Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 13 de agosto de 2018.
Dia do Economista .

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Edição impressa de 13/08/2018. Alterada em 13/08 às 01h00min

Dívidas do IPVA

Em relação à matéria Dívidas do IPVA serão enviadas para a Serasa (Jornal do Comércio, edição de 09/08/2018), esclareço que constou na parte final do texto que os devedores também podem sofrer cobrança via protesto extrajudicial etc. Cumpre-me esclarecer que o protesto extrajudicial é o meio mais rápido e eficaz para recuperação desses créditos, uma vez que 75% dos títulos apresentados a protesto são solucionados no prazo de três dias úteis, sem muita burocracia. Uma vez protestados, são enviadas informações às entidades de classe, que ficam com todos os dados do protesto cadastrados e daí podem dispor dos mesmos para eventuais consultas. Esclareço ainda que a Consulta Nacional de Protesto pode ser utilizada por qualquer usuário sem custo algum, bastando apenas procurar pelo CPF e ou CNPJ. Na maioria dos tabelionatos de protesto estão instalados tokens destinados a essas consultas gratuitamente. Todos os tabelionatos são fiscalizados pela Corregedoria-Geral da Justiça e, em sendo órgãos oficiais, estão aptos para procederem essas cobranças com rapidez, celeridade e eficiência, e sem nenhum ônus para os apresentantes. (Evandro Nogueira de Azevedo, tabelião de protesto)
Aumento no STF
Incrível como, em meio a tanta falta de dinheiro público, os ministros do Supremo Tribunal federal (STF) decidiram aumentar seus próprios subsídios. Nada contra que eles ganhem bem, mas têm outras vantagens, e o Tesouro Nacional está falido, com um brutal déficit há anos. O funcionalismo não recebe reajustes. Mas, como sempre, "a camada de cima" trata dos seus problemas, e o resto dos brasileiros que se lixe. Uma atitude vergonhosa. (Neide Aparecida, Porto Alegre)
Debate na TV
Debate insosso, mas boa promoção e iniciativa da TV Bandeirantes, mas apenas com os candidatos com menor apelo atacando justamente os de melhor colocação nas pesquisas, casos de Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB). Dessa maneira, em vez de prejudicar os adversários, acabaram por indicar que eles são mesmo os favoritos para presidente. (Júlio Ferraz, Porto Alegre)
Debate na TV II
Minha percepção é que faltou energia nesse debate! Faltou reflexão, pessoas que façam a gente pensar, ponderar. O que foi isso gente? O mesmo do mesmo! Henrique Meirelles (MDB), insignificante. Álvaro Dias (Podemos) querendo emplacar o discurso anticorrupção. Geraldo Alckmin com o mesmo discurso de sempre. Marina Silva (Rede) simplesmente não convence mais, Guilherme Boulos (PSOL) - senti falta da Luciana Genro, e olha que gosto dele - e Ciro Gomes (PDT), até o Ciro, sempre aguerrido, estavam medindo as palavras. Jair Bolsonaro e Cabo Daciolo (Patriota), me nego a comentar! Debate chato e enfadonho! Ou será que sou eu que perdi a paciência? Será que estamos mais seletivos ou é apenas descrença? (Adriana Farias, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian Bueno 13/08/2018 06h41min
Será Que o Papai Colorado é o Maior!!! Tomara que os Papais Jogadores do Internacional, consigam nos presentear tremendamente com aquela treinada e sonhada atuação, para todos comemorar mais uma maravilhosa vitória fora de casa. O time Colorado aos poucos foi atingindo um crescimento com um padrão de desempenho, que lhe deu a condição de chegar no G4, e ficar por ali rodada após rodada. Creio que aos poucos todos os jogadores do Inter irão querer conquistar a liderança desta competitiva Série A, para ser mais respeitados dentro de campo e aqui nas redes sociais. Temos um plantel que não enchem nossos olhos de encanto, durante a partida, mas as vitórias estão acontecendo, e isto que importa para quem deseja conquistar a Séria A. Este jogo contra o Tricolor Carioca será mais um, que o adversário jogará muito pressionado pela a sua nervosa torcida, e isto será um fator determinante para eles e para nós Colorados. Caso esta pressão das cadeiras do Maracanã não tenha retorno dentro de campo nos primeiros 15 minutos de jogo, o desempenho dos jogadores do Fluminense poderá ficar prejudicado. Este é jogo para os escolhidos do Técnico Odair, mostrarem que realmente estão focados, entrosados e afim de jogo, não dando espaço e jogando muita bola para liquidar a partida em lances de ataques precisos e pontuais. Estamos quase atingindo o nosso objetivo de não sair mais do G4, por isto não podemos temer os nossos adversários, mas precisamos manter um GRANDIOSO PADRÃO DE VITÓRIAS. Abs. Dorian Bueno, POA, 13.08.2018