Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Dia do Maçom.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Edição impressa de 20/08/2018. Alterada em 20/08 às 01h00min

Energia solar Edelbrau

A Cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, já opera com energia solar fotovoltaica há uma semana, em substituição à fornecida pelo sistema tradicional das distribuidoras, informa o sócio-diretor Fernando Maldaner. São 200 placas de silício instaladas no seu telhado, altamente resistentes, de tecnologia canadense, que captam a luz solar e a convertem em energia elétrica para consumo da rede. O investimento de R$ 450 mil foi financiado pelo Sicredi, cujas prestações mensais são inferiores à conta anterior de luz, de R$ 5,2 mil. Essa energia substitui integralmente a tradicional e deixa uma sobra, jogada na rede como crédito. E a solução adotada foi encontrada na própria cidade, com a Ecosul, que fez o projeto, a instalação e, agora, a sua manutenção.
O sol como aliado
Nova Petrópolis possui, em média, 4,66 horas de sol por dia, conforme dados coletados pela Ecosul junto ao Ministério de Minas e Energia, o que gerará 101% da energia elétrica consumida pela Cervejaria Edelbrau, embora não zere sua conta, porque há taxas legais de iluminação pública e de distribuição de energia que não deixam de ser cobradas.
Redução de CO2
As vantagens da instalação da microusina de energia solar fotovoltaica vão além das financeiras. Segundo o diretor da Ecosul, Alan Eduardo Spier, elas são também sustentáveis, reduzindo 7,5 mil kg de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente a 50 mil quilômetros rodados por um automóvel popular, ou ainda 183 árvores poupadas por ano.
Do Instituto Ling
Instituto Ling de Porto Alegre tem um programa de formação de novas lideranças para promover a competitividade e o progresso na América Latina. Em 2018, quatro bolsistas foram selecionados para o curso de desenvolvimento de liderança na Georgetown University, nos EUA. Um deles é o gaúcho Sillas Battastini Neves, advogado da Zulmar Neves Advocacia, de Porto Alegre.
Almoço peruano
O chef peruano Luis Yagui, do Grupo Riversides de Porto Alegre, responsável pela gastronomia de estilo nikkei (fusão peruana e japonesa) dos restaurantes, foi convidado pela Promperú para coordenar, nesta quarta-feira, o almoço peruano do Roadshow Peru 2018, no Sheraton Porto Alegre. Ele reunirá os principais players do turismo daquele país, que ligam o Brasil ao destino latino-americano.
O tema da memória
O Hospital Ernesto Dornelles promoverá, na tarde do dia 30 deste mês, uma palestra sobre os problemas da memória e condutas para evitar alguns deles com o neurologista do hospital, Miguel Muratore. A atividade pretende alertar as pessoas para essas patologias, que atingem em cheio os portadores da doença degenerativa do Alzheimer. Segundo ele, "não se pode desvalorizar os pequenos sintomas, pois essa doença demora, muitas vezes, 15 anos para o aparecimento de suas primeiras manifestações".
Projetos culturais para os bairros
A Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes está lançando um edital de seleção de projetos para captação de recursos via leis de incentivo fiscal. É para disseminar a cultura do uso dos instrumentos de incentivo fiscal e escolher projetos que contribuam para a melhoria dos indicadores sociais e culturais do 4º Distrito de Porto Alegre. Segundo o presidente Luiz Carlos Camargo, os projetos poderão contemplar o Funcriança e as áreas de esporte e cultura, devendo ser realizados nos bairros da região envolvendo a comunidade local e promover o seu desenvolvimento. O prazo final para a inscrição é 31 de agosto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia