Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 10 de Novembro de 2021 às 21:27

Líderes enxergam fim da era de um único provedor para nuvem

Complexidade cria portas de entrada que estão sendo exploradas pelos cibercriminosos

Complexidade cria portas de entrada que estão sendo exploradas pelos cibercriminosos


AdobeStock/Divulgação/JC
Apenas 5% dos líderes de negócios afirmaram usar uma única nuvem privada ou pública em 2021, em comparação a 45% em 2019 – nesse momento, a nuvem híbrida tem sido a arquitetura de TI dominante.
Apenas 5% dos líderes de negócios afirmaram usar uma única nuvem privada ou pública em 2021, em comparação a 45% em 2019 – nesse momento, a nuvem híbrida tem sido a arquitetura de TI dominante.
O estudo global conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em colaboração com a Oxford Economics, entrevistou quase 7,2 mil executivos C-suite de 28 indústrias e 47 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México.
Entrevistados em indústrias regulamentadas, governo (85%) e serviços financeiros (80%) citaram ferramentas de governança e compliance que são capazes de rodar em várias nuvens como importantes para o sucesso da iniciativa digital. Apenas 1% dos líderes dos setores de eletrônicos, seguros, manufatura, telecomunicações, transporte e viagens relataram usar uma única nuvem pública ou privada em 2021.
A verdade é que hoje, segundo o levantamento, a complexidade de infraestrutura está criando portas de entrada que estão sendo exploradas pelos cibercriminosos. Apesar disso, mais de um terço dos entrevistados não indicou que melhorar a segurança cibernética e reduzir os riscos de segurança estão entre seus maiores investimentos em TI e negócios.
Ao mesmo tempo, 84% disseram que segurança de dados embutida em toda a arquitetura de nuvem é importante ou extremamente importante, na maioria dos casos, para as iniciativas digitais de sucesso.
O Head de IBM Cloud Platform, Howard Boville, avalia que, no começo da sua jornada para a nuvem, algumas empresas se envolveram com várias nuvens diferentes que criaram complexidade e partes desconectadas, potencialmente expondo-as para grandes ameaças de segurança. “As descobertas de hoje reiteram que ferramentas de segurança, governança e compliance devem operar através de múltiplas nuvens e ser incorporadas em arquiteturas de nuvem híbrida desde o início para a transformação digital ser bem-sucedida", sugere.
Outro dado destacado pelo levantamento é que 85% dos gestores disseram que, para o sucesso de suas iniciativas digitais, é importante ou extremamente importante ter cargas de trabalho sendo completamente portáteis com nenhum vendor lock-in, que ocorre quando uma empresa fica presa a apenas um fornecedor.
Cerca de 73% dos entrevistados disseram que vendor lock-in é um obstáculo significativo para melhorar o rendimento do negócio, na maioria ou em todas as partes de seu estado na nuvem.

Recomendações do estudo sobre a nuvem

Foco em segurança e privacidade: determine onde sua carga de trabalho crítica reside e examine quem e o que tem acesso a ela. Teste regularmente se os controles de segurança e políticas de privacidade estão sendo cumpridos e também se os ativos configurados incorretamente e vulnerabilidades de software estão sendo prontamente resolvidos.
  • Avalie quais cargas de trabalho devem migrar para a nuvem: faça um inventário do ambiente de TI para determinar com sucesso quais cargas de trabalho e aplicações produzirão maior valor na nuvem e quais são mais adequadas para permanecer no local.
  • Faça os dados trabalharem para você: analise cargas de trabalho usando ferramentas baseadas em IA e melhores práticas para determinar onde e como colocá-las no lugar certo pelo motivo certo.
  • Defina uma abordagem tática: trate das compensações da tecnologia, como selecionar a melhor abordagem para aplicações específicas e gerenciar problemas importantes como segurança, governança e recuperação de desastre.
  • Determine o tempo certo: coloque uma equipe multidisciplinar de pessoas para repensar como sua empresa cria valor para seus clientes.