Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 14 de Julho de 2021 às 20:55

Velhice

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A partir de janeiro de 2022, a velhice será tratada como doença, pela Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Esta decisão, marcada por subjetivismo, é fator de discriminação de pessoas pela idade, com impacto sobre as políticas públicas.
Há de se considerar possíveis interesses de grupos econômicos, da indústria do antienvelhecimento, dos operadores de planos de saúde e do próprio mercado de trabalho. Pode-se imaginar que não faltará quem se valerá de semelhante decisão para prescrever medicamentos, intervenções e supostos tratamentos com o pretexto de deter o avanço do envelhecimento.
O envelhecimento da pessoa acontece a cada dia, oportunizando proceder diferente e fazer a diferença, na medida em que vai integrando as mudanças fisiológicas que o tempo impõe ao próprio corpo. O envelhecer é parte integrante da existência humana.
“Nascer é uma possibilidade, viver é um risco, envelhecer é um privilégio” (M. Quintana). A velhice é um tempo singular, vivido de modo singular. Os idosos “são o exemplo de conexão entre as gerações, uma riqueza para o bem-estar da família e de toda a sociedade (...). Eles constituem uma importante escola de vida, capaz de transmitir valores e tradições e favorecer o crescimento dos mais jovens, os quais desse modo aprendem a buscar não somente o próprio bem, mas também o de outrem” (CDSI, 222).
Na data de 26 de julho, comemora-se o Dia dos Avós, referência à memória de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus Cristo. A comemoração é oportunidade para responder à intimação da poetisa: “convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo (...). Lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça, digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor” (C. Coralina).
Missa celebra envio de Dom Leomar Brustolin à Arquidiocese de Santa Maria - A Arquidiocese de Porto Alegre celebra no próximo dia 24 de julho, às 15h, na Catedral Metropolitana, missa de Ação de Graças pelo trabalho pastoral realizado nesta Igreja e envio, de Dom Leomar Brustolin, para a sua nova missão em Santa Maria (RS). A missa terá transmissão ao vivo pelos canais da Arquidiocese no Facebook e YouTube. No dia 15 de agosto, em Santa Maria, será realizada a posse canônica do novo arcebispo, às 10h da manhã. A cerimônia será no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Devido à pandemia, o acesso será restrito, mas será possível acompanhar pelos canais Rede Vida de Televisão, Facebook da Arquidiocese de Santa Maria, YouTube da Basílica da Medianeira e Rádio Medianeira, FM 102.7. Dom Leomar Antônio Brustolin foi nomeado arcebispo de Santa Maria no dia 2 de junho de 2021, em substituição a Dom Hélio Adelar Rupert, agora arcebispo emérito.
CNBB emite nota sobre denúncias de prevaricação e corrupção - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota no dia 9 de julho, sobre o momento atual da conjuntura brasileira. No documento, a instituição reafirma, por meio de sua presidência, a necessidade de “defender as vidas ameaçadas, os direitos respeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade”. Na avaliação da CNBB, a sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. “A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19”, diz um trecho da nota. A CNBB, na nota, “apoia e conclama as instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”. Confira, acessando o link ao lado, a íntegra do documento: https://bit.ly/3yJHL6W.
Papa deixa hospital e reza pelos doentes na Basílica de Santa Maria Maior - O Papa Francisco recebeu alta do Hospital Agostino Gemelli, na manhã de quarta-feira (14), assim confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. O Pontífice deixou a Policlínica pouco depois das 10h30 locais e antes de regressar para a Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa foi até à Basílica de Santa Maria Maior. Ali, de acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, diante da Virgem “Salus Populi Romani” Francisco agradeceu pelo bom êxito da sua cirurgia e dirigiu a Nossa Senhora uma oração por todos os doentes, especialmente por aqueles que o Papa encontrou durante os dias de sua internação. Pouco antes das 12h, voltou para a Casa Santa Marta.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO