o número, nem que fosse aproximado, das pessoas presentes no comício de quinta-feira última. Nem aquela estimativa sempre exagerada dos organizadores do evento. Será por que metade do Largo Glênio Peres não chegou a ser ocupado por barulhentos militantes? E este esquecimento, ou omissão, parece ter sido intencional, porque os jornais que publicaram fotos limitaram-se a closes do palanque, sempre cheio de candidatos e apoiadores sorridentes. (Sérgio Becker, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia