Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de setembro de 2018.
Dia da Amazônia.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Edição impressa de 05/09/2018. Alterada em 04/09 às 22h36min

Poluição da bituca de cigarro

Ao contrário do que se afirmou até agora, o contaminante número um dos oceanos não é o plástico, mas a bituca de cigarro. Desde 1986, a Ocean Conservancy patrocina, anualmente, limpeza de praias. Ao longo de 32 anos, foram coletados mais de 60 milhões de bitucas nos mares, segundo o site Ciclo Vivo. Esse foi o item mais encontrado nas praias do mundo pelo projeto de limpeza da organização, representando um terço de tudo o que é retirado dos mares. Ou seja, um volume maior que invólucros plásticos, recipientes, tampas de garrafas, talheres e garrafas somados. Além disso, os pesquisadores encontraram resíduos de cigarro em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas.
Plástico nos oceanos
Sempre se achou que o problema maior fosse o plástico. Até a própria ONU escolheu o plástico, neste ano, para uma campanha de conscientização. E o Papa Francisco fez, neste sábado, um chamado em defesa dos oceanos, ameaçados pela invasão do plástico. "Não podemos permitir que os mares e oceanos se encham de extensões inertes de plástico flutuante", alertou.
Energia mais barata
A energia eólica, que participou com 48 projetos no leilão de sexta-feira passada, foi a que ofereceu os menores preços. E é por isso que o Brasil já ocupa o oitavo lugar no ranking global de geração elétrica pelos ventos, com quase 13 GM instaladas. Falta, agora, um empurrão na energia solar fotovoltaica. Um meio usado por alguns países é as prefeituras oferecerem desconto do IPTU para a geração residencial. Ou buscar um juro mais amigável no crédito, como oferece o Sicredi.
Baiana Dadá no Plaza
A baiana Dadá, que conquistou Jorge Amado com suas receitas que desfilam em seus livros, agora está na cozinha do Bahia Plaza Hotel, localizado no litoral de Camaçari, pertencente ao grupo gaúcho Plaza. Moqueca de peixe, bobó de camarão, caldinho de sururu e os conhecidos acarajés são apenas alguns dos seus pratos.
O primeiro emprego
Com 90% de seu quadro de funcionários formado por jovens de até 25 anos, o McDonald's é reconhecido como uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho formal e, por isso, tem cuidado especial na sua capacitação. No Rio Grande do Sul, a empresa contratou 50 jovens entre 19 e 25 anos em 2017, e, até agora, só neste ano, já são 30 da mesma faixa etária.
Hub One da Feevale
A Feevale anuncia, no dia 11 deste mês, o lançamento do Hub One. É um novo espaço destinado a projetos institucionais, laboratório, salas para pesquisa, empresas incubadas e empresas residentes com foco na indústria criativa, bem como as empresas hoje abrigadas na unidade de Novo Hamburgo do Feevale Techpark, Com investimento de R$ 2,5 milhões, as obras já estão começando junto ao Campus II, em Novo Hamburgo, e a inauguração está marcada para novembro deste ano.
Compostagem do resíduo do refeitório
Uma das práticas sustentáveis mantidas pela empresa gaúcha Vipal Borrachas na fábrica de Feira de Santana, na Bahia, é a da compostagem. Através dela, todo resíduo in natura gerado no seu refeitório é transformado em adubo para ser utilizado na área verde do entorno da fábrica, um cinturão verde de 3 mil metros de perímetro, que contempla espécies de árvores, como seringueiras, pau-brasil, jabuticaba, pitanga, acerola, goiaba, palmeira-imperial, entre diversas outras. Esse processo ajuda a preservar a natureza, uma vez que evita que esse resíduo seja encaminhado para o aterro sanitário, prolongando-lhe a vida útil.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia