Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 30 de Outubro de 2019 às 18:44

O sentido da morte e da vida

Por Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Por Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Quando perdemos alguém que amamos parece que o mundo fica mais vazio. Muitos se questionam sobre o sentido da vida diante da perda de uma pessoa querida. Não duramos eternamente na Terra. Na vida há também cansaço em busca de repouso. Depois de uma jornada de trabalho é preciso descansar. Passado o dia ensolarado, segue o pôr do sol. Os livros tendem ao epílogo e uma novela se desenrola para o último capítulo. Há muita beleza no fim.
Fomos criados para a vida, por isso a morte é estranha à condição humana. Jamais aceitaremos perder quem amamos. Podemos até aceitar, mas não compreendemos totalmente. A morte é um mistério. Perigoso é quando ela se torna tabu. O ser humano atual avançou em muitas áreas do conhecimento, mas tem dificuldades de afrontar o problema do fim da vida, mais do que em outras épocas e culturas. O silêncio, as superstições e os medos expressam a ansiedade diante da possibilidade de morrer.
Tal postura acaba reprimindo o sentido da vida e nos tornando ativistas no trabalho, pois se pretende fazer tudo e rapidamente, a fim de correr contra o tempo que escapa do nosso controle. A consciência reprimida da morte mata-nos já em vida e tornamo-nos apáticos em relação aos outros e a nós mesmos, assumimos preconceitos contra as novidades e erguemos muralhas ao nosso redor.
A reflexão sobre a vida não deixa de contemplar o limite e as perdas como ocasião de compreender o mistério da existência. A sociedade de consumo e a busca do bem-estar ensinam que só vale a pena viver se há o máximo de satisfação e prazer. O doente, o agonizante, o indesejado e tantos outros sujeitos humanos são excluídos desta lógica. A morte traz consigo novas interrogações e discussões.
É possível, contudo, encontrar um sentido para viver diante da morte. “Diante da morte o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto. O homem não se aflige somente pela dor e pela progressiva dissolução do corpo, mas também, e até mais, pelo temor da perpétua extinção. Mas, por intuito do seu coração, julga corretamente quando afasta com horror e repele a ruína total e o fim definitivo da sua pessoa. A semente de eternidade que produz dentro de si, sendo irredutível à pura matéria, insurge-se contra a morte. Todas as conquistas da técnica, embora muito úteis, não conseguem acalmar a ansiedade do homem, pois o prolongamento da longevidade biológica não consegue satisfazer o desejo duma vida ulterior, que inelutavelmente existe em seu coração”. (Gaudium et Spes, n.18).
Esta semente de eternidade que se encontra no interior de cada ser humano, religioso ou não, é a garantia de que a morte e a vida têm sentido numa relação recíproca. Quem crê sabe que caminha para a morte e vê, neste movimento, um sentido do viver.
HOLYWINS 2019 - No sábado (2), das 16h às 22h, a PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Partenon), na capital gaúcha, será o ponto de encontro de jovens durante a edição 2019 do Holywins. O evento católico, a partir deste ano, será realizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, e a sua proposta é retomar a celebração da Festa de Todos os Santos com seu real significado e valor, animando na fé os cristãos para não se omitirem, e valorizarem a santidade como propósito primeiro de suas vidas. Com o tema “O Agora de Deus”, por meio das redes sociais, os participantes escrevem e compartilham suas intenções com o perfil oficial do @holywinsbrasil, no Instagram. Todos os dias, às 21h, as orações são feitas na Rádio Aliança (FM 106.3). Além da ação digital, o evento apresenta atrações variadas como estandes com as expressões jovens, confissões, show de talentos, cinema e espaço para as crianças. No dia 2 também será possível participar de um bate-papo com o Clero da Arquidiocese, para que os jovens tenham a oportunidade de tirar suas dúvidas e se aproximarem ainda mais de Deus. Com entrada franca, o Holywins 2019 deve receber cerca de 700 jovens. Acompanhe o evento pelas redes sociais: Holywins Brasil (Fanpage no Facebook); @holywinsbrasil (Instagram); www.holywins.com.br (site).
Óleo no Nordeste - A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, na manhã de segunda-feira (28), uma nota sobre o vazamento de óleo no litoral do Nordeste brasileiro. No documento, inspirado pela realização do Sínodo para a Pan-Amazônia e frente aos desastres ambientais, a CNBB cobra uma postura de profunda e imediata conversão ecológica. A presidência da CNBB cobra também das autoridades competentes ações efetivas de recuperação do equilíbrio natural e uma devida apuração para encontrar a origem e as causas dessa tragédia ecológica. Leia o documento na íntegra: http://bit.ly/NotaCNBB_Nordeste
Documento Final do Sínodo para a Amazônia - Defesa dos povos indígenas, rito amazônico, novos ministérios, diaconato das mulheres, inculturação e ecologia integral são alguns dos temas que passaram pela aprovação da assembleia do Sínodo para a Amazônia, depois de três semanas de discussões, no sábado (26). Todos os 120 pontos do Documento foram aprovados. O quórum mínimo de aprovação era de 120 votos a favor, dois terços do total de 181 padres sinodais votantes. Os pontos que receberam menos votos foram o do sacerdócio de homens casados, com 128 votos, e o do diaconato para mulheres, com 137. No link é possível acessar o texto: http://bit.ly/DocumentoFinal_SinodoAmazonia
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO