Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 22 de Abril de 2021 às 19:02

A Palavra armou tenda entre nós

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A Igreja sempre e de novo nos recorda a dignidade e a nobreza da Palavra. Ela cumpre sua missão evangelizadora sempre que se coloca na escuta de seu Senhor. Ele mesmo é a pronúncia viva do Altíssimo. Por isso, a Igreja se alimenta da Palavra, compartilhando-a com a humanidade faminta.
A experiência de encontro com a Palavra sustenta a Igreja, tornando-a sempre mais acolhedora daquilo que o Espírito tem a lhe dizer (Ap 2,7), conduzindo-a pelas estradas do mundo para cumprir sua missão.
A experiência do encontro é fundamental para a experiência cristã. Bento XVI expressou isto de forma magistral: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”. Na base da vida cristã, está, pois, a alegria do encontro com a Palavra. Ela não é, em primeiro lugar, texto, livro, mas, uma pessoa: Jesus Cristo.
O encontro com a Palavra faz novas todas as coisas. A Sagrada Escritura em distintos momentos da história, em diversas situações e diferentes linguagens, apresenta-a como eficaz, que age, julga, separa, salva, gera e faz crescer.
A decisão, a disciplina e o método são auxílio precioso para cultivar uma salutar relação com a “Palavra que se fez carne”. Assim procedendo, somos despertados para o que significa deixar-se atingir pela Palavra, conhecê-la sempre mais, amá-la de forma resoluta e segui-la com ânimo jovial. Neste caminho, vamos percebendo que necessitamos de irmãos e irmãs. A própria Palavra põe em movimento o mecanismo da comunidade.
A comunidade é o lugar privilegiado de encontro com a Palavra. Ali vamos percebendo que ela não pertence a uma pessoa, mas se destina a pessoas que, juntas, procuram vivê-la, sem desconsiderar os defeitos, limites, fragilidades e contradições de cada um.
A Palavra “armou tenda entre nós”. Tenda é lugar de abrigo, proteção, encontro! Assim, do encontro de irmãos e irmãs que sob ela se abrigam, lendo-a, rezando-a, meditando-a e dela alimentando-se despontam as sendas para a nossa colaboração na construção do Reino de Deus e sua justiça.
Posse do pároco em Cerro Grande do Sul - A Arquidiocese de Porto Alegre realiza neste sábado (24), às 19h, a posse do novo pároco da Paróquia São José da Fortaleza, localizada na cidade de Cerro Grande do Sul (RS). O padre Milton Jacó Krindges foi nomeado pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, no dia 12 de abril. A missa terá transmissão ao vivo pelo facebook da paróquia (facebook.com/paroquiasaojosedafortaleza).
Arcebispo metropolitano celebra missa especial, neste domingo (25), na Catedral Mãe de Deus - No próximo domingo (25), o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, celebra a missa especial pelas pessoas com doenças raras e às vítimas do COVID-19, e em homenagem aos profissionais da saúde, em especial aos que estão atuando neste tempo de pandemia. A bênção da saúde será realizada a partir das 9h45 da manhã, seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias no combate ao coronavírus. A celebração também poderá ser acompanhada pelos canais no Facebook da Catedral Mãe de Deus.
Dia da Terra: "Estamos no limite. É hora de agir", afirma o Papa - Uma videomensagem do Papa foi transmitida no Encontro organizado por ocasião do Dia Internacional da Terra, celebrado nesta quinta-feira (22). Não temos mais tempo para perder, como demonstram duas catástrofes globais: o clima e a Covid. Na videomensagem em espanhol, Francisco renova seu convite a agir para preservar o meio ambiente. A mensagem tem início com um apelo para não deixar cair no esquecimento as já conhecidas recomendações para tutelar o planeta. “Há tempos estamos nos conscientizando sempre mais de que a natureza merece ser protegida, também pelo simples fato de que as interações humanas com a biodiversidade de Deus devem ocorrer com a máxima atenção e com respeito. Aspectos estes que se tornaram ainda mais evidentes com a pandemia." Francisco menciona o que aconteceu quando, por causa das excepcionais restrições impostas por governos nacionais para controlar a crise, o mundo mudou de ritmo. Para o Santo Padre, tratou-se de um modo “tristemente positivo” de perceber o impacto da desaceleração na natureza e nas mudanças climáticas, mesmo que por poucos meses. Em outras palavras, a mudança exige o comprometimento de todos, de formas múltiplas, mas inequivocáveis. O Papa cita um antigo ditado espanhol: "Deus perdoa sempre, os homens perdoam de vez em quando, a natureza jamais perdoa". E quando tem início esta destruição da natureza, é muito difícil parar. “Mas ainda estamos em tempo”, afirma confiante Francisco. E seremos mais resilientes se trabalharmos juntos ao invés de fazê-lo sozinhos. Para o Pontífice, a adversidade que estamos vivendo com a pandemia, e que já sentimos na mudança climática, deve nos impulsionar a inovar, a inventar, a buscar novos caminhos. De uma crise não se sai iguais, repetiu. Saímos melhores ou piores. “Este é o desafio. E se não sairmos melhores, percorreremos um caminho de autodestruição”, adverte. A humanidade, portanto, pode mudar o decurso dos eventos para proteger a Criação. Francisco renova seu apelo a todos os líderes do mundo para que atuem com coragem, com justiça e digam sempre a verdade às pessoas, para que saibam como se proteger da destruição do planeta e como proteger o planeta da destruição.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO