Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 29 de abril de 2019.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

coluna Affonso Ritter

Edição impressa de 29/04/2019. Alterada em 28/04 às 21h06min

O PIB de volta para casa

Não foi uma boa solução do governo Sartori de terceirizar o cálculo do desempenho da economia gaúcha para uma fundação paulista, com todos os méritos que mereça a Fipe. Extinção da FEE à parte, que vinha executando muito bem a tarefa, a decisão representou também uma desvalorização do corpo técnico gaúcho. Pois, tudo indica que ela vai voltar à casa até o final do ano, via Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento. "Estamos reavaliando o contrato com a Fipe, mas precisamos também restabelecer a parceria com o IBGE", anunciou, a secretária Leany Lemos sexta-feira. Porém, as estimativas do primeiro semestre de 2019 ainda serão realizadas pela fundação.
A retomada gaúcha
O coordenador de pesquisas da Fipe, Eduardo Zylberstajn, que divulgou o PIB gaúcho de 2018 em Porto Alegre sexta-feira, com expansão de 1,2%, ante 1,1% do nacional, vê sinais positivos de retomada da economia gaúcha a partir dos dados do segundo semestre, bastante acima dos registrados em nível nacional, mesmo sem depender diretamente da agricultura. No terceiro trimestre, o PIB gaúcho cresceu 4% ante 0,8% do nacional e no quarto trimestre 2,7% ante 0,1% do nacional.
MuleBule na Agrishow
O gaúcho MuleBule deve servir a mais de 20 mil pessoas que irão circular durante os cinco dias na Agrishow em Ribeirão Preto (SP) a partir de hoje até sexta-feira, atendendo com brunchs e coquetéis nos estandes da Case, New Holland, Nissan, Jeep, Fiat e FTP. Ele entra assim no grupo dos maiores caterings do País.
Vacina acaba em pizza
A franquia gaúcha do Pizza Hut iniciou parceria com a empresa de vacinação MDC Vacinas de Porto Alegre. O cliente que se interessar e ir até a empresa se vacinar ganhará um cartão com um código que dará 20% de desconto na pizza grande até o fim da campanha de vacinação.
Feira de games na Pucrs
Centro de Eventos da Pucrs acolhe, a partir desta quinta-feira, uma feira de jogos digitais, onde o RS é um dos estados pioneiros da produção no Brasil. O faturamento das 31 empresas ligadas à entidade de classe atingiu R$ 21 milhões em 2018 ou 6% a mais do que em 2017.
Um hub de soluções imobiliárias
Administradora de ativos imobiliários, há mais de 18 anos, a empresa gaúcha Dallasanta anuncia sua entrada no ramo da construção civil, com dois lançamentos residenciais de alto padrão às margens do Guaíba na Zona Sul de Porto Alegre, apresentados às imobiliárias: o condomínio fechado Acqua com casas padrão classe A, e o Sirena, um edifício diferenciado com apenas 10 unidades. Além desta expansão, a empresa oferece ao mercado soluções imobiliárias completas, desde a venda de unidades comerciais e residenciais, alugueis, administração condominial e o modelo "Built-to-suit", no qual a empresa executa a construção para locações de longo prazo conforme a necessidade do cliente.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia