Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 07 de Julho de 2021 às 21:13

A verdade liberta!

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Após um século de rápidas transformações, estamos experimentando uma mudança de época. São tempos novos nos quais se constatam avanços e conquistas no mundo da ciência e da técnica, que deveriam promover melhores condições de vida, conforto e bem-estar para o maior número possível de pessoas.
A pandemia do novo coronavírus, que está deixando atrás de si um lastro de dor e de morte, afetou de forma contundente os critérios de compreensão e os valores fundamentais a partir dos quais se estabelecia ações e promovia relações sociais, econômicas, políticas e também religiosas. A tragédia sanitária da COVID-19 acelerou a necessidade urgente de rever a forma de conduzir a economia, de promover a vida em sociedade e cuidar da Casa Comum.
Entretanto, em meio a tensões e expectativas, o que virá já começa a preocupar.
O dilema que se impôs, segundo o qual ou se priorizava o combate à pandemia, ou se priorizava o crescimento econômico e os empregos, não se mostrou verdadeiro: a crise sanitária e a crise econômica estão fundamentalmente relacionadas. A falta de compreensão deste falso paradigma por parte de setores políticos, econômicos e empresariais continua produzindo desemprego, desigualdade, fome, miséria, desesperança e morte.
Constatam-se atitudes de desrespeito pelo povo, compreensões econômicas que não consideram a pessoa humana e o direito natural à vida digna, a irracionalidade de expressões da cultura midiática, ideologias que desejam impor a todos noções confusas sobre sexualidade humana, família e matrimônio.
O pensamento e a ousadia intelectual tornaram-se insuportáveis para muitas pessoas, atingindo inclusive instituições; e isso causa, no mínimo, preocupação. A ignorância, o ódio à inteligência, ao conhecimento, à ciência, ao discernimento e a falta de bom senso está pautando comportamentos e realizações em setores da vida em sociedade. Quando se busca exercer o poder manipulando o campo do saber ao bel prazer, então se faz necessário coragem para promover a verdade que liberta – dever de todos que anseiam por tempos melhores.
Encontro Vocacional Feminino Ruah será realizado no dia 18 - O Encontro Vocacional Feminino Ruah, da Arquidiocese de Porto Alegre, promove no dia 18 de julho um momento presencial. A paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Alvorada, acolherá o grupo às 10h da manhã, com o tema “O seguimento de Jesus”. Interessadas devem confirmar presença pelo whatsapp (51) 99215-1774. No Facebook (@ruahgravatai) e Instagram (ruaharquipoa) é possível conhecer um pouco mais sobre a iniciativa. O Ruah é um encontro feminino para adolescentes e jovens que desejam descobrir e discernir a sua vocação.
Casa Fraternitas São João de Deus, da Fraternidade “O Caminho”, precisa de ajuda - A Casa Fraternitas São João de Deus (localizada no Centro Histórico) está precisando da sua ajuda. Os freis da “Fraternidade o Caminho”, que ofertam aos moradores de rua de Porto Alegre refeições, roupas e cuidados higiênicos, pedem a colaboração de todos por meio de doação de alimentos e agasalhos e materiais de higiene e limpeza. Para contribuir com a campanha permanente, é possível doar os itens abaixo: agasalhos (cobertores, blusas de frio, calças de frio, meias, toucas, luvas etc); alimentos (margarina, leite, carnes, açúcar, temperos como cebola e alho, feijão, óleo etc); produtos de higiene e limpeza. As doações são aceitas diariamente na Casa Fraternitas São João de Deus, localizada na Rua Duque de Caxias, 380, no Centro de Porto Alegre. Os Freis também realizam tratamento terapêutico gratuito para recuperação de dependentes de drogas e álcool. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: (51) 3234-2869 e (51) 98932-9467.
Francisco agradece pelas muitas mensagens e orações - Em sua conta no Twitter, o Papa Francisco agradece a todos aqueles que expressaram proximidade durante sua internação no Hospital Gemelli, em Roma. Saudações de líderes religiosos, chefes de Estado e de Governo, religiosos e fiéis de todo o mundo. “Fiquei tocado pelas tantas mensagens e pelo afeto recebido nestes dias. Agradeço a todos pela proximidade e oração”, é a mensagem de agradecimento do Papa Francisco em um tuíte. Concluiu-se à noite de 4 de julho, a cirurgia à qual foi submetido o Papa Francisco. O Santo Padre, internado no Hospital A. Gemelli, foi submetido a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon. O Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO