Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião Econômica

- Publicada em 04 de Fevereiro de 2020 às 21:29

O preço bom

Helio Beltrão

Helio Beltrão


/JC
Helio Beltrão
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/14/206x137/1_helio_beltrao-8871105.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5da4d77f66e9d', 'cd_midia':8871105, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/10/14/helio_beltrao-8871105.jpg', 'ds_midia': 'Opinião Econômica - Helio Beltrão', 'ds_midia_credi': 'ARQUIVO FOLHAPRESS/ARTE JC', 'ds_midia_titlo': 'Opinião Econômica - Helio Beltrão', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Engenheiro com especialização em finanças e MBA na Universidade Columbia, é presidente do Instituto Mises Brasil
O ano de 2020 começou com desastres no mundo e no Brasil: um dos piores incêndios florestais da história da Austrália, o violento surto de coronavírus, enchentes em Minas Gerais.
Em tragédias, a população corre para se abastecer de bens básicos, como água mineral, combustível, enlatados. Na sequência do desastre, tais bens tendem a desaparecer por causa da demanda imprevisível.
Com a procura súbita, os preços sobem e, gradualmente, restabelecem o suprimento adequado. Se o governo interfere nos preços, o transtorno da falta do produto pode se estender.
É o que pode ocorrer com as máscaras da categoria N95, caso o surto de coronavírus cause mortes no Brasil. O coronavírus ataca violentamente as vias respiratórias e se transmite usualmente por via aérea por meio das gotículas que infectados expelem ao espirrar ou tossir.
As máscaras, que filtram no mínimo 95% das partículas de até 0,3 mícron, são recomendadas aos profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa como prevenção contra infecção durante assistência a casos suspeitos.
Em vários países não asiáticos, as máscaras N95 estão em falta. Em outros, pelo menos por enquanto, em geral, as máscaras estão disponíveis a um preço um pouco mais alto do que há um mês, caso do Brasil.
O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor proíbe a elevação sem justa causa do preço de produtos ou serviços, em uma tradição de nossa legislação em coibir os chamados "abusos de poder econômico".
Foi o caso do comerciante mineiro detido por aumentar o preço dos ovos durante a greve dos caminhoneiros, que pode sofrer pena de até dois anos de prisão caso condenado. Donos de postos de gasolina também foram autuados e multados naquela ocasião.
A proibição do aumento de preços parece resguardar o consumidor, mas é justamente o contrário: o caso clássico da lei bem-intencionada que gera danos não previstos.
Quando o preço não pode ser aumentado, há fila, racionamento, especulação e mercado negro. É racional que a dona de casa, por precaução, compre mais do que precise. Se a tragédia vier a ser mais branda que o previsto, essa dona de casa terá impossibilitado outros de consumir. O comerciante, por sua vez, preferirá estocar ou esconder para uma melhor venda futura. Os consumidores perdem!
O sistema de preços funciona como sinais de trânsito que indicam aos comerciantes onde há bens em excesso e onde há escassez. Quando a água mineral some após um desastre, caso do Rio em razão da água suja da Cedae, comerciantes são incentivados a trazer água de outros locais e obter lucro como contrapartida à prestação deste serviço social urgente.
Um cidadão que vive a algumas horas de distância pode se voluntariar a levar água em seu carro caso, por suposição, recupere seus gastos com combustível com o preço vigente da água, mesmo que maior que aquele praticado antes do desastre. É justo e moral.
Adicionalmente, o preço mais alto encoraja a economia de água e a troca por outra bebida, liberando produto para os afetados.
Como os pós-escolásticos da Escola de Salamanca apontaram no século XVI, o preço mais justo é o preço do mercado, pois maximiza o benefício social.
Logo depois de o furacão Katrina destruir os diques que protegiam Nova Orleans e matar 1,5 mil pessoas, um comerciante de outro estado levou um caminhão de gelo para abastecer as vítimas. Vendia por US$ 10, três vezes o preço normal. A fila era enorme. Alguém acionou a polícia, que apreendeu o caminhão por prática de preço abusivo.
A reação dos que estavam na fila? Aplausos efusivos, e nada mais de gelo. Humano, demasiadamente humano.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO