Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 08 de Setembro de 2021 às 22:20

Google aponta aumento da relevância do conteúdo local

Andrea conta já foram fechadas mais de 900 parcerias com veículos pelo mundo

Andrea conta já foram fechadas mais de 900 parcerias com veículos pelo mundo


GOOGLE/DIVULGAÇÃO/JC
Com mais de US$ 1 bilhão a ser investido globalmente em jornalismo em até três anos, e uma adesão crescente de parceiros, o Google avança com a oferta do Google News Showcase, no Brasil, Google Destaques.
Com mais de US$ 1 bilhão a ser investido globalmente em jornalismo em até três anos, e uma adesão crescente de parceiros, o Google avança com a oferta do Google News Showcase, no Brasil, Google Destaques.
A estratégia de se aproximar dos veículos locais de informação, reforçando as publicações regionais, e ajudar no combate às Fake News, tem dado certo. A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes, conta que já foram fechadas mais de 900 parcerias com publicações pelo mundo.
“A relevância do conteúdo local cresceu muito. O contexto da pandemia nos mostrou que essas publicações têm muita importância, já que o alcance da mídia nacional não consegue atender as especificidades de cada cidade”, comenta. O Jornal do Comércio é um dos parceiros do Google nesta iniciativa.
Lançado em outubro de 2020, o Google Destaques prevê o pagamento a veículos de jornalismo pela curadoria e licenciamento de conteúdo para que eles possam trazer sua voz e curadoria aos produtos de notícias do Google. Lançado primeiro no Brasil e na Alemanha, atualmente está presente nos mercados do Reino Unido, Áustria, Austrália, Argentina, Itália, República Tcheca, Índia e Canadá.
“As empresas selecionam os conteúdos que vão aparecer nos painéis, que refletem a identidade visual da publicação”, explica. O sistema direciona o tráfego de usuários para site dos veículos parceiros e estes, por sua vez, recebem uma audiência qualificada.
Ao clicar nos artigos para leitura, os leitores são levados aos sites dos veículos. Atualmente, desse modo, a empresa estima que já gerou mais de 10 milhões de cliques por mês às publicações parceiras. O Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br).
O Google também libera alguns conteúdos, que geralmente ficariam no paywall, para os usuários degustarem. “A ideia é que as pessoas se sintam inclinada a fazer a assinatura das publicações”, reforça Andrea.
Para ela, o Google Destaques foi um passo ousado, já que a multinacional licencia conteúdo das publicações nacionais, regionais, locais e hiperlocais para oferecer conteúdo de qualidade. “Oferecemos pagamento recorrente para os veículos terem nosso apoio e seguir produzindo conteúdo jornalístico, apesar das dificuldades. Isso é importante, inclusive, para a democracia”, ressalta.
Aliás, sobre a ferramenta de busca, a gestora explica que vem sofrendo atualizações diárias. A ideia é ir calibrando para, cada vez mais, priorizar conteúdo original. O Google passou a dar mais relevância para quem publica a informação em primeira mão, considerando questões como se a matéria é assinada, data e horário de publicação, se o site tem a equipe descriminada no expediente, entre outros fatores. Um trabalho desafiador, e que tem sido realizado por robôs assessorados por pessoas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO