Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 06 de Maio de 2020 às 20:53

Redescobrir o elementar

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A humanidade sofre uma epidemia que atinge a todos, sem fazer discriminação. O que se ouve a respeito tem características de um pesadelo, do qual se deseja, o mais breve possível, estar livre. No entanto, a situação mostra que não se trata de pesadelo; se trata de doença contagiosa, de caráter transitório e que exige senso de pertença e corresponsabilidade social.
Os centros de pesquisa trabalham aceleradamente para encontrar meios para derrotar um vírus que, parece, veio para ficar por um bom tempo entre nós. Apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos, há dificuldades para promover os cuidados necessários diante desse perigoso e minúsculo ser. Precaução e prevenção são uma urgência!
A crise vivida exige mudanças de atitudes, comportamentos, compreensão da vida, da saúde pública, modos de intervenção no meio ambiente, de concepção da economia e das relações sócio-político-religiosas. Ou seja, um novo paradigma se impõe.
O modelo atual de sustentação da sociedade é frágil! Aos poucos se redescobre a importância dos afetos, da solidariedade, do sorriso, da palavra amiga, do abraço, da prece. Não que tudo isso não estivesse presente na vida cotidiana. Estava, mas suplantado por outras prioridades. Agora um vírus está exigindo uma nova forma de vida, cultura e economia.
Acolher com prudência as indicações das autoridades sanitárias e da Organização Mundial da Saúde é sinal de colaboração e corresponsabilidade social. Desponta assim a conveniência de seguir as indicações precisas de caráter sanitário, atendendo à necessidade de organizar também a vida da comunidade de fé.
Liberdade e responsabilidade não são pilares sociais e políticos contrapostos. Há uma complementaridade entre ambos. Infelizmente a razão está sendo atropelada pela falta de limites entre a informação que protege e os exageros das opiniões, “achismos” e fake news, que promovem medo. Por isso, para quem pleiteia, por exemplo, os espaços religiosos, com seus cultos, abertos, resta a pergunta: há condições de higienização, de contingenciamento e controle de temperatura das pessoas? A partir de quais critérios objetivos?
Não estaria, pois, se impondo a necessidade ousadia e criatividade apostólicas, ou de redescobrir aquilo que São Paulo denominava “culto espiritual”: a meditação da Sagrada Escritura, a leitura orante da Palavra, a oração pessoal e em família, a caridade?
54º Dia Mundial das Comunicações e formações online - O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo 24 de maio, é marcado por atividades em todo o Brasil. O número 18 do Inter Mirifica, documento do Concílio Vaticano II sobre a comunicação no mundo de hoje, incentiva a criação da data para a instrução do povo, no que tange à reflexão, discussão, oração e aos deveres em relação às questões de comunicação. Para responder a essa demanda e inspirada pela mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pascom Brasil (Pastoral da Comunicação da CNBB) promove, de 18 a 24 de maio, a Semana da Comunicação, com programação transmitida pelos seus canais no Facebook e Youtube. No domingo da Ascensão do Senhor, dia 24, os comunicadores poderão participar da Santa Missa presidida por Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, em intenção de todos os agentes de pastoral, profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação do Brasil. A celebração será às 15h. Ao longo do ano, mensalmente, a Pascom também oferece cursos de formação online nos canais do Facebook e YouTube. Serão disponibilizados bate-papos ao vivo com temas pastorais, formativos e de assuntos que nos liga diretamente com a realidade e novidades dos nossos tempos, apresentados no "Conexão Pascom".
Bispos da Amazônia - Nesta segunda-feira (4), os bispos da Amazônia (Comissão Episcopal para a Amazônia), diante do avanço descontrolado do COVID-19 no Brasil, especialmente naquela região, manifestaram imensa preocupação por meio de nota pública. “Nós bispos da Amazônia, diante do avanço descontrolado da COVID-19 no Brasil, especialmente na Amazônia, manifestamos nossa imensa preocupação e exigimos maior atenção dos governos federal e estaduais à essa enfermidade que cada vez mais se alastra nesta região. Os povos da Amazônia reclamam das autoridades uma atenção especial para que sua vida não seja ainda mais violentada. O índice de letalidade é um dos maiores do país e a sociedade já assiste ao colapso dos sistemas de saúde nas principais cidades, como Manaus e Belém. As estatísticas veiculadas pelos meios de comunicação não correspondem à realidade. A testagem é insuficiente para saber a real expansão do vírus. Muita gente com evidentes sintomas da doença morre em casa sem assistência médica e acesso a um hospital”. Acesse o link e leia o conteúdo na íntegra: file:///C:/Users/SERVUS/Downloads/Nota%20Comissao%20Amazonia%20-%20PORT%20(1).pdf
Papa pede apoio aos trabalhadores agrícolas - "É verdade que a crise atual afeta a todos, mas a dignidade das pessoas deve sempre ser respeitada. É por isso que uno a minha voz ao apelo desses trabalhadores e de todos os trabalhadores explorados", disse Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira (6), o Papa fez um apelo em prol dos trabalhadores agrícolas, dentre os quais muitos migrantes, duramente explorados, por ocasião do 1º de maio. Foram várias mensagens sobre o mundo do trabalho e seus problemas recebidas pelo Santo Padre. “Fiquei particularmente impressionado com aquele dos trabalhadores agrícolas, entre eles muitos migrantes, que trabalham nas regiões rurais da Itália. Infelizmente, muitos são extremamente explorados. É verdade que a crise atual afeta a todos, mas a dignidade das pessoas deve sempre ser respeitada. É por isso que uno a minha voz ao apelo desses trabalhadores e de todos os trabalhadores explorados. Que esta crise nos dê a oportunidade de tornar a dignidade da pessoa e do trabalho o centro da nossa preocupação”. Ouça o áudio da mensagem no link: https://bit.ly/3b9gApP
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO