Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 18 de Novembro de 2020 às 22:34

Exigências do nosso tempo

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A sociedade está sofrendo um processo de metamorfose, sem saber para onde caminha e sem conhecer o novo que deve surgir. Até um tempo recente, o centro dos debates nas diversas instâncias da sociedade era marcado pelos desafios das mutações climáticas, da especulação financeira, dos organismos geneticamente modificáveis, da energia nuclear, do uso de pesticidas para a saúde e o ambiente, dos fundamentalismos religiosos e políticos. Certamente tais desafios continuam exigindo decisões sócio-políticas. No entanto, recentemente se instalou entre nós um vírus, que expôs de forma contundente aqueles desafios, exigindo ainda mais rigor e determinação não só na busca de meios para fazer frente aos riscos que o novo coronavírus representa para a humanidade, como também coragem para analisar rigorosamente possíveis causas de tal situação.
Atualmente, há um empenho gigantesco para encontrar uma vacina capaz de atender a todos. Tal esforço é digno de reconhecimento; é uma necessidade vital. No entanto, há uma nova antropologia sendo forjada no bojo da sociedade, que escancara limites não reconhecidos até um passado recente: a solidão de muitos, o isolamento de outros tantos, a exclusão de um número considerável de pessoas dos bens de produção, as contradições que regem as leis do mercado, a desigualdade de oportunidades, de bens, de acesso à saúde e à tecnologia, a necessidade de resgatar o lugar da humildade e da solidariedade humana, ou seja, de não perder de vista elementos basilares da existência humana: a sua condição mortal e sua necessidade originária do outro.
O tempo presente está exigindo a superação de uma trágica redução antropológica, que insiste em propor o antigo materialismo hedonista, acrescido do “prometeísmo” tecnológico, por uma compreensão do ser humano, que promova sua originária identidade cultural marcada pela criaturalidade e filialidade.
Um agente infeccioso microscópico está nos recordando que o ser humano não é um indivíduo separado, nem um elemento anônimo no meio da coletividade, mas sim uma pessoa singular e irrepetível, intrinsecamente ordenada para o relacionamento e para o convívio social. Propor uma reflexão consistente sobre a condição humana, orientada por pressupostos culturais, pela tradição ocidental marcada pelo judaísmo e o cristianismo, e por aspectos que a pandemia expôs, é tarefa para uma nova antropologia.
Novo padre da Arquidiocese será ordenado na Catedral nesta sexta (20) - A Catedral Metropolitana recebe, nesta sexta-feira (20), às 20h, a Ordenação Presbiteral do diácono Neimar da Rosa. Antecipando a celebração, na quinta-feira (19), às 16h, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese de Porto Alegre promove a Live “São muitos os convidados…”, com o diácono Neimar, contando sobre a sua jornada de discernimento e a alegria em ter aceito o chamado à vida sacerdotal. O bate-papo terá a participação do padre Kauê Antonioli Pires, da Promoção Vocacional, e será mediado pelo jornalista Juliano Rigatti (Ascom). A transmissão será realizada pelo Facebook da Arquidiocese.
Formação da Arquidiocese promove Curso de Conselheiros de Políticas Públicas - A Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, o Grupo Fé e Cidadania e a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promovem de 26 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2021 o "Curso de Conselheiros de Políticas Públicas". Serão 11 quintas-feiras à noite, com encontros de duas horas online, na plataforma zoom. As inscrições estão abertas no site www.caritasportoalegre.org. O curso gratuito será uma oportunidade de formação de lideranças das comunidades cristãs para o exercício da política e aprofundamento da dimensão solidária de fé cristã.
Semana conta com o evento "Economia de Francisco" - Começa nesta quinta-feira (19), o evento Economia de Francisco, um encontro entre o Papa Francisco e jovens economistas, além de outras personalidades, para debater a construção de novos horizontes e modelos para a economia global. Até o sábado (21), o evento tem o objetivo de encontrar um modelo econômico mais justo, inclusivo e sustentável, colocando em xeque o neoliberalismo atual que pauta os modos de produção de riqueza. Ao todo, serão cerca de dois mil economistas e empreendedores com menos de 35 anos, de 115 países. O Brasil terá 30 representantes no
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO