Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

NRF 2022

- Publicada em 19 de Janeiro de 2022 às 10:21

Comitiva gaúcha aponta principais contribuições da NRF 2022

Gaúchos conheceram também inovações para agregar à bagagem de conhecimentos para o retorno

Gaúchos conheceram também inovações para agregar à bagagem de conhecimentos para o retorno


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A comitiva gaúcha completou mais uma edição de imersão na NRF Retail's Big Show e agora volta para casa com desafios e muitas ideias, garantem. Temas como sustentabilidade, pessoas, foco em consumidor e inclusão estiveram na lista de prioridades citada por executivos de grandes empresas, analistas e empresas que estão ligadas nas demandas do varejo global.
A comitiva gaúcha completou mais uma edição de imersão na NRF Retail's Big Show e agora volta para casa com desafios e muitas ideias, garantem. Temas como sustentabilidade, pessoas, foco em consumidor e inclusão estiveram na lista de prioridades citada por executivos de grandes empresas, analistas e empresas que estão ligadas nas demandas do varejo global.
A coluna buscou os participantes da comitiva gaúcha para identificar onde estará a atenção a partir do fim de semana, quando o grupo está de volta ao Rio Grande do Sul.
O diretor-técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, ressalta que foi mais uma edição em que a tecnologia pautou as iniciativas e tendências. "Isso vale para a grande e a pequenas empresa e envolve otimização de processos e histórico do cliente, que é fundamental e vale ouro. Dentro do ponto de venda, a flexibilização e agilidade são decisivas", pontua o diretor-técnico.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/206x137/1_eduardo_ayrton_sebrae_2-9521429.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61e7fea57db07', 'cd_midia':9521429, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/eduardo_ayrton_sebrae_2-9521429.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - (esquerda) Ayrton Ramos, diretor-técnico do Sebrae-RS, e Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - (esquerda) Ayrton Ramos, diretor-técnico do Sebrae-RS, e Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '360', 'align': 'Left'}
Ramos (esquerda) e Diogo reforçaram os temas e desafios que a feira coloca para pequenas empresas. Fotos: Patrícia Comunello/JC
"Hoje a atenção do consumidor é dividida. Quanto mais o empreendedor tiver propósito e valor na entrega mais vai ter sucesso", avisa Ramos. Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, ressalta que o palco da NRF trouxe os assuntos que estão no foco, como metaverso.
"As empresas da comitiva gaúcha tiveram conhecimento e puderam aprofundar para atuar na volta ao Brasil", adiantou Diogo.
Também do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, especialista em varejo e que coordena o conteúdo e visitas técnicas em Nova York, destaca que as manifestações de CEOs de grandes companhias mostram uma dose de incerteza sobre o futuro mais próximo, devido ainda a impactos e riscos da pandemia, que registra aceleração no Brasil, mesmo com maior cobertura vacinal.
"Quem está no varejo sabe dos desafios ligados ao fechar e abrir, então, mais do que nunca, precisa olhar para a eficiência operacional, como saber a posição e performance dos colaboradores nos diferentes canais, ver a adesão dos clientes aos canais físicos e digitais", exemplifica Zortéa. "Quais são as estratégias para os próximos três meses?", provoca o especialista em varejo do Sebrae-RS.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/206x137/1_irio_piva-9521331.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61e7f88d18a02', 'cd_midia':9521331, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/irio_piva-9521331.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '360', 'align': 'Left'}
"Ouvimos muitos temas comuns ao que estamos vivendo no Brasil, como desabastecimento e inflação, diz Piva    
"A NRF deste ano foi diferente das demais", avisa Iria Piva, presidente da CDL Porto Alegre, associando a restrições que marcaram a edição devido a riscos de contaminação. "Ouvimos muitos temas comuns ao que estamos vivendo no Brasil, como desabastecimento e inflação, que é o lado negativo e é um fenômeno mundial", pontuou Piva, que ressaltou que o tema sobre "pessoas" foi dominante.
"Por mais que a tecnologia avance, mostrou-se aqui que as inovações podem ajudar e as pessoas sempre estão no cento de tudo", demarcou o dirigente, que ainda citou conferência como de Carla Harris, do Stanley Morgan, sobre o papel das lideranças. "Saio daqui animado, com muito questionamentos e o que colocar em prática no Brasil."    
Para Paulo Kruse, os conteúdos que passaram pelos três dia de feira reforçam "a certeza de que ninguém tem certeza do que vai acontecer", referindo-se muito ao comportamento e impactos da pandemia. Mas um caminho chamou a atenção de Kruse, ao ser ressaltado por executivos de linha de frente de grandes companhias.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/206x137/1_kruse-9521459.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61e8039d0611d', 'cd_midia':9521459, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/kruse-9521459.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porro Alegre', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porro Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '360', 'align': 'Left'}
"As lideranças mudaram. O líder não é o que impõe, mas o que é seguido e mostra o caminho", avisa Kruse
"Devemos participar de comunidades, trazendo pessoas das mais variadas áreas e linhas de pensamento para que se consiga refletir sobre como será o comércio daqui para frente", opinou, citando que a chegada de novas gerações, que trazem novos questionamentos.
"As lideranças mudaram. O líder não é o que impõe, mas o que é seguido e mostra o caminho. A gente volta para casa com mais vigor para fazer as mudanças necessárias", garante o presidente do Sindilojas-POA 
O vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella, disse que o tema da inclusão foi um dos mais citados e precisa entrar na agenda no Brasil.
"Precisamos promover ações para fazer a inclusão de grupos", projeta o dirigente, que indicou ainda como referências as inciativas de grandes empresas nos Estados Unidos e outros países de montarem lojas e outros tipos de unidades nas periferias "para estar mais próximo dos consumidores".
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/206x137/1_bazanella-9521453.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61e8029033c83', 'cd_midia':9521453, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/01/19/bazanella-9521453.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Gilmar Bazanella, vice-presidente Fecomércio-RS', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - NRF 2022 - Nova York - Gilmar Bazanella, vice-presidente Fecomércio-RS', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '360', 'align': 'Left'}
"Temas sociais precisam ser mais explorados pelas empresas no Estado", diz Bazanella, da Fecomércio-RS
Colega de Bazanella na Fecomércio-RS, Isabel Ineu, que é coordenadora da comissão de varejo da federação, reforçou as diferenças de cultura e indicou que sustentabilidade e temas sociais precisam ser "mais explorados pelas empresas no Estado".   
Pela primeira vez na feira, Thiago Giaretta, dono da Produspet, petshop em Nova Prata, na Serra Gaúcha, diz que os painéis que falaram sobre experiência para o cliente marcaram mais. "Um atendimento que deve seguir o perfil de cada cliente", observa, indicando que o uso de ferramentas de e-commerce podem ajudar.   
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO