Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 19 de Agosto de 2021 às 16:29

A presença dos leigos na vida eclesial e na sociedade

Por Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Por Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Neste final de semana, queremos homenagear a presença dos leigos na sociedade e na vida da Igreja. Eles são sinal de pertença cristã e são chamados a serem “sal da terra” e “luz no mundo”, vivendo o espírito de santidade e herdeiros da fé em Cristo.
Como disse o Papa Francisco, “os leigos estão na linha de frente da vida da Igreja. Necessitamos de seu testemunho sobre a verdade do Evangelho e de seu exemplo ao expressar sua fé com a prática da solidariedade. Agradeçamos pelos leigos que arriscam, que não têm medo, e que dão motivos de esperança aos mais pobres, excluídos e marginalizados. Peçamos juntos (...) que os fiéis leigos realizem a sua missão específica, a missão que receberam no batismo, colocando sua criatividade à serviço dos desafios do mundo atual.”
Os leigos tornam-se cada vez mais importantes e influentes no seio da vida eclesial e da sociedade em si porque, desde o Concílio Vaticano II (1965-1967), gozam de igualdade em relação ao clero, em termos de dignidade e com funções específicas na dinâmica do cotidiano, na ação evangelizadora e missionária da vida de nossas comunidades, paróquias e dioceses.
Desde então, os leigos tornam-se, por exemplo, acólitos, leitores, catequistas, animadores na liturgia e canto litúrgico, na administração, nos conselhos de pastoral paroquial e assuntos econômicos, na formação, nos serviços e ações sociais e transformadoras, nos conselhos municipais, projetos sociais, diaconias, como ministros da Palavra e da Sagrada Eucaristia, das Exéquias. Muitos têm colaborado ainda com gratidão na manutenção das estruturas eclesiais e sociais, na conservação e limpeza, no dízimo, como agentes de saúde em nossos ambientes, animadores de grupos de famílias, empenhando-se na visitação e acompanhamento junto à pessoa idosa, aos jovens, às crianças, aos encarcerados, aos moradores de rua, fazendas terapêuticas e tantas outras iniciativas, diante da missão e evangelização da pessoa em vista do bem comum - onde “todos somos irmãos”, necessitados de cuidado e acompanhamento.
Na atualidade, os leigos são confirmados como sujeitos eclesiais e, sendo assim, não são uma realidade pronta, mas dom que se faz compromisso permanente e é corresponsável, em sintonia com toda a vida eclesial e social.
Nossa gratidão a todos que, como fermento de santificação no seio do mundo, brilham com seu testemunho de fé, de esperança, e aperfeiçoam seus talentos e iniciativas, assumindo por convicção a comunicação do Evangelho. Todo este trabalho tem despertado em meio ao povo, educação e vida plena para todos, em especial aos mais frágeis e necessitados de acolhida.
Após 6 anos de trabalho na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar é empossado arcebispo de Santa Maria - Foi realizada no último final de semana, 14 e 15 de agosto, a posse canônica de Dom Leomar Brustolin como o segundo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, substituindo dom Hélio Adelar Rubert que teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. A cerimônia, que contou com a presença de Dom Jaime Spengler, Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley Kummer, representando a sinodalidade e fraternidade diante da nova missão recebida por Dom Leomar, aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria. A celebração iniciou com a procissão de inúmeros bispos do Rio Grande do Sul e alguns de fora do Estado, além do clero da Arquidiocese de Santa Maria e alguns presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Porto Alegre. Em seguida, Dom Hélio saudou os presentes e realizou a passagem do Báculo, como sinal da mudança do governo daquela Igreja local. Em sua primeira homilia, o novo arcebispo expressou sua expectativa e apresentou seu projeto que "terá o Cristo como primeiro", como definiu Dom Leomar. Acesse o link e saiba mais: https://bit.ly/3k4fUZe
Haiti: missionárias brasileiras falam da situação de miséria e necessidade no país - Pelo menos 1.900 mortos e 6.900 feridos são os últimos números oficiais do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o sul do Haiti no sábado (14). Entre os mortos estão dois sacerdotes e entre os feridos está o cardeal Chibly Langlois. A Igreja latino-americana, assim como a Igreja universal, mostrou desde o início sua solidariedade, sua oração e sua disponibilidade para ajudar uma população duramente atingida pela pobreza, pela violência, o que levou ao assassinato do presidente do país em 7 de julho, e agora um terremoto que causou grande destruição. A congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundada no Brasil por Bárbara Maix, está presente no Haiti desde 1987. Atualmente, elas têm duas comunidades, em Jeremie e Okay, na região onde ocorreu o epicentro do terremoto e onde as consequências foram mais graves, semeando um panorama de morte e destruição. Veja o que dizem as missionárias, sobre a situação naquele país, em uma entrevista para o site Vatican News: https://bit.ly/3malMD3
Em vídeo, Papa Francisco convida a vacinar-se contra o Coronavírus - “Com espírito fraterno, uno-me a esta mensagem de esperança por um futuro mais luminoso. Graças a Deus e ao trabalho de muitos, hoje temos vacinas para nos proteger da Covid-19. Elas dão a esperança de acabar com a pandemia, mas somente se elas estiverem disponíveis para todos e se colaborarmos uns com os outros.” É o que afirma o Santo Padre numa mensagem em vídeo aos povos latino-americanos, lançando um apelo à consciência de cada um fazendo votos de uma atitude responsável para enfrentar juntos a pandemia. Acesse o link e assista: https://youtu.be/S_R5w2NLmQk
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO