Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 09 de junho de 2021.
Dia do Porteiro. Dia do Tenista.
Porto Alegre,
quarta-feira, 09 de junho de 2021.

Alterada em 09/06 às 23h41min

A Palavra ilumina

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus passos” (Sl 119,105). Esta afirmação do salmista pode ser assumida como um programa de vida.
Os discípulos do Crucificado-Ressuscitado são convidados a ter consigo a Palavra do Senhor como alguém que carrega um bebê nos braços, com afeto e reverência, de modo que ela seja, de fato, luz nos caminhos da vida.
Vivemos um tempo dominado pela cultura urbana. Neste contexto sócio-cultural não há mais como tomar por pressuposta a compreensão e a aceitação de Jesus Cristo. Faz-se necessário propor processos de reiniciação contínua à vida cristã. Tal situação requer coragem e ousadia para passar de uma pastoral de conservação ou manutenção para uma pastoral decididamente missionária. Como proceder?
Sentimos a urgente necessidade de nos educar para a escuta da Palavra. Sintonizados nela podemos acolher as aspirações, expectativas, esperanças e dores dos homens e mulheres do nosso tempo.
Não se pode esquecer que a característica do cristão se encontra na experiência vivida em comunidade e que desde os primeiros séculos gerou fascínio e força para viver.
A comunidade é lugar privilegiado de encontro fraterno. Nela o discípulo do Senhor se sente irmão. Nada que diga respeito à alegria e à dor do outro lhe é indiferente.
“A Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela” (Bento XVI). Essa centralidade da Palavra na vida das comunidades cristãs é fundamental para a identificação e configuração com o “Verbo que se fez carne” (Jo 1,14).
O antigo e sempre atual método da Leitura orante da Palavra, que pode ser aplicado individualmente, mas preferencialmente em pequenos grupos de pessoas, é um meio privilegiado de intimidade com a Palavra.
Abrindo o coração, permitindo que ela ilumine a mente, nutra o espírito, encoraje o testemunho pessoal e ilumine nossos passos, estaremos certamente contribuindo para a construção do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, colaborando para deixar o nosso mundo um pouco melhor para as futuras gerações.
Mensageiro da Caridade inicia Campanha do Agasalho - O Mensageiro da Caridade, serviço social da Arquidiocese de Porto Alegre, inicia a sua Campanha do Agasalho 2021. Donativos como roupas, cobertores e calçados podem ser entregues na sede do Mensageiro, localizada na Av. Ipiranga, 1145, bairro Azenha, capital. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A entrega deve ser feita pela rua lateral (Rua Zero Hora, sem nº) no portão de entrada e saída dos caminhões. Outras informações pelo telefone (51) 3223.2555, das 12h às 18h.
Assembleia de Bispos do RS acontece no formato online - Na última terça-feira (8) iniciou no ambiente virtual os encontros dos arce/bispos do Rio Grande do Sul, alternativa encontrada para seguir a animação pastoral e a articulação da Igreja desde março do ano passado. Em 2020, entretanto, o contexto era ainda mais incerto e poucos estavam adaptados a este novo espaço, motivos pelos quais o Regional Sul 3 optou – assim como a CNBB – pelo cancelamento de sua assembleia. O encontro online será ampliado no final desta semana, nos dias 10 e 11, com a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), portanto precedida pelos encontros do Conselho Episcopal Regional (CONSER) e pelo encontro dos arce/bispos com os superiores e as superioras Provinciais dos Religiosos e Religiosas no Rio Grande do Sul (CRB/RS). O tema escolhido para a ARAE deste ano é “Comunidades Eclesiais Missionárias”, conforme a motivação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Durante os dois dias de assembleia, os participantes serão provocados a refletir justamente sobre a formação de discípulos missionários, a partir da partilha de experiências já existentes e da identificação de novos caminhos possíveis. Outro ponto da pauta do encontro é a partilha das dificuldades, desafios e sonhos dos organismos e das pastorais no Regional.
36ª Semana do Migrante será realizada de 13 a 20 de junho - A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB e o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) lançam o Cartaz e o Texto Base que servirão de subsídios para as ações da 36ª Semana do Migrante, que será realizada de 13 a 20 de junho, com o tema “Migração e diálogo”. Já o lema, traz o questionamento “Quem bate à nossa porta?”. “Abordar essa temática significa estar disposto a ser uma Igreja em saída, sempre. Querer dialogar é sinônimo de quem se abre para a não intransigência. É estar aberto a viver com os diferentes. É criar cenários que propiciem soluções eficazes a partir do diálogo e de uma atitude desprovida de autoritarismos”, afirma dom José Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE), presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e referencial do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, que assina a apresentação do Texto Base. O Texto Base provoca à reflexão, a dimensão do diálogo e a riqueza cultural no processo migratório, mas lembra, também, que essa dinâmica pode acirrar os ânimos do rechaço ao diferente, ao outro, à outra. “A migração, por si só, é já uma abertura ao diálogo. Querendo ou não, o ato de migrar provoca um potencial confronto dialógico. Pôr-se a caminho equivale a pavimentar a via para um intercâmbio entre diferentes expressões culturais e valores. Deslocar-se pressupõe ou estimula troca de valores”, traz o texto. Para baixar o material como o texto base, acesse o link: https://bit.ly/3waSbLF
Comentários CORRIGIR TEXTO
Dom Jaime Spengler
Dom Jaime Spengler
A Arquidiocese de Porto Alegre renova sua tradicional coluna no Jornal do Comércio, antes intitulada "A Voz do Pastor", e passa a chamá-la "Olhar da Fé", com publicação exclusiva na versão online do veículo. Todas as quintas-feiras, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, ou um dos bispos auxiliares trarão a visão do sagrado sobre temas importantes para a sociedade.