Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 16 de Junho de 2021 às 19:30

'Onde estás?'

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Nestes tempos complexos, marcado por contradições variadas, e necessitado da promoção espaços e tempos de diálogo, vale a pena recordar uma deliciosa história contada por Martin Buber:
“Um certo rabino foi caluniado junto às autoridades de sua fé; a acusação dizia que sua doutrina era herética e sua conduta condenável. Por isso, foi lançado no cárcere. Um dia, enquanto aguardava o momento de comparecer junto ao juiz, o carcereiro entrou na cela. Diante da face firme e imóvel do rabino que concentrado não havia percebido a presença desse homem, o carcereiro intuiu a qualidade humana desse prisioneiro.
Começou a conversar com ele e não teve medo de lançar questões difíceis que encontrou lendo as Escrituras. Por fim perguntou:
- Como se deve interpretar que Deus onisciente pergunte a Adão: ‘onde estás’?
- Crês - perguntou o rabino - que a Escritura é eterna e que abraça todos os tempos, todas as gerações e todos os indivíduos?
- Sim, creio! - respondeu o carcereiro.
- Pois bem - disse o rabino - em todos os tempos Deus interpela cada homem: ‘Onde estás no teu mundo? Dos dias e anos concedidos a ti, já se passaram muitos: nesse tempo, tu, até onde chegaste no teu mundo?’. Deus disse, por exemplo: ‘Eis que já se passaram 46 anos de tua vida? Onde te encontras?’
Ao ouvir o número exato de sua idade, o carcereiro mal e mal pode se controlar; pousou a mão sobre o ombro do rabi e disse: ‘Bravo’, mas seu coração tremia.”
A história é simples. No entanto, sugere reflexão. O rabino não explica a passagem bíblica, mas a usa para lançar uma admoestação e um questionamento ao carcereiro; ele reprova o modo como ele havia vivido até aquele momento, isto é, sem sinceridade, superficialmente e sem responsabilidade. A pergunta objetiva do carcereiro recebe uma resposta pessoal, ou melhor, uma admoestação de caráter pessoal.
Há no ser humano a tendência a se esconder, pois todo homem, à semelhança de Adão, tende a se retrair diante da responsabilidade na vida. Escondendo-se do vulto de Deus, ele tende a cair na falsidade. Contudo, Aquele que tudo vê, vigia! O ser humano não pode esconder-se de Seu olhar. Escondendo-se de Deus, o ser humano esconde-se de si mesmo.
Esta bela história contada por M. Buber não estaria apontando uma inclinação atualmente presente em amplos setores da sociedade?
CNBB prepara mobilização para homenagear 500 mil mortos pelo novo coronavírus - O Brasil se aproxima da lamentável marca de 500 mil pessoas vítimas do novo coronavírus. Nesse contexto de luto, perdas e necessidade de esperança e consolo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara orações, homenagens e mobilizações sociais para fazer memória de tantos brasileiros e brasileiras que partiram e para ressaltar a mensagem de que “toda vida importa”. A triste marca deve ser alcançada no próximo sábado, 19 de junho. Leia a matéria completa: https://www.cnbb.org.br/toda-vida-importa-cnbb-prepara-homenagem-500-mil-mortos-pelo-novo-coronavirus/.
O Papa: a pobreza não é fruto do destino, é consequência do egoísmo - Para o V Dia Mundial dos Pobres que será celebrada no próximo dia 14 de novembro o Papa Francisco apresentou a sua mensagem que inicia com as palavras: “Sempre tereis pobres entre vós” do Evangelho de São Marcos. “É decisivo dar vida a processos de desenvolvimento onde se valorizem as capacidades de todos, para que a complementaridade das competências e a diversidade das funções conduzam a um recurso comum de participação”. Leia mais: https://www.arquipoa.com/noticias/conheca-a-mensagem-do-papa-francisco-para-o-v-dia-mundial-dos-pobres.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO