Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 15 de Abril de 2020 às 18:57

Páscoa é passar para o que não passa

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Ainda estamos vivendo o tempo da Páscoa, que é a celebração da passagem salvífica de Deus no meio de seu povo, libertando-o de Israel, da escravidão no Egito, para que O sirva de coração purificado.
A Igreja conservou elementos da tradição judaica, acrescentando conteúdo: tornou-se memorial da passagem de Jesus deste mundo ao Pai.
Para a comunidade cristã, a Páscoa é comemoração de toda a história da salvação, que tem como ponto culminante Jesus Cristo.
Páscoa é passagem. Passar é preciso! Se não passamos para Deus que permanece, passaremos com o mundo que passa. Mas quão melhor é passar “do mundo”, antes que passar “junto com o mundo” (Santo Agostinho). Páscoa é passar para aquilo que não passa.
O amor não passa. Ele é eterno, e pede tudo. Jesus “tendo amado os seus, amou-os até o fim”.
Neste momento de crise que vivemos, vale recordar o que escreveu Edith Stein, dias antes de ser executada num campo de concentração: “Estamos muito calmos e alegres. É claro que, até agora, não houve nenhuma missa e comunhão; talvez isso venha mais tarde. Agora temos a chance de experimentar um pouco como viver puramente a partir de dentro”.
A fé aponta o rosto de um Deus cuidadoso e compassivo; um Deus que serve, sustenta, cuida, se doa. O viver a partir de dentro convence e convoca.
Somos solicitados a superar toda forma de comodismo. Urge caminhar, avançar, respeitar a alteridade, compreender que o Senhor não só passa entre os seus e liberta, mas também caminha junto.
A crise que estamos vivendo apresenta um grande desafio à obra da evangelização, especialmente nestes tempos em que o “religioso” se transformou, para alguns setores da sociedade, em negócio rendoso, ou numa espécie de autoajuda. Um processo evangelizador que tenha como objetivo maior apresentar e promover a fé, o amor e o zelo por Cristo e seu Evangelho, levando as pessoas a amar a Deus mais do que qualquer outra coisa, e que, em Deus, amém e assumam tudo o que ele ama como seu mesmo amor, poderia seguramente promover a transformação da sociedade a partir de dentro. O amor exige ação! O cuidado e a promoção da vida requerem ação.
A sociedade e as instituições precisam de ousadia e criatividade apostólica para responder aos desafios e exigências do novo tempo inaugurado por um vírus.
Site conecta pessoas em isolamento social - Criado neste período de isolamento social, desde o surgimento do novo coronavírus, o site ajudacoronavirus.com.br conecta voluntários a pessoas que estão em isolamento por pertencer a grupos de risco. A ideia é do Analista de Sistemas Pedro Viana, 26, funcionário da Arquidiocese de Porto Alegre, que encontrou nas suas habilidades técnicas uma possibilidade de contribuir com o combate a disseminação da Covid-19. O cadastro de quem oferece ajuda e de quem busca ajuda é feito diretamente no site por meio de um formulário simples e conectando as pessoas pelo CEP. Já são 1.957 voluntários cadastrados em todo o Brasil.
É Tempo de Cuidar - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início, a partir do Domingo de Páscoa (12), à Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ e busca estimular a solidariedade, por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de levar ajuda material às pessoas, a Campanha também busca promover o cuidado no campo religioso, humano e emocional. Em sintonia com esse propósito, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo convocando a todos a viver a alegria do tempo pascal na experiência da solidariedade. “É tempo da Páscoa. Que nossos corações sejam inundados pela força do amor de Deus, à luz amorosa da presença de Cristo ressuscitado”. No vídeo, dom Walmor salienta que o tempo é propício a reacender a esperança nos corações por depositarmos nele grande confiança. “A Páscoa é tempo de renovação pela força da alegria e por um novo olhar sobre a vida, lançando o olhar sobre o nosso mundo, sobre a nossa humanidade fragilizada, mas que nutre no coração a esperança da vitória, da vida sobre a morte, porque Ele, Cristo, ressuscitou”, disse. Na ocasião, dom Walmor afirmou que a alegria da Páscoa tem nomes: diálogos, solidariedade, respeito, compromisso com a vida e com o dom. “Por isso mesmo a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do seu organismo, a Cáritas, convoca a participação na ação solidária emergencial”, disse. Assista ao vídeo em: https://youtu.be/cj1bS2Q3LBA
Solidariedade mundial - Em todo o mundo, são inúmeras as iniciativas promovidas por Conferências Episcopais, dioceses, paróquias, Ordens e Congregações religiosas, movimentos eclesiais, além e iniciativas individuais e de famílias, em favor das pessoas atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19. No Brasil a CNBB e Cáritas Brasileira lançaram Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil no domingo de Páscoa (https://bit.ly/34wCoKm), a Igreja do Brasil também tem oferecido espaços para abrigar hospitais de campanha (https://is.gd/j64hw0), a Quaresma este ano recebeu ainda mais o incentivo para a prática da caridade, mesmo com maior esforço em tempos de Covid-19 (https://is.gd/oPrfms), são intensificadas a cada dia as medidas da Igreja para prevenir a difusão do coronavírus (https://is.gd/w3LgNm). Não só no Brasil, mas em todo o mundo, a Igreja Católicas tem se posicionado e se organizado contra o vírus. O Papa criou um fundo para as áreas de missão afetadas pelo vírus e fez doação inicial de 750 mil dólares (https://is.gd/SIEMoG), fez também a doação de 100 mil euros à Caritas da Itália (https://is.gd/T7cSsg), doou 30 respiradores aos hospitais nas áreas afetadas pelo Covid-19 na Itália (https://is.gd/zuN90J) entre outras iniciativas coordenadas pelo Santo Padre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO