Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 17 de Julho de 2019 às 16:28

O amor é mais forte que a morte

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre
O que significa professar a fé cristã ou se apresentar como católico no contexto sócio-político-econômico brasileiro?
A atenção dos centros de poder e de decisão se concentra no "reino da Terra", nos avanços científicos, na economia de mercado, no conforto e bem estar dos que têm acesso aos bens econômicos. Surgem, porém, sinais preocupantes! Os adolescentes estão se automutilando; um número expressivo de jovens comete suicídio; há uma multidão de adolescentes e jovens órfãos de pais vivos; a dependência química e eletrônica avança de forma implacável. Poder-se-ia elencar ainda outros elementos que expressam a fragilidade do tecido social e a precariedade preocupante das relações familiares.
É desafiador a missão de manter acesa a esperança de uma sociedade sadia. Se perde-se a esperança, a sociedade não tem futuro. Uma sociedade que não considera e promove a dignidade da família é uma sociedade fadada à sua dissolução.
A fé cristã ensina que Deus criou o ser humano, homem e mulher, com igual dignidade, mas também com características próprias e complementares, para que os dois fossem dom um para o outro, se valorizassem reciprocamente e realizassem uma comunidade de amor e de vida. 
A vida familiar requer o empenho decisivo do homem e da mulher. O amor que os une é fecundo, antes de mais nada, para as pessoas envolvidas, pois o desejo primordial não pode ser outro se não o bem um do outro, experimentando a alegria do receber e do dar. É fecundo na procriação responsável dos filhos, na solicitude carinhosa por eles e na educação cuidadosa e sábia. O amor do casal é fecundo para a sociedade, porque a vida familiar é a primeira e insubstituível escola das virtudes sociais, tais como o respeito pelas pessoas, a gratuidade, a confiança, a responsabilidade, a solidariedade, a cooperação.
 A vocação à vida familiar é nobre e bela. A realidade do amor é maravilhosa. A vida familiar construída no amor é força que pode transformar o universo, o mundo e a sociedade.
Iniciação à Vida Cristã (IVC) - No último domingo (14), 1660 catequistas reuniram-se no Instituto São Francisco, em Porto Alegre, para a II Jornada Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã. Os participantes, que integram as etapas da IVC (Batismo, Eucaristia, Crisma e Adultos), puderam debater por meio de conferências e oficinas promovidas ao longo do dia. Ao final do evento, que foi aberto com a Eucaristia conduzida por Dom Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre), o bispo auxiliar da Arquidiocese e bispo referencial da IVC, Dom Leomar Brustolin, ressaltou que o anúncio do querigma num mundo cada vez mais urbano, tem como centro a Palavra de Deus, a formação discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias. Em reposta aos desafios do ser catequistas nesta realidade complexa sinalizou a experiência do encontro com Jesus Cristo, o resgate da comunidade como casa da IVC e a missão como uma Igreja em saída.
Formação gratuita - De outubro a 1º de novembro será realizado, em Porto Alegre, o Curso de Coordenador de Projetos Sociais, promovido pela Cáritas Arquidiocesana (Av. Ipiranga, 1145 - bairro Azenha). No período das 13h30 às 17h, o objetivo da formação gratuita é qualificar pessoas interessadas em atuar na rede socioassistencial. Durante o curso (25h/aula) serão abordados aspectos técnicos de metodologia, gestão de pessoas, sustentabilidade e competências. As inscrições podem ser realizadas a partir de agosto até o mês de setembro, por meio do site: http://www.caritasportoalegre.org/cursos.asp. É exigido 2º grau completo ou atuação anterior na rede socioassistencial. Com as inscrições encerradas, no dia 7 de agosto inicia o II Curso de Educador Social 2019, com dois meses de atividades. O programa de qualificação recebeu 120 inscritos, oriundos de instituições vinculadas à Igreja Católica e de outras entidades da rede socioassistencial. 
Encontro de Comunicadores Católicos - De 18 a 21 de julho, comunicadores católicos de todo o Brasil participam do 11º Mutirão de Comunicação, em Goiânia (GO). O Muticom, que este ano terá como tema a “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo específico, a reflexão sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação. A conferência de abertura no dia 18 será com o professor Dr. Moisés Sbardelotto, intitulada "Midiatização e Responsabilidades na Igreja e no mundo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO